- Blog
- Aumente a confiança dentro e fora da sua instituição
Aumente a confiança dentro e fora da sua instituição
Não sabe como o fazer? Siga o exemplo do Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar e aposte na gestão segura dos canais de denúncia.
A Lei n.º 93/2021 está em vigor há quase um ano e muitas instituições públicas ainda não se deram conta da sua importância – e não, não estamos a falar das coimas altíssimas no caso do não cumprimento das normas.
Esta lei veio estabelecer regras claras e justas para proteger os denunciantes que possam ter informações contra casos de infrações, como corrupção, branqueamento de capitais, entre outras violações. De facto, o ponto chave desta norma é sempre garantir segurança, privacidade e transparência dos cidadãos.
Se a sua instituição ainda não está ciente das exigências desta legislação, sugerimos a leitura de alguns artigos importantes já publicados neste blog, com inúmeros exemplos de instituições que já adaptaram os seus processos internos à esta nova realidade.
Neste artigo, trazemos o testemunho do Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar (CFPSA). Conversamos com Carlos Monteiro, responsável pela área da comunicação da entidade, sobre as implicações da Lei 93/2021 na entidade, bem como a solução encontrada para adaptar procedimentos internos e gerar mais confiança, não só entre os funcionários, mas também com os cidadãos no geral.
WM - Como foi o processo de adaptação? Que desafios existiram?
CM - O processo de implementação da plataforma foi extremamente simples, tendo entrado em funcionamento efetivo pouco tempo depois do primeiro contacto com a WireMaze. Desde os esclarecimentos sobre o enquadramento e a mecânica da utilização da plataforma, à definição dos intervenientes do CFPSA sobre quem recai a responsabilidade da operacionalização e até à inclusão e publicitação no site da entidade, foi uma sequência de operações, deveras descomplicada, não obstante toda a segurança e transparência que a plataforma oferece.
WM - De que forma é feito o controlo das denúncias recebidas e como é monitorizado?
CM - As denúncias que venham eventualmente a ser recebidas, serão tratadas de acordo com as regras legais em vigor e com toda a segurança para o denunciante, quanto à preservação da sua identidade e ao teor da denúncia. Entrarão na entidade de forma exclusiva e segura, com acesso reservado ao responsável pelo Canal, sendo dado o devido encaminhamento, tratamento e acompanhamento interno, por parte da equipa restrita designada para o efeito e de acordo com a natureza da denúncia.
WM - Qual o impacto da ferramenta na instituição?
CM - De um modo geral, pode afirmar-se que o conhecimento sobre a existência de um canal de denúncia que garante a confidencialidade da informação, poderá estimular todos quantos considerem ter algo a denunciar e que seja enquadrável nas definições, o façam sem receios e a bem da verdade e da transparência. Para a entidade, será mais um instrumento de defesa da credibilidade e integridade dos seus processos.
WM - Quais os conselhos que daria para as instituições que estão agora a implementar esta ferramenta?
CM - O que se nos afigura como recomendável é a aceitação da implementação sem quaisquer receios, assumindo a positividade da sua utilização, pois irá funcionar como um instrumento de proteção para o denunciante sensato, como uma ferramenta de gestão de informação importante, aumentando a confiança da e na instituição.
Isto é o ponto fundamental: confiança dentro e fora da instituição!
Para que haja esta troca, esta partilha de confiança, é preciso trabalhar a transparência e a segurança. A CFPSA é só uma dentre as quase 100 instituições públicas que decidiram dar um boost de confiança para o seu público.
Não deixe para o amanhã o que pode ser feito hoje. Esteja em conformidade com a Lei 93/2021 e garanta a segurança de todos, dentro e fora da sua entidade ou autarquia.
Não deixe de nos acompanhar nas nossas páginas de Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter. Para estar a par de todas as nossas novidades, subscreva a nossa newsletter.
Sugestões de leitura
-
Como é que o Instituto Politécnico da Guarda protege os seus denunciantes?ClientesProjetos wireTRUSTwireTRUST
Como é que o Instituto Politécnico da Guarda protege os seus denunciantes?
31 Jul -
Como é que a ERSE gere denúncias?ClienteswireTRUST
Como é que a ERSE gere denúncias?
03 Jul -
Modernização tecnológica na CM LamegoClientesProjetos wireFORMSProjetos wireRECRUITProjetos wireSTUDIOProjetos wireTRUST
Modernização tecnológica na CM Lamego
15 Jan -
Case Study: Gestão do canal de denúncias no CHU São JoãoClientesProjetos wireTRUST
Case Study: Gestão do canal de denúncias no CHU São João
01 Nov
Conheça as nossas soluções para:
-
/o-que-fazemos/cidadania
Cidadania
Comunicação, transparência e participação na sua autarquia.
-
/o-que-fazemos/equipas
Equipas
Produtividade e transparência interna.
-
/o-que-fazemos/parceiros
Parceiros
Relação inovadora com os parceiros sociais e económicos.
-
/o-que-fazemos/turismo
Turismo
Promoção da cultura regional de forma atrativa e interativa.