-
Blog
- O efeito pós-confinamento na promoção do turismo local!
O efeito pós-confinamento na promoção do turismo local!

Estamos no momento de pensar em estratégias para o desconfinamento. A nova normalidade vai chegar e, aos poucos, tal como já fizemos antes, “tudo vai ficar bem”.
Durante vários anos consecutivos, Portugal foi casa para o merecido prémio de melhor destino europeu, mas somos desde sempre merecedores do prémio de melhores aventureiros, ou, por outras palavras, de melhores turistas.
Olhando para o último ano, não podemos deixar de sentir a nostalgia de um tempo em que o ar puro tinha um sabor banal. Hoje, existe um desequilíbrio entre as vontades e as ânsias dos cidadãos.
Começamos pelo “vai ficar tudo bem”, faz-se o paralelo ao ciclo de vida de um produto, estamos todos confiantes de que esta pandemia está no final da maturidade e impacientes para chegar o declínio da mesma.
Estamos a testemunhar uma mudança no nosso turismo. A procura pelo turismo fora de Portugal baixou e a procura pelo turismo interno aumentou.
Em 2021, a tendência manter-se-á, pelo que devemos estar preparados para oferecer o melhor que temos, para os melhores turistas do mundo.
Como devemos melhorar a nossa oferta turística e, com isso, promover também a nossa região?
O primeiro passo passa na aposta de um website dedicado, em exclusivo, ao turismo e à comunicação da nossa oferta.
Ter um portal de turismo permite uma maior orientação da informação para o turista. Comunicamos de forma mais efetiva e podemos utilizar ferramentas mais especializadas para o fomento da região.
Matosinhos, por exemplo, alcançou um crescimento de cerca de 77% no comércio local, muito por culpa da criação de um portal de turismo dedicado.
Hoje, o turista está em constante movimento e os smartphones fazem parte da lista de indispensáveis. Neste sentido, uma app de turismo poderá ser também uma excelente forma de promovermos o que de melhor a nossa região tem para oferecer.
A possibilidade de criação de percursos personalizados que podem ser seguidos “on the go” oferece uma grande versatilidade ao turista e permite que o turista tenha uma maior capacidade de explorar o nosso território, conheça o testemunho de Arcos de Valdevez.
Devemos, contudo, recorrer a estas, e outras, plataformas para promover a sensibilização, quer do turista, quer dos agentes locais para a responsabilidade acrescida que temos nos próximos tempos.
Agora, mais que nunca, o turismo responsável e sustentável assume especial relevância. Neste sentido, devemos nós enquanto organismo central, ser responsáveis por promover estes valores no nosso ecossistema.
Estas iniciativas formarão, como um todo, um importante pilar para o desenvolvimento do turismo local.
A confiança que, enquanto autarquia, consegue transmitir aos munícipes e turistas sustentará o bom desenvolvimento do turismo. Seja através de plataformas de promoção da nossa região e património turístico, seja através de plataformas de sensibilização, o papel da autarquia é fundamental.
Conheça algumas autarquias que já apostaram na promoção turística e territorial:
- Arcos de Valdevez promove o turismo local;
- Descubra todos os encantos de Ílhavo no seu Portal de Turismo;
- Descobrir Ponta Delgada: App e Portal de Turismo;
- Matosinhos atinge novos máximos turísticos;
- Turismo local é o ponto-chave para o crescimento da sua freguesia.
Quer saber como podemos ajudar numa promoção sustentável e responsável do turismo e fomento da economia local? Contacte-nos!
Conheça as nossas soluções para:
-
/o-que-fazemos/cidadania
Cidadania
Comunicação, transparência e participação na sua autarquia.
-
/o-que-fazemos/equipas
Equipas
Produtividade e transparência interna.
-
/o-que-fazemos/parceiros
Parceiros
Relação inovadora com os parceiros sociais e económicos.
-
/o-que-fazemos/turismo
Turismo
Promoção da cultura regional de forma atrativa e interativa.