Blog WireMaze

Cidadao responsavelcrop 1 847 450
2020/03/31

Seja um cidadão responsável

Vivemos tempos de muita agitação, não física, mas mental. Rotinas têm sido adaptadas e, como grandes gurus e especialistas afirmam, a criação de novos hábitos tem a duração mínima de 21 dias (ou será mais?).

Ao longo destas semanas, desde que foi declarado o Estado de Emergência, temos assistido a comportamentos assustadores, desobedientes e, acima de tudo, desumanos.

Infelizmente, estas atitudes não são registadas apenas em Portugal, mas sim pelo resto do mundo. As redes sociais são o meio que nos trazem notícias avassaladoras de como as comunidades têm reagido a esta pandemia.

Esvaziamento de linhas de prateleiras de supermercados, material de proteção usado deitado ao chão, idosos sem qualquer tipo de apoio e desobediência de permanecer em casa, são alguns dos maus exemplos.

Há coisas que não conseguimos mudar de um momento para o outro, mas podemos inspirar! Como?

Seja o exemplo a seguir:

  • Comece pelo mais simples, caso o seu trabalho permita, fique em casa;
    • Já imaginou a potência da mensagem positiva que passa se a sua autarquia continuar a ser eficiente, mesmo com os colaboradores em teletrabalho;
  • Pratique a solidariedade, cuide das pessoas que lhe rodeiam mesmo não sendo família. Há vários grupos de risco, como idosos e/ou pessoas portadoras de doenças, que estão mais vulneráveis a este novo vírus;
    • Participe e promova as iniciativas da sua autarquia nesta área (Sim, a maioria das autarquias já tem em curso iniciativas de apoio social);
  • Compre o que é nacional, agora e mais do que nunca ajude a economia portuguesa. Invista nos produtos portugueses.
    • Promova o comércio local e a produção nacional. Não se esqueça de promover o turismo nacional quando a pandemia acabar. Vá para fora (de casa) cá dentro (de Portugal). 

Estes são alguns pontos de partida que irão fazer a diferença na sociedade portuguesa.

Chegou a hora de mudança. Além de tomar os cuidados aconselhados pela Direção Geral de Saúde, pare, reflita e aja em prol de uma sociedade segura, justa e solidária.

Na WireMaze iremos continuar a trabalhar todos os dias, junto das autarquias, para o melhor da sociedade.

Só é possível se trabalharmos em equipa e, desta vez não é apenas com as autarquias, mas sim com todos.

Porque juntos promovemos cidadania!