Blog WireMaze

Chatbot wiremaze blog wirebot 1 847 450
2021/06/29

De férias, mas com atendimento permanente? É possível!

No presente, vivemos numa sociedade cada vez mais exigente e focada nos resultados a curto prazo. A facilidade no acesso à informação e eficiência são termos da ordem do dia e os utilizadores exigem soluções imediatas e esclarecimentos instantâneos.

Esta crescente exigência por parte do consumidor promove um aumento da carga de trabalho para o atendimento. Os sistemas clássicos de atendimento não oferecem a agilidade e rapidez exigida pelos utilizadores. Numa realidade em que estamos sempre ligados, torna-se necessário conseguirmos tornar o nosso atendimento permanente.

A resposta para este desafio é dada pelos chatbots.

O termo “chatbot” caracteriza um programa de computador, disponível 24 horas por dia 7 dias por semana, que utiliza a inteligência artificial para completar tarefas, através de uma conversa em linguagem natural e da integração de várias plataformas (site, app e redes sociais).

Na prática, é um assistente digital que aborda todas as micro decisões que os munícipes experienciam, através de uma perspetiva que ponha o atendimento e o acesso à informação em primeiro lugar.

Numa sociedade que valoriza a gratificação instantânea, qualquer cidadão procura a forma mais direta e eficaz de chegar à solução para o seu problema, o Chatbot é o passo nessa direção, e também, a resposta a esse desafio cada vez mais premente. Assim sendo, compilamos as cinco razões pelas quais o chatbot vai permitir que vá de férias descansado, sabendo que o atendimento fica assegurado:

1. Disponibilidade em 24 horas:

Aguardar uns minutos até que o próximo operador esteja disponível é ainda um problema que limita o atendimento. Contudo, os chatbots são os candidatos mais próximos a resolver este problema.

Manter um sistema de atendimento 24/7, promove a comunicação contínua entre o utilizador e a organização.

É importante relembrar, o facto de que cada operador apenas se foca numa resposta de cada vez, tendo em conta a limitação humana, independentemente do multitasking. Por outro lado, o chatbot tem capacidade de responder a milhares de perguntas de forma simultânea e independente.

Tal implica, não só um considerável aumento de produtividade no atendimento, como também permite a orientação de recursos humanos para tarefas de valor acrescentado, que permitam uma maior valorização dos mesmos.

2. Comunicação coerente e consistente:

Com diversos operadores no atendimento, torna-se natural que a forma e conteúdo das nossas respostas não mantenham a consistência em todas as interações.

Tendo em conta a inteligência artificial e a capacidade de aprendizagem, o chatbot vai conseguir criar consistência nas suas interações, com a particularidade de se ajustar à imagem da nossa organização. O facto de se tratar de um bot, permite também a coerência no discurso e paciência para esclarecimento de dúvidas simples, que por vezes se tornam cansativas.

3. Feedback:

O atendimento pode ser dinâmico, a conversa fácil e as soluções imediatas, mas existe sempre espaço para melhorar. Através da aprendizagem contínua, as respostas do chatbot são otimizadas conforme o feedback do cidadão, e a recolha de estatísticas de utilização (ao nível dos tópicos das interações, por exemplo) são fundamentais para adaptar o guião da conversa ou modificar elementos do site que podem não ser claros ou acessíveis.

4. Poupança para a organização:

De acordo com um estudo realizado pela “Juniper Research” a poupança proveniente da utilização de chatbots no setor da banca é estimada em 209 milhões de dólares em 2019 e chegará a 7,3 mil milhões de dólares até 2023, em todos os setores.

O departamento de atendimento ao utilizador exige constante investimento e representa uma “fatia” considerável na estrutura de custos de uma organização. Com o redirecionamento destes recursos para tarefas de maior valor acrescentado, esta conseguirá, de forma mais eficiente, rentabilizar os seus recursos, maximizando os seus inputs por isso, conseguirá gerar maior poupança.

5. Aumento de confiança:

O aumento de disponibilidade para o atendimento, bem como a capacidade de resolução de problemas de forma imediata promove a que tenhamos um operador adicional na nossa organização 24 horas por dia.

A aproximação ao cidadão virá promover uma maior satisfação e, consequentemente, uma maior satisfação dos munícipes. Tal acabará por se traduzir num aumento da taxa de confiança na comunidade.

O aumento da interação com o cidadão é, também, um fator contributivo para este aumento de confiança. A comunicação, em tempo real, dos chatbots permite que o cidadão consiga sempre encontrar o esclarecimento que precisa.

O chatbot é uma das ferramentas que a WireMaze identificou como tendência para o atendimento e está a trabalhar junto de várias entidades públicas e autarquias locais.

Revolucionar e modernizar o atendimento é sem dúvida uma visão disruptiva, mas necessária numa sociedade que preza respostas imediatas e adaptadas à individualidade de cada cidadão.