-
Blog
- Torne-se uma super autarquia! O segredo é: …
Torne-se uma super autarquia! O segredo é: …

As boas práticas na comunicação digital podem conferir, à sua autarquia, poderes ilimitados e a capacidade de se aproximar do cidadão. Venha descobrir mais!
Em pequenos o sonho de todas as crianças é ter superpoderes. Invisibilidade, poder voar, força invencível ou até alterar a linha do espaço/tempo com um estalar de dedos.
Mas cedo descobrimos que é ficção!☹️
Porém, na WireMaze revelamos qual o superpoder que a sua autarquia pode usufruir…a comunicação digital.
O que é a comunicação digital?
A comunicação digital é, nada mais, do que a soma de métodos e ferramentas de comunicação que se aplicam à web, redes sociais e dispositivos móveis.
A realidade do meio digital é inerente ao funcionamento da autarquia, pois independentemente do tamanho e campo de atuação, o uso de ferramentas de tecnologia tornou-se indispensável.
Este superpoder define qual a estratégia e ações de comunicação que serão realizadas nas três dimensões do digital: internet, dispositivos móveis e redes sociais.
Para que serve a comunicação digital?
O resultado final obtido é a forma como os cidadãos veem a sua autarquia.
Daí a importância de definir estratégias adequadas à mensagem que quer transmitir, bem como definir ações de comunicação ajustadas à velocidade e resultados esperados. Ambas vão agir de forma direta na perceção do cidadão.
A rapidez da inovação digital e as diferenças de absorção e implementação exigem das instituições e dos profissionais de comunicação novos posicionamentos e conhecimentos, muita flexibilidade e criatividade no planeamento e na gestão dos processos de comunicação.
Porque é que a comunicação digital é importante?
De acordo com um estudo da consultora Nielsen e da Dynata, intitulado Digital Consumer Survey Portugal 2021, em média, os portugueses estão ligados durante 72 horas por semana. Pior: 93% confessa mesmo que vê televisão enquanto utiliza a internet em simultâneo num segundo ecrã, habitualmente o telemóvel. 13 dessas horas são relativas a redes sociais, 15 para plataformas streaming e 14 para ver televisão.
As autarquias não podem ficar longe destes meios onde os munícipes passam tanto tempo.
A cada dia que passa surge uma necessidade crescente de investir na presença digital e, consequentemente, na comunicação digital, seja através de canais como blogs, chatbots ou outros recursos.
Contudo, verdade é que muitas instituições ainda têm sérias dificuldades em navegar nesse agitado mar das redes sociais, recheado de fake news e outros vilões.
Um dos principais pilares da estratégia de comunicação da autarquia é centrar o seu site e a sua app como fontes de verdade, onde o munícipe pode encontrar informação fidedigna e útil.
Benefícios em apostar na comunicação digital da sua autarquia
O uso da comunicação digital para se aproximar do cidadão deixou de ser uma opção, passando a ser uma necessidade!
Afinal, hoje, os cidadãos precisam de aceder a informações sobre a sua autarquia ou instituição pública, notícias do município e o tipo de serviços que disponibilizam.
Assim, a comunicação digital traz 4 macro benefícios:
- Maior alcance;
- Enquanto os materiais impressos têm acesso limitado, especialmente por questões geográficas, os conteúdos digitais podem ser consultados a partir de qualquer lugar.
- Eficiência no impacto na comunidade;
- Nas estratégias digitais, as instituições devem investir em recursos de acordo com a realidade da sua comunidade.
- Possibilidade de medição de resultados;
- Existem várias ferramentas que possibilitam a monitorização de resultados, o que permite avaliar se o tipo de estratégia utilizada pela instituição é a correta.
