-
Blog
- Museu de Penafiel: o equilíbrio perfeito para a arte prosperar
Museu de Penafiel: o equilíbrio perfeito para a arte prosperar
Instituição encontrou na modernização uma forma de acentuar a sua ligação com os visitantes, que procuram conhecer a história do concelho.

Sabemos que a experiência de ir visitar um museu pode ser tão incrível como dececionante. Tudo depende de uma única coisa: o conteúdo!
Então, como deve ser o site de um museu? Que conteúdos deve ter para que salte à vista de um visitante e desperte o desejo de ir visitar?
É preciso ter conteúdos interessantes, com qualidades nas informações e ainda ser visualmente atrativo. E quando falamos de conteúdo, automaticamente falamos de comunicação. Afinal, uma coisa esta ligada à outra.
Para que o público possa compreender por completo todo o acervo de um museu, é necessário um equilíbrio na comunicação. Seja no design, na informação propriamente dita, ou no formato em que é apresentada.
Saber transmitir as informações de forma que o visitante comum possa entender e ter uma experiência interessante é vital. Esta é a chave para o sucesso de um museu, aliando a isso os processos de modernização e as ferramentas digitais disponíveis no mercado.
Baseado nesta premissa, o Museu Municipal de Penafiel decidiu fundamentar a mudança do seu site. O upgrade da sua presença digital trouxe o equilíbrio entre conteúdo, comunicação, acessibilidade e design.
Conversamos com Maria José Santos, diretora do Museu Municipal de Penafiel e chefe de divisão de Cultura e Turismo do Município. Ela contou-nos um pouco sobre como foi esta transição entre os sites, os desafios e as expectativas para uma aproximação com o público após a pandemia.
Grandes obstáculos
Em 2012, o website do Museu Municipal de Penafiel foi reconhecido nacionalmente como o mais inovador, recebendo prémios de destaque pela Associação Portuguesa de Museologia. Contudo, os anos trouxeram à tona uma grande falha no seu sistema.
“Ao longo do tempo, o antigo site acabou por deixar de cumprir a sua função como principal canal de comunicação do Museu com os seus públicos, sendo pouco flexível e de difícil navegação”, explica Maria José.
Este canal de comunicação tornar-se-ia ainda mais importante com a vinda da pandemia. E a sua estrutura não conseguiu acompanhar a demanda de necessidades que a equipa do museu tinha.
“O site não permitia, por exemplo, inserir conteúdos em formato áudio e vídeo, que o Museu Municipal começou a produzir desde a pandemia, e que se tornam interessantes para a divulgação do património cultural e como recursos educativos e didáticos ao dispor da comunidade educativa”, complementa a diretora.
O design do antigo site do Museu Municipal de Penafiel era arrojado de facto, mas encontrava-se totalmente obsoleto, gerando problemas de gestão de backoffice e com bugs constantes.
Além disso, notou-se que muitos visitantes se sentiam desencorajados a ir ao museu, por não conseguirem perceber as informações presentes no website.
“A sua navegação era bastante complexa e nada intuitiva, para além de não ser responsivo, e as questões de acessibilidade não tinham sido contempladas inicialmente. Muitas vezes era necessário auxiliar telefonicamente os utilizadores para a navegação no site, nomeadamente os professores, quando procuravam informação sobre a oferta educativa disponível”, expõe Maria José.
Nova presença digital
Na era da modernização administrativa em que estamos inseridos existem três pilares fundamentais: design, conteúdo e acessibilidade. O antigo site do Museu Municipal de Penafiel não tinha nenhum equilíbrio entre eles.
No entanto, hoje a instituição já dispõe de um dos websites mais completos em relação à realidade dos museus de Portugal. Atrativo e dinâmico, responsivo em diferentes plataformas digitais, com conteúdo de excelente qualidade e, acima de tudo, acessível a todos.
Foi realizado um intenso trabalho para delinear o projeto de ponta a ponta. Em vez de se partir de um template de site temático - o que acontece em muitas Câmaras Municipais – a equipa de gestão de Penafiel optou por um site feito de raiz.
Para Maria José, esta nova presença digital do Museu traz muitos benefícios, tanto para os colaboradores que auxiliam na gestão da instituição, como também para o público.
“A nova forma de comunicação com os públicos e a presença do Museu on-line, que nos permite agora colocar ao dispor dos utilizadores toda a informação acerca dos serviços, das exposições e eventos, da oferta educativa, dos recursos didáticos disponíveis, etc., comunicando e divulgando o património à guarda do Museu de forma acessível e muito mais dinâmica”, sublinha a diretora.
Segundo Maria José, o novo site cumpre todas as normas e as boas práticas de acessibilidade na web, sendo ainda flexível na gestão do backoffice. Sendo assim, o site dispõe de nove línguas oficiais de tradução (inglês, espanhol, francês, holandês, alemão, chinês, japonês, italiano, russo e português), além de um avatar de Língua Gestual Portuguesa e ainda a plataforma ReadSpeaker.
“Esperamos que o novo site possa agora responder às nossas necessidades de comunicação com os públicos de forma mais atual, fácil e intuitiva. Poderemos, assim, também on-line, garantir os elevados padrões de qualidade pelos quais o Museu de Penafiel se rege”, finaliza Maria José.
Alcançar o equilíbrio entre conteúdo, design e acessibilidade não é uma tarefa fácil, mas é claramente praticável. As ferramentas digitais são excelentes aliados para que seja possível atingir este patamar.
Conte connosco para ajudar no seu processo de modernização.
Veja este e outros artigos através da subscrição na nossa newsletter 👉 https://wmcp.pt/1lzmzn
Não deixe de acompanhar todas as novidades do mundo autárquico nas nossas páginas de Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.
Sugestões de leitura
-
Mogadouro dá as boas-vindas ao seu novo siteClientesProjetos wireSTUDIOwireSTUDIO
Mogadouro dá as boas-vindas ao seu novo site
13 Nov -
Visite Porto de Mós, através do novo site de turismoClientesProjetos wireSTUDIO
Visite Porto de Mós, através do novo site de turismo
27 Set -
O antes e depois de Lagoa, Mortágua, Góis e ÓbidosClientesProjetos wireSTUDIOwireSTUDIO
O antes e depois de Lagoa, Mortágua, Góis e Óbidos
25 Set -
Case Study: Lagoa e a sua plataforma do munícipe 4.0ClienteswireBOTwireCONNECTwireSTUDIO
Case Study: Lagoa e a sua plataforma do munícipe 4.0
20 Set
Conheça as nossas soluções para:
-
/o-que-fazemos/cidadania
Cidadania
Comunicação, transparência e participação na sua autarquia.
-
/o-que-fazemos/equipas
Equipas
Produtividade e transparência interna.
-
/o-que-fazemos/parceiros
Parceiros
Relação inovadora com os parceiros sociais e económicos.
-
/o-que-fazemos/turismo
Turismo
Promoção da cultura regional de forma atrativa e interativa.