-
Blog
- Cultivar a confiança do cidadão: Bragança aprimora o seu atendimento
Cultivar a confiança do cidadão: Bragança aprimora o seu atendimento
Se o atendimento ao público fosse um jardim: o Município de Bragança apostou nas melhores sementes e adubos para criar a mais bela conexão com os seus cidadãos.

Já parou para apreciar a beleza de um jardim?
As diferentes flores e as suas cores vibrantes, em contraste com o verde das diversas árvores. Pode não parecer, mas cultivar um jardim que se destaca dos demais requer muito esforço e dedicação.
Um município pode ser comparado a um destes jardins, onde cada conjunto de plantas e árvores compõe um ecossistema que funciona em harmonia.
Cada espécie de flor tem necessidades específicas para crescer e desabrochar. Com o tratamento correto das sementes, a terra devidamente adubada, muita água e luz.
Tal como num jardim, o município precisa de tratar dos seus cidadãos com cuidado e atenção, pois só assim eles podem prosperar, e mesmo individualmente, tornar a sua sociedade melhor.
E não se engane! Esse tratamento mais dedicado começa logo no atendimento.
Esta é a linha da frente no contacto com o cidadão e estes colaboradores precisam de ter todos os recursos necessários para podar as ervas daninhas, ou seja, os problemas que impossibilitam o munícipe de crescer.
O Município de Bragança é um ótimo exemplo de como cultivar o seu jardim, incentivando a confiança do cidadão num serviço público de qualidade, célere e eficaz.
Conversamos com o vereador Miguel Abrunhosa sobre como a autarquia adubou o seu atendimento ao público e espera colher muitos frutos.
Segundo o vereador, as maiores dificuldades enfrentadas pelo Município, no que toca ao atendimento ao público, eram “na sua maior parte com a comunicação entre o munícipe e o/a operacional do atendimento. Não obstante, o atendimento ter, normalmente, formulários para cada tipo de assunto, eventualmente podem estar incorretamente instruídos”.
Este não é o primeiro texto em que falamos na importância de uma comunicação clara e objetiva. Se isso não acontecer, será impossível perceber na totalidade as reais necessidades do cidadão, o que dificulta o processo de encontrar uma solução célere e eficaz para os seus problemas.
Inclusive, durante o 39.º workshop da WireAcademy, Paulo Ferreira contou-nos os três fundamentos principais para um atendimento de excelência e ainda deu 6 dicas para potencializar o processo dos atendimentos autárquicos.
Para centralizar o atendimento dos serviços relacionados com o Urbanismo, Águas e Saneamento, Ação Social, Transportes, Mercados e Feiras, Execuções Fiscais, Cemitérios, Parqueamentos Automóveis, Taxas e Licenças, Tesouraria (e muitos outros!) é preciso um sistema capaz de agilizar o tratamento dos casos.
“Integrada na estratégia de desmaterialização e transição digital dos serviços municipais, o Município de Bragança implementou o wireCONNECT, através de uma plataforma de marcação e atendimento online, que tem como objetivo prestar a todos os cidadãos um atendimento personalizado, seguro, confidencial e eficaz, sem necessidade de deslocação ao Balcão Único de Atendimento”, afirmou Miguel Abrunhosa.
E esta não é a única forma como o atendimento em Bragança funciona, uma vez que não se pode deixar de considerar as diferentes complexidades de assuntos a serem tratados, o nível de informação necessária ou até mesmo nos casos de iliteracia digital.
“Assuntos que não carecem de informação, são tratados na hora. O atendimento, mediante o tipo de assunto e exigibilidade, pode ser presencial, telefónico e, desde o início do mês de fevereiro de 2023, online”, salientou Miguel Abrunhosa.
“Para complementar o atendimento presencial, este novo canal de comunicação permite, mediante marcação digital, o atendimento dos munícipes através de chat. E também para os atendimentos presenciais passa a ser possível a marcação online, através do website principal do Município.”, completou o vereador.
Acolher o cidadão, garantindo que as suas necessidades sejam atendidas (e as expectativas superadas), ao mesmo tempo em que oferece uma experiência completa, única e enriquecedora. Estes são os principais adubos que uma instituição pública precisa de utilizar para que o seu jardim cresça forte.
O Município de Bragança é uma das muitas autarquias que apostaram em ferramentas digitais para potencializar estes fertilizantes. Faça como eles e conte connosco para ajudar neste processo.
Sugestões de leitura
-
/noticia/a-ode-ao-atendimento-a-sinfonia-de-beethoven-na-cm-sto-tirsoClientesProjetos wireCONNECTwireCONNECT
A Ode ao Atendimento: A Sinfonia de Beethoven na CM Sto. Tirso!
31 Mai -
/noticia/faca-parte-da-revolucao-do-atendimento-ao-publicoArtigo de Opinião
Faça parte da revolução do atendimento ao público
08 Mai -
/noticia/atendimento-dos-sonhos-damos-6-dicas-para-o-tornar-realidadeArtigo de Opinião
Atendimento dos sonhos? Damos 6 dicas para o tornar realidade
24 Abr -
/noticia/acenda-o-forno-vamos-aquecer-o-atendimento-ao-municipe-em-lousadaClientesProjetos wireCONNECTwireCONNECT
Acenda o forno, vamos aquecer o atendimento ao munícipe, em Lousada!
15 Mar
Conheça as nossas soluções para:
-
/o-que-fazemos/cidadania
Cidadania
Comunicação, transparência e participação na sua autarquia.
-
/o-que-fazemos/equipas
Equipas
Produtividade e transparência interna.
-
/o-que-fazemos/parceiros
Parceiros
Relação inovadora com os parceiros sociais e económicos.
-
/o-que-fazemos/turismo
Turismo
Promoção da cultura regional de forma atrativa e interativa.