Blog WireMaze

20anos 1 847 450
2021/07/13

Há 20 anos a construir um mundo melhor!

A WireMaze nasce a dia 2 de julho de 2001, com a visão de melhorar o mundo. Mas como? O que nos motiva? O que já mudamos? Partilhámos aqui, algumas das nossas conquistas.

Acreditamos que para mudar o mundo, devemos começar pelo que nos rodeia, o nosso país, a nossa cidade, a nossa rua. Qual será o ponto de partida?

Somos todos munícipes das nossas cidades. Uns têm orgulho do sítio onde vivem, outros apaixonam-se pela cidade que os acolheu. Contudo, existem sempre coisas a melhorar. Seja arranjar uma estrada ou obter um licenciamento de forma rápida. Se queremos mais e melhor, o que fazemos nós munícipes para o alcançar? Como podemos contribuir e participar? O voto é a nossa única alternativa ou há mais?

Ao colocarmo-nos na perspetiva da administração local, sabemos que temos o poder e dever para melhorar a nossa cidade. Temos o poder da decisão e da gestão. No entanto, há muitas pedras no caminho. O que querem os nossos munícipes? Como podemos melhorar a vida deles? Como desenvolvemos a nossa cidade? Como os nossos munícipes sabem aquilo que fazemos para melhorar o seu dia-a-dia.

Precisamos uns dos outros para construir um mundo mais evoluído, transparente e equilibrado. É esse o propósito da WireMaze: ajudar as instituições públicas a melhorar o dia-a-dia de todos nós, os cidadãos.

Fazemos através de soluções digitais simples e eficazes:

  • Automatizamos tarefas burocráticas;
  • Auxiliamos as instituições na prestação de atendimento qualificado, através de canais virtuais, como atendimento em tempo real por videochamada;
  • Possibilitamos a abertura de espaços para a participação ativa da população;
  • Ajudamos a alcançar a transparência;
  • Informamos, formamos e aconselhamos os colaboradores sempre que existem novas leis, soluções ou procedimentos;
  • Proporcionamos ferramentas com a integração com Gateways de pagamento para impulsionar o atendimento digital.

Em suma, fornecemos ferramentas e orientação especializada que torna possível a aproximação das autarquias dos seus munícipes. O que nos aproxima do nosso propósito: a promoção de cidadania.

Partilhamos alguns exemplos:

O Centro Hospitalar Universitário do São João diminuiu o tempo de um procedimento concursal de um ano para 3 meses, com a receção de 1271 candidaturas, via online.

Com base nos OP’s, 30M€ de projetos já foram implementados por escolhas diretas do cidadão. Projetos tão emblemáticos como o maior parque de magnólias do mundo, inúmeros espaços para cidadãos portadores de deficiência (ex: salas snoezelen, parques infantis adaptados, cadeiras adaptadas para percursos pedestres), inúmeros projetos ligados a animais. Projetos sugeridos por cidadãos e escolhidos por cidadãos.

Alfândega da Fé, Vila Nova de Cerveira e Arcos de Valdevez alcançaram um nível de transparência reconhecido a nível nacional como excelência no IPIC.

Colaboramos no lançamento de projetos inovadores na transparência municipal com Valongo, nomeadamente o “Tá Claro”, ou com São João da Madeira (portal da transparência).

Guimarães recebeu mais de 1400 processos de ajuste direto simplificado em cerca de 5 meses de uso do portal do fornecedor, poupando centenas de horas na integração dos dados diretamente do portal com o ERP.

O programa de disseminação de boas práticas – WireAcademy - realizou 22 workshops desde o último trimestre de 2017. Foram organizados três megaeventos – Autarquias do Futuro, um fórum nacional dedicado às áreas de atuação da democracia local. Como resultado, centenas de técnicos e eleitos autárquicos estiveram presentes em ações de formação sobre os mais variados temas.

Os reconhecimentos dos nossos clientes não se ficaram por Portugal. Internacionalmente vários têm conquistado prémios de boas práticas. Por exemplo: Águeda e Valongo.

A história é longa, mas ainda muito falta para escrever.

20 anos de crescimento,
20 anos a promover cidadania,
20 anos a ajudar instituições públicas a servir mais e melhor,
20 anos de WireMaze!

A nossa missão é a promoção de cidadania em prol de uma sociedade melhor.
É através do trabalho desenvolvido junto das autarquias locais e instituições públicas que nós conseguimos contribuir com os nossos talentos.

Somos gratos pelo nosso caminho, a quem passou por ele, a quem ainda está nele e a quem se juntará nele.

Muito obrigado a todos os clientes e colaboradores que contribuem para que a nossa missão continue a ser traçada. Sem estas pessoas, não estávamos aqui.

Que venham mais 20 (e muitos)! Muitos parabéns, a nós!