Blog WireMaze

Wirepodcast capa 1 847 450
2021/10/01

wirePODCAST – Conversas sobre Cidadania

Um dos nossos objetivos de 2021 é desmistificar a modernização administrativa nas instituições públicas, assim nasce o wirePODCAST. Quinzenalmente, falamos de administração pública e modernização administrativa, de uma forma descontraída e humana.

A WireMaze participa em inúmeros projetos ao longo dos seus 20 anos de existência e temos o prazer de acompanhar desde início muitos deles, junto com toda a nossa incrível equipa.

Aprendemos imenso com todos os nossos clientes, com os desafios que ajudamos a ultrapassar, com os bons resultados, mas sobretudo com os maus. E acreditem que nem tudo correu bem.

Acima de tudo, apaixonámo-nos por ajudar aqueles que na administração pública, todos os dias, se superam para tornar a sociedade melhor, mais inclusiva e mais participada.

Os nossos heróis, graças a eles o nosso trabalho tem impacto:

  • São milhões de euros distribuídos através de mecanismos de participação direta, nomeadamente, o orçamento participativo.
  • São milhões de cidadãos que encontraram a informação ou serviço que precisavam em sites ou apps com tecnologia WireMaze.
  • São milhares de colaboradores de entidades públicas que todos os dias usam intranets para otimizar o seu trabalho.

Tantos e tantos exemplos, que nos motivam e animam. Neste PODCAST, já ouvimos alguns desses heróis, bem como outros convidados igualmente inspiradores.

Falámos daquilo que os motiva, dos resultados que têm obtido, das expetativas em relação ao futuro, dos projetos e planos em curso. Contámos, também, mostrar o lado humano e pessoal, afinal de contas são heróis e não necessariamente super-humanos.

É com enorme orgulho que anunciámos que a segunda temporada do wirePODCAST está a chegar! Em outubro, o nosso anfitrião César Silva irá conversar com mais pessoas inspiradoras que será impossível ficar indiferente ao trabalho que estas desenvolvem, junto, das suas comunidades.

A primeira temporada terminou no final de julho e, por isso, partilhámos convosco a lista de convidados que nos fez companhia:

Episódio 1

Jorge Jorge, Diretor de Comunicação e Marketing do Centro Hospitalar Universitário São João fala sobre a sua experiência e visão. O principal hospital do norte de Portugal na luta nacional contra o COVID-19.

Spotify | Youtube

Episódio 2

José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo, um episódio onde pode conhecer o homem que definiu a sua estratégia de no território como "Uma comunidade mais esclarecida, uma comunidade mais participativa".
Falou-se de inúmeros projetos como o Orçamento Participativo Jovem, o Eu Conto (OP interno para funcionários), Ler não custa nada, Tá Claro e Semana Europeia da Democracia Local.

Spotify | Youtube

Episódio 3

Pedro Brás, Presidente da União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão, fala dos desafios de ser presidente de junta de freguesia desde 2013, dos inúmeros projetos de modernização, desde o orçamento participativo à desmaterialização, sempre em torno de uma visão de participação e inclusão de toda a população.

Spotify | Youtube

Episódio 4

Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos transmite-nos a visão humana, ágil e digital que norteou a autarquia durante estes tempos de pandemia.

Uma aproximação humana à situação de pandemia em que vivemos, mas baseada num trabalho de fundo que já vinha a ser realizado, e num espírito de equipa e de missão. Uma visão de modernização através de impactos práticos.

Spotify | Youtube

Episódio 5

Delfina Soares, Diretora da Unidade de Governação Eletrónica da Universidade das Nações Unidas e membro executivo do Laboratório Gávea - Universidade do Minho partilha a sua paixão pela modernização administrativa que a levou a trabalhos de imenso impacto aquém e além-fronteiras.

A nível nacional aborda o tão importante estudo IPIC (Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais), a "Caracterização da Função TIC/Informática nas Câmaras Municipais Portuguesas" e o recente estudo que vão publicar sobre os Websites da área da saúde.

Uma carreira de sucesso, com imenso impacto na vida do cidadão.

Spotify | Youtube

Episódio 6

Yves Cabannes, Professor Emérito da University College of London, falou-nos da sua experiência mundialmente reconhecida de introdução de modernização administrativa um pouco por todo o globo. Do Brasil a Taiwan, de África a Portugal, os exemplos sucederam-se.

Uma visão prática do envolvimento do cidadão no planeamento dos municípios, nas suas várias vertentes.

Saiba quais as principais lições e erros apreendidos ao longo de uma vida dedicada ao planeamento urbano.

Fique a saber mais sobre orçamento participativo, mas também várias outras metodologias comprovadas a nível mundial.

Spotify | Youtube

Episódio 7

Jorge Morgado, Diretor de Comunicação do Metro do Porto, partilha a sua visão para um relacionamento em que o cliente é central.

Houve ainda tempo para falar do papel fundamental das redes para o benchmarking e aprendizagem constante.

Não perca a oportunidade de saber como foi a cobertura da chegada da primeira tuneladora. Uma lição de preparação e comunicação.

Fique a conhecer um percurso pessoal ligado ao jornalismo desde cedo, em projetos importantes como o Independente ou a TVI.

Por último, uma sugestão diferente de como dominar o espaço musical numa casa com 5 filhos.

Spotify | Youtube

Episódio 8

“A minha visão, Painel de Mulheres Presidentes de Câmara”, neste episódio temos as intervenções inspiradoras de duas mulheres presidentes de câmara municipal que abrilhantaram o painel inicial do 3.º Autarquias do Futuro.

É com atenção e entusiasmo que conversamos com Júlia Rodrigues (Mirandela) e Inês de Medeiros (Almada).

Visões arrebatadoras sobre os territórios, as suas gentes e as formas de focar a administração pública local em torno do cidadão.

Spotify | Youtube

 

A primeira temporada contou com a participação deste conjunto de pessoas incríveis que todos os dias trabalham em prol de uma sociedade melhor. Na segunda temporada, tencionamos trazer pessoas que, de forma direta ou indireta, nos irão incentivar a continuar com a nossa missão – promover cidadania.