- Custos reduzidos em relação aos meios tradicionais;
- Investir em ações digitais envolve custos menores em relação aos de materiais impressos
Características da comunicação digital
- Relacionamento: a proximidade e relação com o cidadão é extremamente importante. Para alcançar bons resultados, as instituições têm recorrido às redes sociais. Os cidadãos tornam-se seguidores porque desejam conversar, sugerir, falar e serem ouvidos, receber dicas e sugestões de serviços, descobrir novidades, ler sobre a instituição e como anda sua atuação no panorama atual.
- Engagement: o engagement é a forma pela qual as instituições se aproximam da sua comunidade. O objetivo é criar uma ligação emocional, próxima e profunda, de modo a fidelizar o cidadão. Para isto podem ser desenvolvidas campanhas de marketing, marketing relacional, estratégias de conteúdos, entre outros métodos, principalmente nas redes sociais.
- Conteúdo: um bom conteúdo escrito com cuidado e publicado com frequência, traz resultados, tais como: uma maior proximidade ao cidadão e aumento da confiança na autarquia. Para potencializar estes efeitos, o site autárquico, além de ser um canal para esclarecer dúvidas sobre serviços, pode e deve conter dicas e informações úteis para o cidadão.
- Presença: Os três pilares acima configuram o quarto: presença no ambiente online. Segundo um relatório da Cisco (Annual Internet Report Complete Forecast Update), 66% da população de todo o mundo estará ligada à internet até 2023. Além de estar presente, é necessário estar à disposição da comunidade, interagir e incutir a necessidade de conhecer melhor a autarquia.
Quais as ferramentas de comunicação digital?
Canais de comunicação: são diversos os meios que podem ser utilizados para alimentar um relacionamento com o cidadão. Na comunicação digital, estes canais estreitam ainda mais o relacionamento com a sua comunidade.
Mas afinal, quais são essas ferramentas?
Simples, são 4 e temos a certeza de que já contactou com pelo menos uma delas.
- Sites e blogs: nesses dois canais há ampla divulgação dos conteúdos, notícias, eventos e serviços da autarquia.
- Redes sociais: elas estão no topo dos canais entre as autarquias, pois envolvem o público e ainda permitem o direcionamento e a segmentação de conteúdo.
- Webinars: tão eficientes como os seminários presenciais, este canal alcança um público mais amplo e permite a facilitação na audiência, reforçando a autoridade. No mercado autárquico esta ferramenta é habitualmente usada pelos presidentes para esclarecer munícipes (vide o exemplo da UF Massamá e Monte Abraão).
- E-mail marketing: este tipo de ferramenta automatiza a comunicação digital e entrega o conteúdo para os contactos da base. Mas cuidado! Ele deve ser usado de forma segmentada e pontual. Foi-se o tempo em que enviar e-mail marketing periódicos e para toda a sua base de contactos era sinónimo de alcance e interação.
10 passos para praticar uma comunicação digital de sucesso!
Tendo em conta tudo o que dissemos até agora e embora a comunicação digital seja considerada de baixo custo comparativamente à comunicação tradicional, não se pode descuidar.
É necessário ter atenção a cada detalhe da estratégia digital, de maneira a evitar erros e problemas que podem impedir o alcance dos objetivos definidos.
Veja, então, os 10 passos básicos para uma comunicação digital eficiente:
1. Conheça bem o seu modus operandi
Não falamos sobre os serviços da autarquia, mas, sim, sobre a solução que oferece ao munícipe.
Foque-se nos problemas que resolve ao seu munícipe e não nos serviços que presta.
2. Conheça bem a sua comunidade
A mensagem que pretende passar pode alcançar várias pessoas. Contudo, nem todos vão consumir o conteúdo partilhado, visto que muitas pessoas não vão ter interesse ou necessidade. É por isso que precisa de saber minuciosamente quais são as principais características, gostos e hábitos da sua comunidade.
Só assim pode criar conteúdos personalizados e segmentados, de acordo com o cidadão. Também é importante analisar bem em que plataformas será inserido.
