O Avatar de Lingua Gestual Portuguesa
80% dos surdos têm problemas de literacia, baixa capacidade oral e condições de vida caóticas
Apenas 2,5% possui capacidades de leitura condizentes com a idade
Em Portugal existem mais de 115 mil pessoas com deficiência auditiva, dos quais 30.000 são considerados surdos
O único tradutor automático de Língua Gestual Portuguesa.
Tradução automática com base no maior dicionário por excelência.
Os serviços que irão trazer mais proximidade entre autarquias e munícipes.
Líder Nacional Plataforma de tradução automática de LGP mais usada pelas instituições públicas portuguesas.
Validada por Tradutores Todas as palavras foram configuradas por tradutores. Em cada site principal existe um conjunto de páginas validadas manualmente.
Evolutivo É possível ao próprio cliente evoluir o dicionário existente recorrendo a tradutores próprios, permitindo assim incluir formas locais de expressão.
Multicanal Funciona em desktop e telemóvel.
Obedece aos requisitos legais e recomendações de acessibilidade.
Configure novos termos ou frases via backoffice.
Inclua de forma fácil em todos os sites a sua instituição.
Ajuste a côr e logotipo da roupa do Avatar à imagem da sua instituição.
"A disponibilização destas tecnologias permite a diminuição das barreiras de comunicação a pessoas portadoras de deficiência, promovendo a inclusão e facilitando o acesso à informação e comunicação."
"A disponibilização destas tecnologias permite, por um lado, a diminuição das barreiras de comunicação a pessoas portadoras de deficiência, promovendo a inclusão e facilitando o acesso à informação e comunicação e, por outro, modernizar os serviços."
"O Site é a cara desta relação, que se deseja próxima e de comprometimento. Quer os serviços municipais, quer o próprio site serão facilitadores da vida dos munícipes e única razão da sua existência."
"Servir a todos, sem exceção, requer atenção às diferenças, neste caso específico, a comunidade surda, que tem barreiras desde logo na comunicação. Guimarães está na linha da frente do que melhor se faz, apresentando uma solução inovadora e inclusiva."
"Vamos estar mais perto das pessoas, responder ainda mais rápido às muitas solicitações e queremos que a nossa forma de comunicar com os cidadãos seja inclusiva e transparente."
A 15 de novembro de 2019, Dia Nacional de Língua Gestual Portuguesa, a autarquia de Guimarães deu um passo gigante e inovador na comunicação com portadores de deficiência auditiva. O seu site autárquico disponibilizou um intérprete digital que faz a tradução dos conteúdos para língua gestual em tempo real.
O novo site do município é o primeiro da Área Metropolitana do Porto a adotar instrumentos de auxílio a pessoas surdas-mudas, como um avatar de língua gestual portuguesa e para pessoas invisuais um leitor de conteúdos.
Albergaria-a-Velha foi pioneiro na região centro na utilização do Virtual Sign e ReadSpeaker webReader. Um Avatar de Língua Gestual Portuguesa (LGP) e um conversor de texto em voz respetivamente.