-
Blog
- Novos caminhos levam à Serra da Aboboreira
Novos caminhos levam à Serra da Aboboreira
Associação de Municípios Douro e Tâmega aposta numa nova presença digital dividida em 3 sites, que valoriza o seu património.

É preciso inovar, e isto já não é novidade! Esta máxima nunca foi tão presente em nossas vidas como nos dias atuais. O processo de inovação pode ser grandioso, como também pode estar nos mínimos detalhes. E o ato de renovar encaixa-se nesta premissa.
Em 2022, a Associação de Municípios do Douro e Tâmega decidiu renovar a sua identidade visual por completo. A instituição apostou num novo site institucional, um site exclusivo para o turismo da região e um site temático focado somente para a Serra da Aboboreira.
O projeto começou a ser delineado entre 2018, visando uma reestruturação completa dos sites. A modernização do layout trouxe mais dinamismo, com informação qualificada, transmitida de maneira simplificada.
Assim, foi possível dar destaque ao grande património natural e cultural que a região apresenta.
Renovação da presença digital
O novo site institucional da Associação de Municípios Douro e Tâmega ultrapassou as dificuldades que muitas outras instituições pelo país ainda enfrentam nos seus próprios sites, como o facto de haver dificuldade em atualizar os conteúdos no backoffice ou um design antiquado e pouco acessível em todos os dispositivos.
O espaço online apresenta a Associação (os seus membros, estatutos e documentos), a região do Douro e Tâmega e seus municípios, os projetos desenvolvidos sob o guarda-chuva da instituição (estudos de marketing, produtos tradicionais fabricados na região, estudos científicos), e ainda notícias e uma agenda cultural.
Além dos dados habituais disponíveis num site, ainda há uma parte destinada à promoção do turismo local, focado nos grandes pontos de interesse que a região do Douro e Tâmega tem a oferecer.
O novo sítio especializado somente no turismo, que apresenta a mesma identidade visual que a do site institucional, oferece dicas de onde comer, onde dormir, o que fazer e o que explorar nos concelhos associados.
Além de ser uma genuína ferramenta de promoção territorial, também oferece a oportunidade de criar uma conexão mais genuína com os visitantes.
Para a Associação de Municípios do Douro e Tâmega, esta renovação da presença digital significou um verdadeiro sopro de ar fresco. Uma modernização da imagem muito bem-vinda aos olhos dos cidadãos. E estes novos caminhos levam a uma novidade ainda melhor.
Serra da Aboboreira, mais viva do que nunca
A Serra da Aboboreira destaca-se pela sua diversidade e valor de património natural. É uma zona de transição entre a paisagem humanizada do Grande Porto e os espaços montanhosos do interior nortenho, que apresenta ao visitante uma paisagem de elevada multiplicidade.
Tal valor do património natural e também cultural da Serra da Aboboreira, traduz-se na necessidade de investir num projeto de presença digital único, capaz de trabalhar em conjunto com um processo de revitalização territorial eminente.
Para isso, a Associação de Municípios do Douro e Tâmega desenvolveu um projeto sustentável, aplicando qualificações no terreno para melhorar a experiência dos visitantes. Apostaram na intensa revitalização dos diversos trilhos e estruturas, dentro e ao redor, da Serra da Aboboreira.
Foram mais de 40km de percursos homologados, divididos em 5 percursos que oferecem ao visitante não só um contacto mais direto com a natureza, como também uma experiência verdadeiramente enriquecedora. Os municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses tiveram parte ativa neste processo de preservação e valorização da região.
Inclusivamente, este empenho originou um grande estudo detalhado da região, que contou com a colaboração de mais de 50 investigadores. O projeto é citado como “um documento estratégico que conduzirá à preservação da nossa identidade natural e cultural”, pela Presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Douro e Tâmega.
“Não existia até à data na Serra da Aboboreira um documento científico pormenorizado que reconhecesse, enquanto elemento fulcral da identidade de um território, o património natural e cultural, assumindo-se atualmente como fator de distinção, assumindo a sua preservação e valorização como um paradigma central das estratégias de desenvolvimento do território e de incremento da sua competitividade.”, diz o documento oficial.
Quanto à presença digital, o novo site dedicado à Serra da Aboboreira apresenta o projeto em si, um relatório com todos os estudos realizados na região, que vão desde a flora, a fauna, a geologia e a hidrologia da região.
Além disso, o site tem um espaço reservado para dar a conhecer os possíveis percursos que um visitante pode fazer, dispondo de um mapa, detalhes específicos do trilho, fotos, uma descrição do que se pode encontrar pelo caminho e até destaca pontos de interesse.
Há ainda uma imensa galeria de imagens disponível para despertar a curiosidade e o desejo de visitar daqueles que ainda não conhecem as belezas da serra.
O processo de renovação é possível! Requer dedicação, planeamento e trabalho árduo, mas as recompensas são muito enriquecedoras. Todos saem a ganhar quando inovamos na presença digital.
Faça como a Associação de Municípios do Douro e Tâmega e deixe-nos ajudar neste desafio.
Veja este e outros artigos através da subscrição na nossa newsletter 👉 https://wmcp.pt/1lzmzn
Não deixe de acompanhar todas as novidades do mundo autárquico nas nossas páginas de Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.
Sugestões de leitura
-
Mogadouro dá as boas-vindas ao seu novo siteClientesProjetos wireSTUDIOwireSTUDIO
Mogadouro dá as boas-vindas ao seu novo site
13 Nov -
Visite Porto de Mós, através do novo site de turismoClientesProjetos wireSTUDIO
Visite Porto de Mós, através do novo site de turismo
27 Set -
O antes e depois de Lagoa, Mortágua, Góis e ÓbidosClientesProjetos wireSTUDIOwireSTUDIO
O antes e depois de Lagoa, Mortágua, Góis e Óbidos
25 Set -
Case Study: Lagoa e a sua plataforma do munícipe 4.0ClienteswireBOTwireCONNECTwireSTUDIO
Case Study: Lagoa e a sua plataforma do munícipe 4.0
20 Set
Conheça as nossas soluções para:
-
/o-que-fazemos/cidadania
Cidadania
Comunicação, transparência e participação na sua autarquia.
-
/o-que-fazemos/equipas
Equipas
Produtividade e transparência interna.
-
/o-que-fazemos/parceiros
Parceiros
Relação inovadora com os parceiros sociais e económicos.
-
/o-que-fazemos/turismo
Turismo
Promoção da cultura regional de forma atrativa e interativa.