Blog WireMaze

Plant 2798849 1920 1 847 450
2021/03/24

Garantir a transparência na participação é crucial na relação entre cidadãos e entidades públicas. Saiba como!

Em tempos de tantas restrições, devemos garantir que a comunicação interna permaneça ilimitada. O consenso e a agilidade na tomada de decisão se mantenham inalterados, pois apresentam a base para a promoção da cidadania. Dessa forma, um dos pontos onde devemos atuar passa, precisamente, pelo trabalho nas reuniões de câmara e nas assembleias municipais.

Contudo, todo o trabalho focado no munícipe e na garantia de que todo o ecossistema público permanece a funcionar na perfeição, o trabalho interno e a fluidez dos processos ganham também relevância.

As reuniões de câmara e assembleias municipais representam órgãos de extrema importância na manutenção da democracia enquanto a conhecemos e a prezamos.

A continuidade e aperfeiçoamento das suas funções, em qualquer altura, deve ser sempre uma prioridade. Na realidade, as reuniões de câmara e assembleias municipais apresentam um papel basilar, não apenas na tomada de decisão, mas também na auscultação dos cidadãos. Estes órgãos são o local onde o público tem a oportunidade direta para se dirigir ao executivo de forma transparente e simplificada.

Piaget, um conhecido psicólogo, ficou célebre, pela sua definição de inteligência e entre outras coisas. Segundo ele, a inteligência humana é dada pela capacidade que cada um de nós tem de se adaptar à realidade envolvente.

No decorrer do ano 2020 até agora, a sociedade tem mostrado quede acordo com a definição anterior, uma inteligência global e social extraordinária, mostra que estamos no caminho correto. Enquanto, a administração pública local é de igual forma visível essa mesma inteligência global. O esforço realizado por todas as entidades públicas em prol da promoção da cidadania é algo tangível, que todos os dias observamos com deleite.

Assim, e numa altura em que promover a participação é imperativo, devemos trabalhar em prol destes órgãos. Trabalhar para que, mantendo em todos os momentos, a sua génese, consigamos reforçar a democracia, semear o consenso e promover mais cidadania.

Conseguiremos atingir estes resultados, mesmo numa altura de maior afastamento social? Será possível promover uma maior aproximação quando estamos mais afastados?

Nos últimos tempos aprendemos que sim. Substituímos os apertos de mão pelas demonstrações, por vezes intangíveis, de afeto. Trocamos a reunião presencial pelas reuniões em videochamadas. No fundo, através da ajuda de plataformas que facilitaram os nossos processos, conseguimos, reinventámo-nos e, até mesmo, melhorar os mesmos.

Pensemos no caso concreto das reuniões de câmara e das assembleias municipais:
  • Quais os pontos em que as poderíamos melhorar?
  • Poderíamos, porventura, melhorar o processo de troca de documentos para as nossas reuniões, de modo que o acesso aos mesmos não tivesse necessidade de recorrer a papel ou mesmo a emails?
  • Poderíamos tornar os processos menos manuais e mais automatizados, garantindo que o foco da reunião estivesse apenas nos assuntos na ordem do dia e não em assuntos paralelos, que em nada contribuem para o bem-estar do cidadão?

A WireMaze, cuja missão é interligar pessoas através de soluções digitais que aproximam as entidades públicas com os cidadãos, desenvolveu o wireMEET para dissipar estes transtornos.

A plataforma de transparência que promove uma representação política clara e transparente. Simplifica os processos e torna as reuniões mais eficazes enquanto promove o acesso seguro à informação pelos munícipes.

O wireMEET é uma solução chave-na-mão que lhe permite:
  • Gerir a agenda das reuniões;
  • Enviar convocatórias;
  • Garantir que os delegados têm acesso atempado à documentação, de forma segura e de acordo com o RGPD;
  • Registar as presenças nas reuniões;
  • Personalizar os tempos de intervenção de acordo com o regimento;
  • Controlar com um cronómetro visível para toda a assembleia o tempo de cada intervenção;
  • Registar as votações realizadas para cada assunto;
  • Gerar a minuta de ata da reunião;
  • Partilhar a ata final com todos os elementos.

No presente, a solução já é utilizada por várias autarquias de todo o país que, tal como vocês, trabalham todos os dias para uma maior promoção da cidadania local.

Veja o nosso vídeo de apresentação: Gestão das Reuniões Municipais - wireMEET