- WireAcademy
- Está na hora de tirar a cabeça da areia!
Está na hora de tirar a cabeça da areia!
Está na hora de relembrar a urgência em abrir horizontes, tirar a cabeça da areia e abraçar a Inteligência artificial.
“A vida só pode ser compreendida olhando para trás, mas deve ser vivida andando para a frente”
Esta foi a frase mote de César Silva, eGovernment Evangelist da WireMaze, que no dia 14 de dezembro de 2023 deu arranque ao 44.º workshop da WireAcademy, intitulado "Tendências para o Futuro".
Este workshop contou com a participação de quatro oradores de diferentes áreas da administração pública, que abordaram temas como a comunicação e marketing, a transição digital e a integração da inteligência artificial (IA) nos dispositivos de saúde:
- Jorge Jorge, diretor de comunicação e marketing do Hospital de São João;
- Bruno Oliveira, Departamento de Sistemas de Informação da Câmara de Matosinhos;
- Rui Gomes, Departamento de Sistemas de Informação do Hospital Universitário de Coimbra;
- Rui Pereira, Departamento de Inovação, Tecnologias da Informação e Comunicação da Câmara Municipal de Valongo.
Comunicação e marketing na saúde
-
O primeiro orador, Jorge Jorge, do CHU de São João, destacou a importância da comunicação e marketing na saúde. Salientou a necessidade de uma identidade de marca consistente e de canais de comunicação eficazes, como websites, redes sociais e, neste caso, a APP: My São João.
O orador falou, também, sobre a utilização da tecnologia, nomeadamente da IA e da Internet das Coisas (IoT), para personalizar serviços e otimizar a experiência do utilizador.
Matosinhos, a autarquia pioneira na IA
-
Bruno Oliveira falou sobre a importância da transformação digital na comunicação e marketing, destacando a necessidade de utilizar ferramentas tecnológicas para melhorar a eficiência e eficácia dos processos inerentes à autarquia.
Em parceria com a Wiremaze, a CM Matosinhos torna-se pioneira na utilização de pesquisa com ajuda da IA e atendimento através de um assistente virtual de IA, disponibilizando um serviço hiperpersonalizado para o seu cidadão.
Saúde baseada em valor
-
Rui Gomes falou sobre a visão do CHU Coimbra para a transformação digital de modo a:
• Envolver os utentes e clientes;
• Qualificar equipas e colaboradores;
• Otimizar processos clínicos e operacionais;
• Transformar serviços e ofertas de saúde.
Sublinha, ainda, a importância da visão sobre os sistemas de informação, mas também da importância da visão sobre os processos. Um dos grandes objetivos e visão para o futuro passa pela utilização das ferramentas digitais e de IA de modo a ganhar tempo.
Valongo afirma: não existe excesso de cibersegurança
-
Rui Pereira inicia a sua apresentação elucidando a tolerância zero que é necessária no que toca às falhas de segurança cibernética. Focado na cibersegurança e nas boas práticas foca a necessidade e urgência dos testes de penetração, confiança nos parceiros e credibilidade das plataformas fornecidas.
O orador aproveitou ainda a oportunidade para sensibilizar todos os participantes para as más práticas recorrentes que muitas vezes são desvalorizadas no quotidiano.
Conclusão
Este último workshop de 2023 deixa-nos, então, as palavras-chave que acreditamos serem as tendências para o futuro: Internet of Things (IoT), IA, Customer Journey e Cibersegurança.
Que em 2024 continuemos a promover cidadania, boas práticas e experiências, juntos!