Blog WireMaze

2021 1 847 450
2021/01/04

O nosso 2021 vai ser inesquecível e o seu?

Algo é comum na WireMaze face há 12 meses… o sentimento de gratidão e orgulho.

Gratidão porque pudemos contribuir para que os nossos clientes pudessem criar uma sociedade melhor. E 2020 ajudou imenso nesse sentido.

Obrigado por terem estado sempre presentes.

Orgulho porque enquanto a sociedade se fechava em casa, os nossos clientes mantiveram-se a trabalhar. Muitas vezes em condições não ideais, mas a funcionar. Inovaram e reagiram com celeridade às necessidades de mudança.

Foi um ano desafiante, onde as autarquias e as instituições públicas nossas clientes estiveram na linha da frente da pandemia.

Foi necessário criar novos serviços do dia para a noite, comunicar mais e melhor, modernizar atendimento, digitalizar serviços existentes nas áreas da ação social, educação e recrutamento, entre muitas outras situações. A lista podia continuar…

Para ajudar a memória deixo aqui alguns dos artigos que escrevemos sobre estes exemplos:

Comunicação:
Matosinhos revoluciona relação com munícipe e acessibilidade
Pedro Brás, Presidente da UF MMA partilha connosco como a sua autarquia se adaptou à nova normalidade.
Arcos de Valdevez promove o turismo local
Torre de Moncorvo entra no mundo móvel
Murça reforça a sua presença digital
"A escolha foi simples". Afinal que escolha é que a Junta de Freguesia de Ermesinde fez?
Ílhavo surpreende os seus munícipes
Albergaria-a-Velha aposta na inclusão e é pioneira na região centro
Conheça o testemunho de Bragança na sua nova presença digital.
Comunicar já não é o que era, veja em quê que Vila Franca de Xira apostou para falar com os seus munícipes.
Comunicação autárquica será mesmo importante? Peniche acha que sim!
Figueira da Foz – Município que é para todos!
Armamar, Terra de (muitas) emoções

Participação:
Apoios sociais no âmbito escolar ainda são em papel? Veja como Vila Real faz!
Matosinhos, em plena pandemia, simplifica a vida dos cidadãos
PDM de Arcos de Valdevez teve 60% de adesão ao formulário online
Arcos de Valdevez junta apoio social e às empresas
Como ativar o comércio local da sua autarquia? Veja o que Mirandela criou!
Comércio Local é apoiado por Marinha Grande
Município de Aveiro apresenta micro site com apoios em resposta ao COVID-19
Participação pública chegou a Aveiro

Transparência:
1091 candidaturas RH em um mês? Matosinhos explica como!
Balcão Virtual de S. João da Madeira é a nova aposta da autarquia

Foi um ano de partilha, onde todos aprendemos, e a WireAcademy organizou além de 1 evento presencial em janeiro, inúmeros eventos online, incluindo o workshop “Autarquias do Futuro” que contou com mais de 1800 inscrições, 49 oradores, distribuídos por 11 sessões.

Um dos desafios para 2020 tinha sido aumentar o nível das presenças na internet das câmaras municipais nossas clientes. Foram imensos os saltos quantitativos de inúmeros clientes.

O ano terminou com a atribuição do 1º selo de acessibilidade nível bronze ao site da autarquia de Murça. E não será a única, já que vários outros nossos clientes estão na linha da frente no que diz respeito a acessibilidade. Demonstração clara da preocupação com o próximo e com as especificidades de cada indivíduo.

Outro dos desafios foi o aumento da qualidade da presença na internet ao nível das juntas de freguesia. Os projetos de Ermesinde e UF Massamá e Monte Abraão vieram aumentar o nível de serviço ao freguês em muitos pontos se usarmos a mesma escala do IPIC. Definiram um novo standard.

O desafio de aumentar transparência foi alcançado com um trabalho exaustivo que a maioria dos nossos clientes realizou para operacionalizar ou optimizar os seus balcões de munícipe (ex.: S. João da Madeira, Ponta Delgada, Vila Franca de Xira, Paredes), bem como várias autarquias na digitalização dos seus processos de recrutamento (ex.: Matosinhos, Guimarães).

O desafio de aumentar a participação foi amplamente alcançado, quer pelos orçamentos participativos que apoiámos, quer pelas soluções de gestão de ocorrências, quer pelos formulários de participação pública no âmbito do COVID.

Mas afinal não ficou nada pelo caminho? Claro que sim.

Tivemos de nos adaptar a novos regimes de trabalho, pelo que os planos de maior contacto presencial com cada um dos clientes ficou aquém do previsto. Fizemos o possível por marcar a nossa presença através dos novos meios tecnológicos, mas nada substitui estar cara-a-cara. Esperamos colmatar esta “percalço” em 2021.

Tínhamos previsto acelerar mais em várias das nossas áreas de atuação, mas devido à pandemia as prioridades tiveram de se adaptar às necessidades dos clientes.

A nossa estratégia e missão de conectar cidadãos e administração pública manteve-se inalterada e centrada nos três pilares fundamentais:
a) Transparência
b) Participação
c) Comunicação

E qual o caminho que temos pela frente para 2021?

Ora, este é um ano marcado por um momento político importante (eleições autárquicas) e por um momento social crucial (a retoma à normalidade).

Auxiliar os nossos clientes a adaptar-se com celeridade e eficiência, promovendo o apoio e participação da sociedade, serão certamente eixos a lidar. Se estiver interessado em perceber o timing que consideramos para cada um basta agendar uma reunião connosco.

Em termos tecnológicos continuaremos a aposta em inteligência artificial, Open Data, conversational interfaces, transparência e dados pessoais. Iremos continuar com o esforço de ter uma única plataforma e tecnologia, baseada na marca europeia WireMaze Cityfy Platform ®.

Em termos de soluções irão surgir algumas novidades durante 2021, entre outras, para aumento da produtividade dos colaboradores e maior eficiência nos processos internos.

2020 ensinou-nos a todos uma lição de humildade.

Humildade para reconhecer que não dominamos todas as variáveis.
Humildade para saber que a solução está na colaboração.
Humildade para reconhecer que da colaboração nasce a confiança que tanto precisamos para criar uma sociedade melhor.
E na WireMaze, se já sabíamos essa lição, os ensinamentos saíram ainda mais reforçados.

Para 2021 podem contar com a nossa inteira disponibilidade para Vos ajudar a melhorar e a criar condições para uma retoma sustentável.

Por uma sociedade melhor, mais evoluída e interligada!

Partilha da nossa visão do mundo? Quer saber como podemos ajudar a tornar 2021 num ano memorável? É simples, marque uma reunião connosco.