-
Blog
- Previmos o futuro! A CM da Nazaré está sempre por cima da onda.
Previmos o futuro! A CM da Nazaré está sempre por cima da onda.
Estamos mais astutos do que os Simpsons nas premonições. Nazaré alcança o pódio no IPIC graças ao novo site!

Lembra-se do artigo: “Venha surfar no novo site da Nazaré”? Reveja-o antes de seguir a leitura.
Já em agosto de 2022 antevíamos que a CM da Nazaré ia surfar ondas bem altas e o resultado é: o terceiro lugar no ranking do IPIC.
Afinal, o bom trabalho, empenho e boas práticas tem resultados e é reconhecido. Concorda?
Nós também. Vamos então perceber, pelas palavras de Tiago Santos, técnico de informática do Município da Nazaré, qual a estratégia utilizada no novo site.
“A estratégia da Autarquia tem tido como objetivos tornar os serviços digitais mais simples, acessíveis e inclusivos; potenciar a adesão aos serviços digitais por parte dos cidadãos e das empresas; e, garantir um desenvolvimento sustentável em matéria de transformação digital” esclareceu-nos o técnico.
Acessibilidade, inclusão, sustentabilidade e transformação digital. Coincidência? Não, de todo! Estes são os temas mais quentes previstos para 2023.
Tomou nota? Então vamos prosseguir.
Segundo Tiago Santos, “o e-government tem correspondido ao fornecimento e disponibilização de informação, produtos e serviços em suporte digital pelos organismos públicos, a qualquer cidadão, em qualquer momento e local, de modo a gerar valor a todos os intervenientes no domínio público”.
Reforçamos: a qualquer cidadão, em qualquer momento e local. Parece impossível, certo? Mas é bem possível! Que o diga a CM Nazaré.
“Embora ainda haja um longo caminho a percorrer, as novas tecnologias e o melhoramento das plataformas com que nos comunicamos deu-nos, também, a oportunidade de reestruturar serviços, tornando-os mais acessíveis e adaptados às necessidades da comunidade”, confessou-nos Tiago Santos.
O caminho faz-se caminhando, uma frase clichê que retrata exatamente todo este trabalho realizado pelo Município da Nazaré e em que os resultados estão à vista.
A pandemia vivida no passado veio acelerar uma necessidade que há muito se instalava nos municípios: agilizar, desmaterializar, simplificar e digitalizar os extensos e complexos processos de interação município/munícipe e vice-versa.
Não podíamos deixar passar despercebida esta conquista da CM Nazaré.
Mas e internamente? Qual foi a reação?
“A reação foi de satisfação e orgulho, tendo ficado o sentimento da necessidade de reforçar o esforço para corrigir a presença do Município nos itens em que ambiciona estar ainda mais bem classificado” afirmou o técnico.
Claro que o nosso trabalho e esforço diário são para simplificar o trabalho dos técnicos e eleitos autárquicos. Contudo, ambos temos o mesmo objetivo: o melhor para o cidadão!
Neste caso, Tiago Santos, falando dos nazarenos, esclareceu-nos que “com a nova ferramenta, a conetividade e interação com o Munícipe tem sido mais visível”.
A pensar naquilo que nos move, partilhas de boas práticas, pedimos a Tiago Santos uma dica valiosa que pode impulsionar e motivar as demais autarquias neste caminho da transformação digital.
“A estratégia de transformação digital pode simplificar a vida de todos e diminuir os obstáculos. Quem não está presente neste conceito arrisca-se a não ser notado.”
Ou seja, esteja presente!
Aposte na transformação digital como projeto primordial para se fazer notar como um bom exemplo perante os demais. Caso contrário, os desejos de alcance de objetivos e melhorias nunca vão passar de isso mesmo.
A título de conclusão, o técnico do município da Nazaré deixa-nos o seguinte pensamento futuro:
“Quando pensamos na Administração Pública do presente já não a conseguimos imaginar sem o uso das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), seja para o tratamento de informação e gestão documental, seja na prestação de serviços ao cidadão, mesmo quando estes ainda são presenciais.
As tecnologias da informação e comunicação tornaram-se um instrumento essencial para a modernização administrativa, permitindo melhorar a eficiência, integrar e disponibilizar serviços, e antecipar necessidades.
Este novo ambiente teve impacto em todas as partes da entidade, que deve avaliar as mudanças processuais, estruturais, funcionais e no próprio modelo adotado.”
É sempre um orgulho perceber que de uma maneira ou de outra contribuímos para todo e qualquer tipo de conquista das instituições públicas nacionais.
Transformar, facilitar e melhorar o dia e o trabalho de uma autarquia, independentemente da dimensão, é para nós a nossa melhor conquista!
Os nossos parabéns à CM da Nazaré pelo terceiro lugar no ranking IPIC 2023.
Fique a par destas e outras conquistas nacionais através da subscrição da nossa newsletter.
Para mais informações sobre como ter um site campeão entre em contacto connosco.
Sugestões de leitura
-
/noticia/odemira-murca-e-guimaraes-os-campeoes-do-ipic-estiveram-connoscoClientes
Odemira, Murça e Guimarães: os campeões do IPIC estiveram connosco!
27 Mar -
/noticia/no-criterio-de-participacao-guimaraes-e-pro-11Clientes
No critério de Participação Guimarães é pro!
20 Mar -
/noticia/municipio-de-murca-e-a-autarquia-mais-premiada-do-paisClientes
Município de Murça é a autarquia mais premiada do país
06 Mar -
/noticia/em-prol-do-cidadao-odemira-garante-o-podio-no-ipicClientes
Em prol do cidadão, Odemira garante o pódio no IPIC
01 Mar
Conheça as nossas soluções para:
-
/o-que-fazemos/cidadania
Cidadania
Comunicação, transparência e participação na sua autarquia.
-
/o-que-fazemos/equipas
Equipas
Produtividade e transparência interna.
-
/o-que-fazemos/parceiros
Parceiros
Relação inovadora com os parceiros sociais e económicos.
-
/o-que-fazemos/turismo
Turismo
Promoção da cultura regional de forma atrativa e interativa.