Blog WireMaze

Telemovel  1  1 847 450
2021/11/14

Abertura, abertura, abertura. O segredo para o êxito na comunicação

Sabia que na maioria das vezes, assim que chega uma nova mensagem no telemóvel, a pessoa abre para conferir o conteúdo.

De acordo com o site SlickText, a taxa de abertura de mensagens SMS é em torno de 98%.

Sabia que a taxa de autorização para receber push notification é de 91% para Android e 44% para iOS.

Estas são duas das tecnologias ainda pouco usadas pelas autarquias para comunicar, mas ambas com elevadas taxas de abertura. Ou seja, com elevado potencial para comunicar.

Se é certo que o cenário é excelente temos de estar cientes das desvantagens ou perigos inerentes.

O SMS tem um limite curto para o conteúdo de cada mensagem, sendo que usando caracteres acentuados o limite é encurtado para metade. Desafiante?

A solução é escrever apenas tópicos ou um título curto e enviar uma ligação para consultar no site autárquico informação detalhada. Dica: use um url shortner que transforma uma ligação pensada para SEO (Search Engine Optimization) num atalho fácil de usar e que ocupa poucos caracteres.

O SMS tem custos de envio que podem ou não ser elevados considerando a importância da mensagem e o volume de envios.

Relembrar que, de acordo com o RGPD, não deve enviar SMS para números que o cidadão deu para outros efeitos. Garanta por isso que obtém o consentimento para enviar mensagens com promoção ou informação da autarquia.

Algumas autarquias já utilizam o SMS como canal de comunicar taxas de pagamento das refeições escolares ou ponto de situação de processos (ex.: Guimarães). Se já está nesse patamar, comunicar eventos e informações importantes do dia-a-dia é o próximo passo.

As push notification é uma tecnologia que surgiu com os telemóveis denominados smartphone. Permite o envio de mensagens diretas para o telemóvel que tem instalado uma determinada aplicação.

Ou seja, é uma mensagem que pode enviar de GRAÇA caso:
1) O cidadão tenha instalado a app móvel da sua autarquia;
2) O cidadão tenha autorizado receber notificações.

As push notification são, contudo, um dos principais motivos para desinstalação. A pesquisa aponta que 1 push por semana ocasiona 10% de desinstalação. Porém, essa taxa sobe para 37% (2017) quando os utilizadores recebem 5, ou menos, por semana. Contudo esta taxa desce para 8% caso sejam recebidas 21 ou mais por semana.

Estranho? Será que a estatística está errada? Claro que não. Estes números são médios para todos os tipos de apps. E apenas apps relacionadas com redes sociais ou de trabalho sobrevivem a tantas notificações semanais.

Sugerimos um máximo de 1 por dia.

A solução é enviar notificações relativas a assuntos de interesse dos cidadãos. Não banalize este tipo de comunicação.