Blog WireMaze

Surpresa  2   1 847 450
2021/12/29

TOP 5 assuntos mais falados de 2021

O final de ano é momento de olhar para trás e refletir sobre tudo o que se passou de bom e mau durante os últimos 365 dias. Afinal, a vida é um ciclo.

As retrospetivas servem justamente para este propósito. É um excelente exercício para entender que assuntos merecem mais da nossa atenção no próximo ano. E é claro que nós não podíamos deixar de listar os cinco temas mais comentados no nosso blog em 2021.

Além de serem possíveis tendências de ações para 2022, pode guiar-nos para novas possibilidades ou perspetivas.

Reunimos então os nossos best sellers!

Juntos, trabalhamos para construir uma rede segura de partilha de conhecimento, visando sempre o melhor para a sociedade.

Curioso para saber quais são? Então vamos a isso!

 

A pandemia e as suas barreiras

Os tópicos relacionados com a pandemia não foi um dos assuntos mais procurados pelos portugueses no Google em 2021 à toa. A sociedade, de modo geral, precisou reinventar-se e perceber formas de seguir em frente, ultrapassando os obstáculos do confinamento.

A pandemia teve impacto não só no tecido empresarial, mas como na vida e estrutura psicológica das pessoas. O método como as autarquias se relacionaram com seus cidadãos também sofreu impactos profundos. De facto, as novas tecnologias que desde sempre foram grandes aliadas para os primeiros passos da modernização administrativa, foram vitais neste momento de mudança urgente que vivemos.

Em 2021, existiu uma forte tendência das autarquias voltarem a sua atenção para os meios digitais, por forma a oferecer serviços de qualidade mesmo sem ser presencialmente. Um dos nossos textos mais visualizado foi sobre como o confinamento poderia ser uma grande oportunidade de investimento para melhorar o contacto com os munícipes.

Leia aqui: Confinamento: oportunidade ou pesadelo?

A necessidade de todo o ecossistema autárquico acompanhar a modernização administrativa

 

As tecnologias a favor do cidadão

A necessidade de inovar, aliada ao surgimento das novas tecnologias, ajudou (e muito!) as autarquias a estarem mais próximas dos seus munícipes. A pandemia pode ter congelado a movimentação de pessoas, mas estas ainda possuem necessidades que precisam ser ouvidas e atendidas pelos autarcas.

Neste ano, apontamos inúmeras vezes a grande importância de desmaterializar processos burocráticos.

Facilitar a vida das pessoas para que elas possam exercer o seu papel como cidadãos é essencial.

A adesão dos meios digitais não só promoveu a redução do peso administrativo, como facilitou o trabalho de muitos técnicos. Seja por meio da automação de certos processos, como o envio de push notifications ou SMS ou marcações de atendimentos, seja pelo fácil preenchimento e envio de formulários.

O facto é que, em 2021, todos trabalhamos em conjunto para melhorar a qualidade, a eficiência e a transparência dos serviços prestados. Todos os envolvidos beneficiaram.

Leia aqui: Abertura, abertura, abertura. O segredo para o êxito na comunicação

As 5 vantagens de estar mais próximo do seu munícipe

 

Atendimento online, uma nova realidade

O ser humano é um ser sociável e necessita de interagir.

Se há um problema de comunicação, e esta troca fica prejudicada, é gerado um sentimento de extrema frustração.

Uma falha na comunicação deve ser considerada “o maior erro” que uma autarquia pode cometer. E com a pandemia a dificultar ainda mais o caminho, esta tarefa torna-se ainda mais complexa.

Por sorte, o atendimento online surgiu com força para auxiliar a modernização administrativa nas autarquias, permitindo assim que novas ferramentas pudessem transpor esta barreira. Chatbot, atendimentos personalizados, formulários digitais simplificados, agendamentos, pagamentos online e videochamadas foram alguns dos meios utilizados para suprir essa necessidade.

Ao longo deste ano, inúmeros municípios aderiram a novas formas de priorizar o atendimento digital pensando exclusivamente nas pessoas.

Além de citarmos exemplos a serem estudados (e quiçá seguidos), oferecemos ainda listas de boas práticas a serem consideradas ao pensar num atendimento de e para o cidadão.

Leia aqui: Esteja disponível e comunique em direto! Chatbot é a solução

Conheça as 7 virtudes que devem estar sempre presentes no atendimento

As 7 recomendações, a seguir, de peritos em atendimento ao cidadão

 

Digital, digital, digital

Hoje, quem não adere ao digital, (praticamente) não existe!

Esta afirmação é tida como verdade absoluta por muitos, e não é diferente na perspetiva das autarquias.

A administração pública, por norma, implementou o uso das plataformas digitais no trabalho diário para ajudar os técnicos e os eleitos a exercerem as suas funções de maneira mais simples e eficaz.

Com transparência e comunicação clara, a digitalização de procedimentos burocráticos tornou-se uma mais-valia para os cidadãos. A adesão de formulários online foi uma das soluções mais aplaudidas pela população (sem falar nas inúmeras vantagens do atendimento online!)

Além de auxiliar na célere resolução de problemas e registos, a organização dos dados dos cidadãos, tomou ainda mais cautela com a proteção destas informações privadas, sob o abrigo das normas do RGPD. Afinal, a criação destes canais entre a instituições e cidadãos é a chave para fomentar a confiança e o desenvolvimento da sociedade.

Leia aqui: Sofre de arrepios só de ouvir falar em formulários?

Transparência na participação é crucial na relação entre cidadãos e entidades públicas

“Digital first” – o Online não pode confinar

 

A nova era dos procedimentos concursais

E por falar no processo de digitalização, um acontecimento de extrema importância em 2021 foi justamente a aprovação da portaria n.º12-A/2021. Com ela, tornou-se obrigatório o uso dos meios digitais para agilizar e simplificar os processos de recrutamento.

Se antes os procedimentos concursais levavam semanas até serem terminados, exigindo imensa quantidade de energia e de força de trabalho, o cenário atual é outro.

Cada vez mais autarquias atualizam os seus processos visando mais qualidade e transparência para com os candidatos, e tudo isso aliviando a pressão dos técnicos dos recursos humanos e júris.

Aliado às normas do RGPD, a portaria n.º12-A chegou para facilitar a vida dos cidadãos e auxiliar a administração pública a desburocratizar.

Leia aqui: Portaria N.º 12-A/2021: Adapte já o seu procedimento concursal de recrutamento

As 5 questões mais importantes sobre Procedimentos Concursais Online

Procedimentos Concursais 5.0

Procedimentos Concursais: a área mais pesquisada nos sites autárquicos

 

Sem dúvida, 2021 foi um ano repleto de inovação.

Nós conseguimos contribuir para fomentar mais conhecimento e enriquecer a nossa sociedade de várias formas possíveis.

Juntos, promovemos cidadania!

E não se esqueça de contar connosco em 2022!

 

Dica final: Estes 5 temas foram âmbito de vários dos workshops da WireAcademy, nos quais participaram milhares de técnicos e eleitos. Para se manter a par subscreva a nossa newsletter.