-
Blog
- Para o município de Valongo “Eu conto”
Para o município de Valongo “Eu conto”

Valongo realiza desde 2018 uma versão interna de Orçamento Participativo com enorme sucesso em termos de participação e motivação dos colaboradores.
O “Eu Conto” aloca um pequeno orçamento da autarquia para dinamização de projetos internos, propostos pelos colaboradores e escolhidos em votação pelos mesmos.
A iniciativa já foi objeto de referência em vários estudos internacionais, tal como os “Gold Policy Series”, um estudo com a temática de “Orçamento Participativo - Uma contribuição poderosa para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente o ODS 16.7” como título e escrito pelo Professor Universitário Yves Cabannes, no site da Unites Cities and Local Governments.
Já em 2018 o município de Valongo foi distinguido a nível mundial como “Boas Práticas em Participação Cidadã” pelo Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP). Uma candidatura onde concorreu com mais de 60 casos a nível mundial.
Se a metodologia de Orçamento Participativo é sobejamente reconhecida a nível nacional e internacional pela sua eficácia na melhoria da relação da confiança com os cidadãos, a nível interno os resultados em termos de espírito de equipa, confiança e motivação são enormes.
As equipas começaram também a colaborar mais e melhor, seja em torno do Orçamento Participativo Jovem, seja nos processos internos de melhoria Kaizen.
O projeto “Fisioterapia no Trabalho” foi o vencedor da 3ª edição em 2020, onde concorreram 19 projetos e contabilizaram-se 768 votos. O objetivo deste projeto é ajudar os colaboradores municipais a melhorar a sua postura no local de trabalho através da fisioterapia. O orçamento atribuído foi de 5000€.
Alguns dos outros projetos a concurso foram “Formar para melhorar”, “Hatha Yoga”, “Falar é uma necessidade – escutar é uma arte”, “incentivo ao desporto na CMV”, “Vamos todos para o piquenique”, “LGP para todos”, “Conhecer a nossa cidade num dia”, “Redução do stress com sessões de meditação mindfulness”, entre outros.
Conheça as nossas soluções para:
-
/o-que-fazemos/cidadania
Cidadania
Comunicação, transparência e participação na sua autarquia.
-
/o-que-fazemos/equipas
Equipas
Produtividade e transparência interna.
-
/o-que-fazemos/parceiros
Parceiros
Relação inovadora com os parceiros sociais e económicos.
-
/o-que-fazemos/turismo
Turismo
Promoção da cultura regional de forma atrativa e interativa.