-
Blog
- O antes e depois de Lagoa, Mortágua, Góis e Óbidos
O antes e depois de Lagoa, Mortágua, Góis e Óbidos
Apesar das diferenças, estes municípios apostaram na melhoria nos níveis de acessibilidade dos seus sites, e o resultado foi surpreendente.

A acessibilidade web tem-se tornado um tema cada vez mais relevante no contexto digital, à medida que a internet desempenha um papel fundamental na nossa sociedade moderna. Aliás, já oferecemos workshops sobre o assunto para sensibilizar para a sua importância.
A procura por uma internet inclusiva, que atenda a todas as pessoas, independentemente das suas capacidades e habilidades, é um objetivo compartilhado por diversos países, incluindo Portugal. Neste sentido, o Observatório Português de Acessibilidade Web (OPAW) tem desempenhado um papel crucial.
Esta iniciativa tem como objetivo principal monitorizar e promover a acessibilidade digital em Portugal. Foi criada com o propósito de acompanhar e avaliar a conformidade dos websites e aplicações web com as diretrizes de acessibilidade estabelecidas internacionalmente.
A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) é a entidade responsável pelo acompanhamento e monitorização contínua dos sites e aplicações web em Portugal, publicando relatórios periódicos que indicam o grau de conformidade com as diretrizes de acessibilidade.
Inclusivamente, o ranking IPIC contempla estas análises em alguns critérios.
Mas afinal, o que é que Óbidos, Lagoa, Góis e Mortágua têm a ver com isto tudo?
Com as informações destes relatórios realizados pelo OPAW, as instituições públicas podem identificar as áreas que precisam de ser melhoradas para garantir a acessibilidade digital. Uma das ferramentas mais utilizadas, e disponibilizada gratuitamente pela AMA, é o Access Monitor.
Nele é possível encontrar as falhas de acessibilidade que aquela página web possui. Entre 2021 e 2022, as Câmaras Municipais de Óbidos, Lagoa (Algarve), Góis e Mortágua tiveram as piores avaliações nas análises conduzidas.
Para mudar esta situação, estas autarquias procuraram melhorar os seus níveis de acessibilidade. Houve um intenso trabalho de reformulação dos seus websites, possibilitando a interação plena dos recursos disponíveis e tornando-os mais inclusivos para todas as pessoas, independentemente das suas habilidades ou limitações físicas, cognitivas ou sensoriais.
Município de Lagoa (Algarve)
De 4.9 a 10 com o redesenho do site!
Em setembro de 2021, o site da Câmara Municipal de Lagoa (Algarve) foi avaliado com uma pontuação média de 4.9 em 10. No relatório, todas as páginas analisadas pelo OPAW continham páginas com erros em HTML, conteúdos sem os elementos corretos, além de problemas com o layout (cores, imagens).
Após a reformulação completa da estrutura e do layout do site, a pontuação média subiu de 4.9 para 10 (escala de 1 a 10).
Neste momento a pontuação média situa-se nos 9.4. Mesmo que na altura do lançamento de um site ele tenha uma pontuação média de 10, basta inserir uma notícia em que a imagem não tenha um texto alternativo correto.
Município de Mortágua
De 2.7 a 10 com o redesenho do site!
Em janeiro de 2022, o site da Câmara Municipal de Mortágua foi avaliado com uma pontuação média de 2.7 em 10. No relatório, todas as páginas analisadas pelo OPAW continham tabelas sem dados ou cabeçalhos, imagens sem texto alternativo e páginas com elementos obsoletos.
Após a reformulação completa da estrutura e do layout do site, a pontuação média subiu de 2.7 para 10 (escala de 1 a 10).
Neste momento a pontuação média situa-se nos 9. Mesmo que na altura do lançamento de um site ele tenha uma pontuação média de 10, basta inserir uma notícia em que a imagem não tenha um texto alternativo correto.
Município de Góis
De 3.2 a 10 com o redesenho do site!
Em fevereiro de 2021, o site da Câmara Municipal de Góis foi avaliado com uma pontuação média de 3.2 em 10. No relatório, todas as páginas analisadas pelo OPAW continham links com conteúdos vazios, além de páginas quebradas ou com endereços repetidos.
Após a reformulação completa da estrutura e do layout do site, a pontuação média subiu de 3.2 para 10 (escala de 1 a 10).
Neste momento a pontuação média situa-se nos 8.8. Mesmo que na altura do lançamento de um site ele tenha uma pontuação média de 10, basta inserir uma notícia em que a imagem não tenha um texto alternativo correto.
Município de Óbidos
De 4.4 a 10 com o redesenho do site!
Em setembro de 2021, o site da Câmara Municipal de Óbidos foi avaliado com uma pontuação média de 4.4 em 10. No relatório, todas as páginas analisadas pelo OPAW continham imagens com links quebrados e sem texto alternativo, links que não levavam a lugar nenhum e textos desconfigurados.
Após a reformulação completa da estrutura e do layout do site, a pontuação média subiu de 4.4 para 10 (escala de 1 a 10).
Neste momento a pontuação média situa-se nos 8.3. Mesmo que na altura do lançamento de um site ele tenha uma pontuação média de 10, basta inserir uma notícia em que a imagem não tenha um texto alternativo correto.
Nota importante: inserir uma notícia em que a imagem não tenha um texto alternativo correto ou simplesmente justificar o texto em vez de o formatar corretamente, são erros suficientes para fazer descer a pontuação de acessibilidade de um site.
Por causa disto, é extremamente importante manter o cuidado com os critérios de acessibilidade e saber como o backoffice do seu site pode ajudar, para que as alterações nos conteúdos possam acompanhar estas características em conformidade.
Saiba como podemos ajudar a tornar o seu site mais acessível. Entre em contacto connosco.
Não deixe de nos acompanhar nas nossas páginas de Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter. Para estar a par de todas as nossas novidades, subscreva a nossa newsletter.
Sugestões de leitura
-
A WireMaze esteve presente nas Jornadas de Acessibilidade e UsabilidadeArtigo de OpiniãowireSTUDIO
A WireMaze esteve presente nas Jornadas de Acessibilidade e Usabilidade
20 Nov -
Mogadouro dá as boas-vindas ao seu novo siteClientesProjetos wireSTUDIOwireSTUDIO
Mogadouro dá as boas-vindas ao seu novo site
13 Nov -
Visite Porto de Mós, através do novo site de turismoClientesProjetos wireSTUDIO
Visite Porto de Mós, através do novo site de turismo
27 Set -
Case Study: Lagoa e a sua plataforma do munícipe 4.0ClienteswireBOTwireCONNECTwireSTUDIO
Case Study: Lagoa e a sua plataforma do munícipe 4.0
20 Set
Conheça as nossas soluções para:
-
/o-que-fazemos/cidadania
Cidadania
Comunicação, transparência e participação na sua autarquia.
-
/o-que-fazemos/equipas
Equipas
Produtividade e transparência interna.
-
/o-que-fazemos/parceiros
Parceiros
Relação inovadora com os parceiros sociais e económicos.
-
/o-que-fazemos/turismo
Turismo
Promoção da cultura regional de forma atrativa e interativa.