Blog WireMaze

Abertura sedl 2021 1 847 450
2022/04/27

Juntos pela cidadania: Valongo ganha prémio pela SEDL 2021

AVISO: As vagas para o 4.º Autarquias do Futuro estão a esgotar! Restam apenas 150 lugares. Garanta já o seu 👉 https://wmcp.pt/k93xw1

 

 

Mais um reconhecimento internacional pelo seu trabalho com os cidadãos.

O Município de Valongo foi nomeado “Partner of EDLW 2021” devido a excelência e a criatividade na organização e realização da SEDL – Semana Europeia da Democracia Local de 2021.

Este é mais um reconhecimento internacional pelo seu trabalho com os cidadãos.

A distinção foi atribuída no âmbito da Reunião de Coordenação da EDLW (European Local Democracy Week) por vídeo conferência com a porta-voz Bryony Rudkin. O trabalho realizado pela autarquia reflete o esforço em prol da melhoria da sua comunidade em todos os aspetos possíveis.

Ano após ano, o conjunto de eventos para celebrar a democracia local e a participação dos seus munícipes tem crescido exponencialmente, quer em número de atividades, quer no número de dias que o Município dedica a esta iniciativa.

O que começou com apenas um dia de atividades – assinalada no dia 15 de outubro (data da assinatura da Carta Europeia de Autonomia Local) – passou, em 2021, a 60 dias seguidos de ações, somando 180 atividades.

Conferências internacionais, workshops sobre o mercado de trabalho, a participação pública, sustentabilidade, teatros sobre os valores da União Europeia, exposições diversas e muitas outras iniciativas.

Para Gisela Barbosa, Chefe de Divisão de Cidadania e Juventude do Município de Valongo, o reconhecimento é a certeza de que estão no caminho certo.

Nós já começamos a ser reconhecidos pelo trabalho que estamos a desenvolver. Foi um orgulho enorme perceber que um projeto que é desenvolvido de forma transversal pelo município é acolhido por todas as áreas da população do concelho e, portanto, tem este tipo de merecimento e reconhecimento. Com certeza, agora é preciso fazer ainda mais, e se possível melhor”, sublinha.

Com o projeto SEDL 2021, o Município de Valongo não só foi nomeado como “Partner of EDLW 2021”, título que reconhece a todos os aspetos positivos que este evento representa, mas também ganhou o prémio de Município do Ano, atribuído pela UM-Cidades na categoria Área Metropolitana do Porto.

É um grande orgulho receber esta distinção. Acreditamos que iniciativas como esta constituem o referencial de ação que garante as melhores condições para uma participação ativa dos cidadãos, de atores públicos e privados, na formulação e implementação das políticas públicas”, considera José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara de Valongo.

Com a SEDL, apostamos numa democracia mais participada e responsabilizante, fundamental para o envolvimento da comunidade e para o combate à desinformação. Esta iniciativa contribui para que o processo governativo tenha lugar num espaço aberto e fluido, no qual participam múltiplos atores unidos sob a sustentação do interesse coletivo”, salienta o autarca, frisando que “a participação é essencial à democracia, mas só é interessante, social e politicamente produtiva se for realmente interessada, informada, plural e responsável”.

Desde 2018, a WireMaze tem o orgulho de contribuir para esta jornada do Município de Valongo, realizando com a WireAcademy workshops e atividades inseridos nos programas da SEDL, no âmbito do seu programa de disseminação de boas práticas na modernização pública.

Juntos promovemos cidadania e melhoramos a nossa comunidade.

Parabéns a Câmara Municipal de Valongo por mais esta conquista!