-
Blog
- Freguesia da Guarda encurta a distância com o seu freguês
Freguesia da Guarda encurta a distância com o seu freguês

Novo site convida os cidadãos a uma experiência imersiva para fomentar a participação e união da comunidade.
É preciso ter coragem para inovar. Mais do que isto, é preciso ter disposição e empenho para encarar o desafio de mudar a forma como as coisas são feitas e abraçar o novo. Acima de tudo, inovar é um processo, e isso requer tempo.
Após 10 anos do lançamento do primeiro site, a Junta de Freguesia da Guarda começa 2023 com um novo design do seu site. Além de trabalhar a nova imagem, a autarquia visa aperfeiçoar e alargar a sua presença digital em vários âmbitos.
Anabela Cunha, membro do executivo da autarquia, releva que sentiram a necessidade de apostar numa imagem mais apelativa e dinâmica, a fim de captar outras faixas etárias para a participação cívica, de uma forma mais ativa. Além disso, uma atualização visual era premente para refletir o espírito da instituição.
“Acreditamos que a frase “nunca devemos julgar um livro pela capa” não se aplica a um site institucional. Quando este parece desatualizado, somos levados a achar que quem está por trás dele não investe o tempo necessário e o esforço na sua área de atuação. E é exatamente esse trabalho e o nosso dia a dia que queremos dar a conhecer”, afirma Anabela Cunha.
Segundo os membros do executivo da autarquia, o sítio enfrentava desafios em questão de acessibilidade e de gestão de conteúdos no backoffice, o que dificultava a transmissão da informação com a eficácia e a celeridade desejada.
“A acessibilidade para quem navegava via mobile não era a mais prática, e sabemos que uma vasta percentagem de quem nos consulta fá-lo por esse meio. A nível da inserção de conteúdos, também tínhamos algumas dificuldades que algumas vezes limitavam a informação que queremos disponibilizar. Queremos poder colocar formulários, queremos fazer sondagens, queremos incentivar a uma participação mais ativa, queremos estar mais próximos de todos”, explica Anabela Cunha.
O novo site da Freguesia da Guarda apresenta 5 pilares basilares de conteúdo.
Há um espaço de informações gerais do território, do executivo, de documentos e arquivos para consulta pública; um balcão virtual de serviços online com inúmeros formulários, um espaço de foco na freguesia, onde se noticiam avisos, editais, orçamentos participativos e informações de associativismo e comunidade; um local reservado para notícias, destaques na imprensa nacional, vídeos e newsletters.
Há um espaço dedicado exclusivamente ao turismo, que reúne dicas de alojamentos, alimentação, áreas de lazer, cultura e desporto e transportes na região da Guarda.
O site ainda destaca, logo na página inicial, o registo de ocorrências, informação de avarias ou anomalias presentes na freguesia. Assim, fomenta a participação e a melhoria na qualidade de vida do munícipe.
A renovação da presença digital da autarquia trouxe inúmeros benefícios a nível de acesso dos utilizadores e os conteúdos ali presentes. No entanto, o grande diferencial foi o site refletir a diversificação dos canais de discussão.
“Atualmente, a cidadania exerce-se, em larga medida, em espaços de discussão como as redes sociais, os fóruns digitais, etc. Cada vez mais a informação é procurada através das redes sociais, a atualização dos conteúdos, de eventos, é feita através das várias redes. Acreditamos que essa será também a melhor forma de envolver os indivíduos nas problemáticas das suas localidades”, reflete Anabela Cunha.
“Os cidadãos têm agora acesso a formas inovadoras de expressar as opiniões e criarem eles próprios conteúdos políticos de reflexo de uma cidadania ativa. Acreditamos que atualizando e diversificando a nossa presença digital, iremos conseguir promover fregueses mais informados, mais conhecedores dos seus direitos e deveres, mais ativos na comunidade, e em última análise intervenientes numa Freguesia mais dinâmica”, finaliza.
Com o lançamento do novo site, o grande objetivo da freguesia é justamente estar cada vez mais próximo do seu freguês. “Queremos ser a ponte para quem sente que tem alguma informação para transmitir ou dúvida para colocar. Para quem quer alertar para um problema que vê. Queremos poder estar mais próximos e mais presentes na comunidade, características essenciais e distintivas das Juntas de Freguesia”, completa Anabela Cunha.
Nas palavras de João Prata, presidente da Junta de Freguesia da Guarda, a nova roupagem do website veio em boa hora e trouxe novas oportunidades para encurtar a distância entre a freguesia e o seu freguês.
“Aproveitámos para atualizar a informação e reforçámos a nossa presença com o recurso às novas opções tecnológicas. Quisemos essencialmente facilitar e garantir uma melhor e mais formada e informada visita dos utilizadores ao manancial informativo que vai encontrar”, explica João Prata.
“Quisemos, e vamos agora concretizando esta ferramenta que, sendo mais apelativa encurta distância, potencia a participação e favorece a comunicação cidadãos/ freguesia/cidadão para um melhor enquadramento, conhecimento e exploração da nossa região e freguesia”, sublinha o presidente.
Encurtar a distância entre o poder local e seus cidadãos não é uma tarefa tão complicada. A mudança de paradigma requer, antes de tudo, vontade. O desejo de querer estar mais próxima das pessoas e de oferecer serviços de qualidade de forma célere é a grande palavra-chave.
Não importa o tamanho da câmara municipal ou da junta de freguesia, modernizar os sites é um dos mais importantes passos a trilhar no caminho para a construção de uma sociedade mais informada, mais inclusiva, e mais participativa.
Nós podemos ajudar neste processo. Conte connosco.
Não deixe de nos acompanhar nas nossas páginas de Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter. Para estar a par de todas as nossas novidades, subscreva a nossa newsletter.
Sugestões de leitura
-
Mogadouro dá as boas-vindas ao seu novo siteClientesProjetos wireSTUDIOwireSTUDIO
Mogadouro dá as boas-vindas ao seu novo site
13 Nov -
Visite Porto de Mós, através do novo site de turismoClientesProjetos wireSTUDIO
Visite Porto de Mós, através do novo site de turismo
27 Set -
O antes e depois de Lagoa, Mortágua, Góis e ÓbidosClientesProjetos wireSTUDIOwireSTUDIO
O antes e depois de Lagoa, Mortágua, Góis e Óbidos
25 Set -
Case Study: Lagoa e a sua plataforma do munícipe 4.0ClienteswireBOTwireCONNECTwireSTUDIO
Case Study: Lagoa e a sua plataforma do munícipe 4.0
20 Set
Conheça as nossas soluções para:
-
/o-que-fazemos/cidadania
Cidadania
Comunicação, transparência e participação na sua autarquia.
-
/o-que-fazemos/equipas
Equipas
Produtividade e transparência interna.
-
/o-que-fazemos/parceiros
Parceiros
Relação inovadora com os parceiros sociais e económicos.
-
/o-que-fazemos/turismo
Turismo
Promoção da cultura regional de forma atrativa e interativa.