-
Blog
- Portugal é eleito o Melhor Destino Turístico da Europa pela 5ª vez
Portugal é eleito o Melhor Destino Turístico da Europa pela 5ª vez

Saiba quais as estratégias em que as autarquias apostaram para alavancar o setor do turismo e ter destaque internacional.
Portugal garantiu, pela quinta vez, o prémio de Melhor Destino Turístico da Europa, segundo o World Travel Awards. Considerados os “óscares do turismo mundial”, a premiação ainda consagrou o país em outras 30 categorias.
Os prémios do World Travel Awards são atribuídos pelos profissionais do setor a uma escala global, distinguindo os diferentes esforços aplicados na indústria turística. Esta grande vitória portuguesa tem um gosto ainda mais especial após as grandes dificuldades enfrentadas durante a pandemia.
Segundo a secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, este é o reconhecimento do trabalho de recuperação realizado pelo país.
“É com muito orgulho que vemos as empresas, os profissionais e as entidades do Turismo nacional serem reconhecidos pelos seus pares a nível internacional. Todos os agentes do setor estão de parabéns por estarem à altura deste desafio que é afirmar Portugal como destino turístico de excelência, quaisquer que sejam as circunstâncias”, afirmou a secretária em comunicado do Ministério da Economia e do Mar.
De entre as 30 categorias vencedoras, destacam-se as regiões de Aveiro, Porto, Lisboa, Algarve, e as ilhas dos Açores e da Madeira.
O que todos estes locais têm em comum?
Todos eles investiram em recursos para alavancar o setor do turismo, apostando em estratégias que pudessem saltar aos olhos dos visitantes e despertar a sua curiosidade em conhecer as suas maravilhas.
Estimular o crescimento do turismo significa ajudar a movimentar a economia local. Afinal, este meio é para muitas pessoas a única fonte de rendimento, ou então a maior forma de subsistência.
Trabalhar os recursos disponíveis, ou seja, as estruturas e logísticas das atrações turísticas, a comunicação e o marketing envolvido nos mesmos, são pontos a serem considerados como formas estratégicas.
Mas é preciso mais!
Apostar no uso das tecnologias permite ir mais além, tornando a experiência dos visitantes mais imersiva e envolvente. Estas ferramentas digitais inovam a forma como o turista vê e interage com o local escolhido para visitar, oferecendo inúmeras vantagens.
Uma das formas de um município impulsionar o seu turismo é apostar num site focado neste propósito. Esta é uma solução extremamente versátil, capaz de reunir todas as informações fulcrais para os visitantes (como uma lista de património, atrações, alojamentos e restauração) de forma personalizada e imersiva.
Exemplos a seguir.
Autarquias como Guimarães, Matosinhos, Bragança, Vila do Conde ou Ponta Delgada empenharam-se em realçar as suas mais-valias aliando os seus traços culturais em plataformas digitais.
Além dos websites, outra forma de chegar até aos turistas são as aplicações móveis. Afinal, não há como ficar ainda mais próximo do seu público do que através de conteúdos nos smartphones.
Oferecer qualquer tipo de serviço através do telemóvel é sinónimo de modernização, celeridade e acessibilidade. Assim, é possível chegar a todos os públicos de forma ágil e ainda apresentar uma informação de qualidade e até personalizada.
Municípios como Aveiro, Grândola, Ílhavo, Montijo, entre outras autarquias – inclusive Comunidades Intermunicipais – investiram recursos no desenvolvimento de Apps com o objetivo de se aproximarem dos turistas.
Desta forma é possível tornar a experiência do visitante ainda mais interessante. Estas plataformas permitem, de maneira muito intuitiva, planear toda a viagem do início ao fim, fornecendo informações relevantes que podem aguçar a curiosidade, e tudo ao alcance de um clique.
O reconhecimento de Portugal como um dos pontos mais desejados para visitar na Europa já não é novidade. A nossa terra dispõe de tantas maravilhas que não há quem passe despercebido pela nossa cultura, a nossa comida, as nossas paisagens. E há tanto ainda por descobrir por estas terras...
Contudo, é preciso encontrar formas de enaltecer estes aspetos tão peculiares para torná-los ainda mais conhecidos. O turismo é uma das bases para a construção da recuperação económica após as consequências da pandemia. Mais uma vez, o uso das tecnologias assume um papel fulcral para ajudar os municípios a movimentar a sua economia local.
Deseja impulsionar o turismo da sua região, e fomentar a sua economia local? Conte connosco para ajudar neste processo.
Não deixe de nos acompanhar nas nossas páginas de Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter. Para estar a par de todas as nossas novidades, subscreva a nossa newsletter.
Sugestões de leitura
-
Orçamento anual 2024: passo a passoArtigo de Opinião
Orçamento anual 2024: passo a passo
16 Ago -
Turismo 2023? O Montijo já se está a preparar!ClientesProjetos wireVISITwireVISITwireVISITapp
Turismo 2023? O Montijo já se está a preparar!
01 Ago -
Projeto da CIMAA elencado como boas práticas de TurismoArtigo de Opinião
Projeto da CIMAA elencado como boas práticas de Turismo
20 Jul -
Truz…Truz…? Abra a porta CIMAA, é o turismo!ClientesProjetos wireVISITwireVISIT
Truz…Truz…? Abra a porta CIMAA, é o turismo!
14 Mar
Conheça as nossas soluções para:
-
/o-que-fazemos/cidadania
Cidadania
Comunicação, transparência e participação na sua autarquia.
-
/o-que-fazemos/equipas
Equipas
Produtividade e transparência interna.
-
/o-que-fazemos/parceiros
Parceiros
Relação inovadora com os parceiros sociais e económicos.
-
/o-que-fazemos/turismo
Turismo
Promoção da cultura regional de forma atrativa e interativa.