Blog WireMaze

Suad kamardeen 8mzahdmwpeo unsplash 1 847 450
2020/08/18

Turismo local é o ponto-chave para o crescimento da sua freguesia.

Segundo dados do turismo de Portugal, em 2019, o setor do turismo afirmou-se como a maior atividade económica exportadora do país, assumindo cerca de 19,7% das exportações totais. As receitas turísticas representaram um contributo de 8,7% para o PIB nacional, sendo por isso este setor um dos principais potenciadores do crescimento da economia nacional.

Nos últimos anos, Portugal tem vindo a afirmar-se como um gigante mundial no que toca ao Turismo. A distinção, por 3 vezes, nos óscares do turismo, como “melhor destino turístico do mundo” têm-se traduzido num crescimento consistente deste setor e devemos aproveitar esta oportunidade.

Uma das principais vantagens do crescimento turístico passa pelas sinergias que este crescimento trará a setores variados da economia local. O aumento de visitantes às freguesias vai promover um aumento do consumo e o crescimento da economia local.

Atualmente, e tendo em conta a situação pandémica que vivemos, existem limitações ao turismo internacional. Contudo, tal pode representar uma excelente oportunidade para promovermos o turismo nacional, quer no litoral, quer no interior.

O Turismo de Portugal lançou recentemente uma campanha para promover a (re)descoberta de Portugal e conhecermos os motivos pelos quais somos um ícone mundial no turismo.

Porque não acompanharmos esta tendência e promovermos também o que de melhor tem a sua região?

Quando pensamos numa estratégia de dinamização turística, muitas vezes pensamos numa perspetiva macro, com um posicionamento regional ou nacional, contudo, a nível local, podemos apresentar um importante contributo para o crescimento e promoção turística.

O nosso contributo poderá ser assente numa estratégia que começa, por exemplo, pela criação de um microsite de turismo para promoção do património da freguesia.

Arcos de Valdevez é um dos exemplos de autarquias que optou por fazer do desconfinamento a oportunidade de lançar o seu site dedicado ao Turismo local.

Ponta Delgada, decidiu arriscar, não só num portal de turismo, mas também numa aplicação móvel, que vem permitir uma maior facilidade de acesso por parte do visitante sobre a região.

Estas iniciativas têm apresentado resultados muito positivos, traduzidos em crescimento real da economia local.

Matosinhos alcançou um crescimento de 76,5%, em 2017 face ao ano anterior. Segundo a Dr.ª Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, a aposta numa forte presença digital promoveu um aumento de procura no Mercado Municipal por parte dos turistas e o interesse de investidores na criação de hotéis na região.

A sua freguesia pode também implementar uma estratégia de sucesso para o turismo e fomentar o crescimento local. Pergunte-nos como!