Blog WireMaze

Naom 5e37f8d7a1acd 1 847 450
2022/08/03

Venha surfar no novo site da Nazaré

Nos dias de hoje, é cada vez mais imperativo as autarquias apresentarem um site institucional como forma de estar mais perto do cidadão.

A Câmara Municipal da Nazaré renovou o seu site institucional tendo o cidadão no centro desta transformação da sociedade em que é necessário simplificar o acesso dos munícipes à informação e serviços prestados, apostando em estratégias de aproximação.

Para que estes pressupostos se materializem, o site deve ser intuitivo, informativo e possuir uma linguagem de fácil compreensão para o seu público.

O site foi planeado, desenvolvido e executado com base nos conceitos de acessibilidade e atratividade, procurando ter novas funcionalidades mais responsivas e apelativas para o cidadão.

O município da Nazaré apostou na comunicação digital, como forma de fortalecer a sua imagem, disponibilizar informações, alcançar o cidadão, melhorando assim a sua relação com este.

Pode saber mais sobre a renovação do site da sua instituição em: Quer renovar o site da sua instituição ou criar um novo? Faça o seu trabalho de casa!

Esta autarquia, para além da prestação dos serviços inerentes, produz diariamente informação de cariz organizacional e burocrático, o que se reflete numa necessidade de dotar o seu site com um conjunto de informações bem posicionadas e de fácil acesso, não abdicando de um aspeto apelativo e moderno, uma vez que funcionam como a principal “porta de entrada” na instituição.

Para Tiago Santos e Sandra Lopes, técnicos da autarquia com a responsabilidade da informática e comunicação, o projeto alcançou as expetativas em relação a estes aspetos.

Os técnicos da autarquia concluem que o relacionamento do utilizador com o novo site melhorou com este projeto, uma vez que as funcionalidades são apresentadas de forma intuitiva e mais prática, além da estrutura da informação se apresentar mais organizada.

Acrescentam ainda que um dos aspetos positivos do novo site diz respeito à inserção de conteúdos e facilidade de utilização do backoffice de suporte que simplifica o seu manuseamento.

Tiago Santos e Sandra Lopes, afirmam ainda que o novo site apresenta um layout mais atrativo, com informações distribuídas de forma prática, facilitando o acesso dos utilizadores.

Mas não se deve considerar que está tudo feito. Ainda existe margem para melhoria na distribuição de informação, nomeadamente no número de níveis em que a mesma está organizada, bem como na personalização da navegação pelo utilizador. O desafio futuro é melhorar todos os dias de forma a corresponder ao objetivo de ir ao encontro do maior número de utilizadores de um serviço público.

No dia a dia acresce os desafios à criação de conteúdos de forma a estes serem coerentes com os diferentes tipos de dispositivos, “já que se não existir uma boa experiência a navegar o site via mobile, dificilmente teremos uma boa leitura ou manteremos o interesse do leitor por muito tempo nas informações que disponibilizamos” asseguram Tiago Santos e Sandra Lopes.

O cidadão encontra-se sempre em primeiro lugar, e esse pensamento deve ser a base quer para a construção inicial, quer para a atualização diária.

Saiba mais sobre a renovação do seu site em: Devo acabar com o site ou renová-lo?

Veja este e outros artigos através da subscrição na nossa newsletter 👉 https://wmcp.pt/1lzmzn