-
Blog
- Virtual Sign impulsiona a inclusão digital
Virtual Sign impulsiona a inclusão digital

Já parou para pensar quantas pessoas são surdas ou possuem algum tipo de deficiência auditiva?
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem 500 milhões de surdos no mundo. Em Portugal, 120 mil têm algum grau de perda auditiva e 30 mil são surdos.
Posto isto, falar de temas como acessibilidade e inclusão digital são pertinentes.
Concorda?
Comecemos então por eles.
Segundo o Instituto Nacional para a Reabilitação, “acessibilidade pode ser descrita como a característica de um ambiente, equipamento, produto, objeto ou serviço que lhe confere a possibilidade de assegurar a todos os seus potenciais utilizadores uma igual oportunidade de uso, de forma amigável e com dignidade e segurança.”
De acordo com o Decreto-lei n.º 83/2018, de 19 de outubro, a partir de 23 de setembro de 2020 é obrigatório que todos os Web Sites tenham publicada a sua Declaração de Acessibilidade.
Por sua vez, a inclusão digital pressupõe a possibilidade de produção e divulgação de conhecimento e o acesso às ferramentas digitais para todos os cidadãos. Desta forma, o seu principal objetivo é a democratização da tecnologia.
Com base nestes 2 princípios, diversas são as ferramentas que ao longo do tempo foram desenvolvidas em Portugal para combater a exclusão digital de pessoas com diminuição da capacidade auditivas ou surdas. Estas ferramentas são, entre outras, Avatars de Língua Gestual Bidirecional, Cursos de Língua Gestua e o Virtual Sign.
Virtual Sign?
Sim, isso mesmo. Este é o tema que nos traz aqui.
Quem?
Investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), pertencentes ao Grupo de Investigação Graphics, Interaction and Learning Tecnologies.
O quê?
O Virtual Sign é um projeto inovador na área da inclusão inteligente.
Para quem?
Este projeto foi desenvolvido para apoiar a comunicação com surdos e deficientes auditivos. Sempre com vista na inclusão social e digital para os mesmos.
O objetivo?
Facilitar o acesso de surdos a conteúdos digitais, particularmente conteúdos educativos.
Segundo uma reportagem da RTP, o Virtual Sign foi desenvolvido para as salas de aulas e assim ajudar os alunos com dificuldades auditivas ou totalmente surdos, porém as aplicações são infinitas.
Como funciona?
O Virtual Sign é um tradutor em tempo real e bidirecional que aproveita as mais-valias da engenharia para cruzar potencialidades da inovação tecnológica com a escrita e a Língua Gestual Portuguesa.
Pode revolucionar a comunicação com pessoas surdas em escolas, museus e outros locais, colocando a tecnologia ao serviço da comunidade.
Consiste numa luva com sensores que recorre à tecnologia Kinect, mas incorpora também um jogo didático para ensinar a Língua Gestual Portuguesa (LGP).
A tecnologia Kinect é uma câmara com um sensor utilizada nas consolas de jogos. Permite identificar os gestos, movimentos faciais e corporais e “traduzi-los para texto” que por sua vez é transmitido para um computador.
Se escrevermos um texto no computador, o avatar vai reconhecer esse texto e traduz o mesmo para Língua Gestual Portuguesa.
Na WireMaze preocupamo-nos e trabalhamos para garantir que a acessibilidade e inclusão estão sempre incutidas nas nossas ações.
Veja como, nos seguintes artigos:
Sugestões de leitura
-
/noticia/em-prol-do-cidadao-odemira-garante-o-podio-no-ipicClientes
Em prol do cidadão, Odemira garante o pódio no IPIC
01 Mar -
/noticia/avatar-nao-fique-azulVirtualSign
Avatar: não fique azul!
22 Fev -
/noticia/divulgado-o-novo-ranking-ipic-conheca-os-grandes-vencedoresArtigo de Opinião
Divulgado o novo ranking IPIC! Conheça os grandes vencedores.
16 Jan -
/noticia/acessibilidade-um-bicho-que-nao-tem-7-cabecasArtigo de OpiniãoClienteswireSTUDIO
Acessibilidade: um bicho que não tem 7 cabeças!
12 Dez
Conheça as nossas soluções para:
-
/o-que-fazemos/cidadania
Cidadania
Comunicação, transparência e participação na sua autarquia.
-
/o-que-fazemos/equipas
Equipas
Produtividade e transparência interna.
-
/o-que-fazemos/parceiros
Parceiros
Relação inovadora com os parceiros sociais e económicos.
-
/o-que-fazemos/turismo
Turismo
Promoção da cultura regional de forma atrativa e interativa.