- Blog
- Freguesia mais ativa: Algueirão e Mem Martins implementa 1.º OP
Freguesia mais ativa: Algueirão e Mem Martins implementa 1.º OP
Para construir um futuro melhor para a sua comunidade, a Junta de Freguesia aderiu a uma plataforma capaz de centralizar toda a gestão do seu orçamento participativo.
A Junta de Freguesia de Algueirão e Mem Martins está a abrir caminho para uma gestão mais participativa e transparente com a sua nova plataforma de gestão de Orçamento Participativo. Esta iniciativa representa não apenas um salto tecnológico, mas uma mudança mais do que significativa na forma como os cidadãos e a autarquia interagem.
Esta é a primeira edição de Orçamento Participativo implementado pela Junta de Freguesia, e de acordo com o executivo, o projeto vencedor terá um financiamento assegurado até um montante máximo de € 30.000,00 (trinta mil euros).
Vantagens
-
Uma gestão centralizada dos processos envolvidos num orçamento participativo oferece uma série de benefícios valiosos, mas o principal é a transparência em todas as etapas. Isso permite que cada cidadão não só acompanhe, mas também participe em todos os passos, desde a apresentação de propostas até a votação e implementação dos projetos.
Além disso, do ponto de vista interno, uma plataforma ajuda a otimizar o fluxo de trabalho, reduzindo a carga administrativa da gestão do processo. Assim, é possível concentrar mais recursos na análise e desenvolvimento das propostas apresentada, além de outras atividades.
-
A simplicidade de uso da nova ferramenta é um trunfo adicional para os cidadãos. Com uma interface intuitiva, qualquer pessoa pode submeter propostas, votar e acompanhar o progresso do orçamento participativo.
O acesso facilitado à informação promove uma cultura de participação continuada. Isto é um exemplo de uma comunidade mais ativa e participativa!
Afinal, este envolvimento direto do cidadão para melhorar a qualidade de vida local cria um sentido de pertença e responsabilidade, fortalecendo a ligação emocional entre os habitantes e a sua freguesia.
O lançamento da plataforma de Orçamento Participativo na Junta de Freguesia de Algueirão e Mem Martins é um marco significativo não só na história da freguesia, como também na promoção da democracia participativa e a modernização dos processos municipais.
Esta iniciativa não é apenas um passo na construção de um futuro mais participativo, mas uma afirmação clara do compromisso da Junta de Freguesia em construir uma comunidade onde a voz de cada cidadão é ouvida e onde todos podem contribuir ativamente para o seu desenvolvimento.
Deixe-nos ajudar a implementar um OP de excelência, e aproxime-se ainda mais dos seus cidadãos, assim como fez esta Junta de Freguesia. Entre em contacto connosco.
Acompanhe as nossas páginas de Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter. Para estar a par de todas as nossas novidades, subscreva a nossa newsletter.
Sugestões de leitura
-
5 Mitos da participação públicaArtigo de Opinião
5 Mitos da participação pública
15 Nov -
Case Study Lagoa, Açores: O impacto do Orçamento Participativo JovemwireVOICE
Case Study Lagoa, Açores: O impacto do Orçamento Participativo Jovem
23 Out -
Mas afinal, o que é a participação pública?Artigo de Opinião
Mas afinal, o que é a participação pública?
19 Jun -
Vereadora Cristina Sousa recomenda "Pensem na possibilidade de implantar esta iniciativa, pois o retorno é muito positivo"Clientes
Vereadora Cristina Sousa recomenda "Pensem na possibilidade de implantar ...
10 Abr
Conheça as nossas soluções para:
-
/o-que-fazemos/cidadania
Cidadania
Comunicação, transparência e participação na sua autarquia.
-
/o-que-fazemos/equipas
Equipas
Produtividade e transparência interna.
-
/o-que-fazemos/parceiros
Parceiros
Relação inovadora com os parceiros sociais e económicos.
-
/o-que-fazemos/turismo
Turismo
Promoção da cultura regional de forma atrativa e interativa.