3. Planeamento
Este é o primeiro passo para ter sucesso nas suas ações. Para isto, deve ter objetivos e metas claros.
4. Relacionamento
Como foi mencionado anteriormente, o relacionamento e proximidade com o cidadão é extremamente importante, sendo considerado a palavra-chave da comunicação digital. Os cidadãos querem que as suas ideias, sugestões e problemas sejam ouvidas, implementadas e resolvidos.
Aprofunde o assunto em “Fazer parte de algo especial”
5. Site
Apesar de existirem diversas ferramentas digitais, o site ainda é a mais importante, visto ser o cartão de visitas online da autarquia. Nele deve conter a descrição básica do município, os serviços e soluções oferecidos. Em muitos casos, o site é o primeiro método de contacto do cidadão com a autarquia.
Não se esqueça de centrar no cidadão e dote-o de meios de atendimento automático ou online, facilitando ainda o agendamento. Veja mais em “A nova era do atendimento autárquico”
Algo que tem tido bastante resultado é ter um “blog” no site, com conteúdos de interesse da sua comunidade. Partilhe histórias do antigamente, experiências da comunidade ou de turistas, seja criativo.
6. Newsletter
Nem todos os cidadãos visitam o site autárquico com frequência, assim, de modo a lembrá-lo de visitar sua página, a autarquia deve ter um e-mail marketing ou newsletter, que também servirá para informar sobre as novidades.
E sabe o que tem a sua newsletter a ver com a sua Bimby?
7. Redes Sociais
Atualmente não faltam opções de redes sociais onde estar presente. Mas na hora de escolher a rede social é preciso perceber o perfil de seu cidadão. Além disso, também é importante definir bem os objetivos de cada ação.
Aprofunde o assunto em “Estamos todos ligados, o poder das redes sociais”
8. Conteúdo de qualidade
É impossível falar de internet sem falar de conteúdo. É importante que o cidadão consuma e atribua um elevado valor ao conteúdo partilhado pela autarquia. Para gerar este interesse e ligação, deve produzir conteúdos inovadores e que consigam suprir as necessidades do munícipe.
9. Google AdWords
A maioria das experiências online começam com uma pesquisa, ou como costumamos dizer: “Google it”. Uma das maneiras de se manter entre os primeiros resultados é otimizar o conteúdo produzido.
Só isso?
Não!
Pode recorrer, também, ao Google Ads, onde que pode direcionar o investimento para um público com características específicas e a locais ou horários mais relevantes.
Pelo preço de colocar um outdoor na avenida principal que só chega aos moradores, pode divulgar a sua iniciativa online e trazer pessoas de outras regiões do país (ou estrangeiro) para conhecer (e consumir) na sua autarquia.
10. Mensuração de Resultados
Por fim, mas não menos importante, é necessário testar e avaliar se as estratégias de comunicação digital estão a ter os resultados esperados. Uma das maiores vantagens desta medição é conseguir corrigir possíveis falhas mais rapidamente e, portanto, mudar a estratégia ou potenciar as que têm resultados.
Para uma campanha de marketing digital eficaz, é de extrema importância estabelecer métricas que sejam compatíveis com os seus objetivos e ferramentas utilizadas.
Na WireMaze estamos sempre a aprender, de modo a produzir conteúdo pertinente e enriquecedor para que a disseminação de boas práticas de cidadania tenha uma tendência crescente.
Este é um dos nossos superpoderes! Promoção de cidadania.
Fique a parte deste e outros artigos através da nossa newsletter.
Conheça as nossas soluções para:
-
/o-que-fazemos/cidadania
Cidadania
Comunicação, transparência e participação na sua autarquia.
-
/o-que-fazemos/equipas
Equipas
Produtividade e transparência interna.
-
/o-que-fazemos/parceiros
Parceiros
Relação inovadora com os parceiros sociais e económicos.
-
/o-que-fazemos/turismo
Turismo
Promoção da cultura regional de forma atrativa e interativa.