-
Blog
- Município de Aveiro apresenta micro site com apoios em resposta ao COVID-19
Município de Aveiro apresenta micro site com apoios em resposta ao COVID-19

Durante esta pandemia, foram muitas as autarquias que se adaptaram num curto espaço de tempo. Além disso, houve uma grande necessidade de disponibilizar a informação atualizada para a comunidade foi prioridade.
A constante mudança de medidas anunciadas pelo governo trouxe muitas dúvidas à população e de forma a trazer tranquilidade a autarquia de Aveiro lançou um micro site focado para a pandemia.
“Covid-19 – Câmara Municipal de Aveiro” é a nova plataforma que agrega toda a informação necessária sobre a pandemia na autarquia.
A informação do micro site contém todos os apoios municipais à actividade social e económica em resposta ao COVID-19, bem como as notícias, perguntas frequentes e ponto de situação pela Direção Nacional de Saúde.
A autarquia utiliza ainda o novo micro site para partilhar o desenvolvimento das diferentes fases e contactos do Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica da Câmara Municipal de Aveiro / Operação Anti Covid-19.
Entrevistamos o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves sobre o lançamento do novo micro site.
WireMaze (WM): Qual o papel do Município perante a situação presente, nomeadamente à pandemia do vírus Covid-19?
Ribau Esteves (RE): O Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19 passou a assumir desde o início do mês de março de 2020, a primeira prioridade da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), com uma intervenção de iniciativa própria e direta, com a cooperação a vários níveis com entidades públicas e privadas e com a implementação de um conjunto de medidas de gestão da comunidade, dos equipamentos e espaços públicos, partilhando informação com regularidade com todos os cidadãos pelos vários suportes disponíveis.
A atuação da CMA assume necessariamente nesta nova área da sua atuação, um conjunto de despesas com relevante dimensão financeira, que a CMA tem capacidade de assumir e de enquadrar legalmente, pela publicação de vários diplomas legais no quadro do Combate à Pandemia do Covid-19.
A concretização dessas ações (10) e dessas medidas (32) integram o Programa de Ação de Apoio à Atividade Económica e Social, com um valor de investimento de 3 milhões de euros, e são assumidas a 100% pelo orçamento da CMA, que só é possível devido à execução e avaliação muito positiva do Programa de Ajustamento Municipal (PAM) em desenvolvimento, devidamente contratado com o Fundo de Apoio Municipal (FAM), tendo enquadramento na Lei 4-B/2020, de 6 de abril, que permite a assunção das despesas acima referidas com efeitos reportados a 12 de março de 2020.
WM: O que é que vos motivou para a criação da plataforma “Covid-19 da Câmara Municipal de Aveiro”?
RE: Num momento em que a comunicação se adensa dia-a-dia, hora-a-hora, é muito importante, na gestão da comunicação de crise ser objetivo, direto e simples na comunicação que temos de fazer aos cidadãos. Deste ponto de vista, a criação da plataforma Covid-19 da CMA vem dar essa importante resposta aos munícipes: informação verdadeira, objetiva e de simples perceção para todos.
WM: Que benefícios trouxe a implementação do novo micro site no dia-a-dia da autarquia perante o estado de emergência?
RE: Exatamente o resultado dos objetivos que pretendíamos com a plataforma. A comunicação e informação sobre a Pandemia da Covid-19 clara, verdadeira e diretamente para os cidadãos tem o seu espaço único, sem interferências que possam alterar a mensagem, como é natural num momento de grande densidade de informação, que muitas vezes cria confusões e se torna contraditória.
Por outro lado, aumentámos também por esta via a nossa qualidade de informação sobre o processo, podendo responder a dúvidas e questões prementes, aumentado a nossa capacidade de resposta e ferramentas para o fazer.
WM: Qual foi o impacto que sentiram por parte dos munícipes na disponibilização desta plataforma?
RE: A plataforma tem pouco mais de uma semana, pelo que ainda é difícil fazer esse balanço. No entanto, sentimos alguma diminuição da quantidade de questões enviadas via on-line ao Município, mas o resultado deste trabalho ainda está longe de conhecer um balanço.
Neste momento estamos focados na continuação do trabalho intenso em todas as frentes, e onde a plataforma tem um papel muito importante, para depois desta Guerra que estamos a combater, podermos perceber o seu impacto. Apesar disso, a primeira impressão é positiva e encorajadora.
Este é mais um exemplo a seguir na ação desenvolvida junto das suas comunidades numa autarquia. A pandemia criou a oportunidade de criar uma maior proximidade digital entre os cidadão e autarquias.
A WireMaze não fica indiferente quando vê os resultados positivos mesmo em tempos incertos como os que vivemos. Juntos, promovemos cidadania.
Conheça as nossas soluções para:
-
/o-que-fazemos/cidadania
Cidadania
Comunicação, transparência e participação na sua autarquia.
-
/o-que-fazemos/equipas
Equipas
Produtividade e transparência interna.
-
/o-que-fazemos/parceiros
Parceiros
Relação inovadora com os parceiros sociais e económicos.
-
/o-que-fazemos/turismo
Turismo
Promoção da cultura regional de forma atrativa e interativa.