Blog WireMaze

Nao ao abandono 1 847 450
2020/03/31

Durante esta pandemia, vamos combater contra o abandono de animais?

Numa primeira fase, a informação sobre o Covid-19 nos animais era escassa. As preocupações começaram a crescer pois não havia garantias de que os animais, também, transmitissem o vírus com os seres humanos.

No entanto a Direção Geral de Saúde já veio desmistificar que não há casos em que seja o animal a transmitir o vírus para humanos. A Guarda Nacional Republicana alertou as pessoas que não devem abandonar os animais de companhia.

gnr-não-ao-abandono-crop

Mesmo com a informação disponibilizada e tranquilização por parte das entidades devidas, há uma grande preocupação em que a taxa de abandono aumente.

As razões não se baseiam apenas no contágio, mas sim no decréscimo de poder de compra e, acima de tudo, da manutenção dos cuidados básicos para os animais de companhia.

São vários os exemplos do investimento das autarquias em parceria com a comunidade. Por exemplo, em projetos de Orçamentos Participativos alguns Municípios tiveram propostas vencedoras que tinham por objetivo o cuidado com o bem-estar dos animais.

Há autarquias que já estão preparadas para a gestão de canídeos e felinos. O Petcare tem ajudado alguns municípios na gestão dos Centros de Recolha Oficial. Relembre o caso da Autarquia de Ribeira Grande. Os animais disponíveis nos CRO aderentes estão disponíveis para adopção no portal MyFuture.Pet.

Contudo, há uma lista de medidas de prevenção para que o seu animal de estimação não propague o vírus Covid-19. Quando sair para dar um passeio com os seus animais:

  • Evite locais com muitas pessoas ou animais.
  • Não permita o toque de outras pessoas no seu animal, nem contato deste com outros.
  • Deve limpar as patas, antes de entrar em casa, principalmente as almofadas plantares, (por cima, por baixo e entre os dedos), use produtos veterinários como sprays ou toalhetes com base em clorexidina, caso não tenha essa opção pode recorrer ao álcool, mas em pequena porção e sem causar fricção para evitar irritar a pele dos animais.
  • Repita a limpeza na barriga e no focinho com o mesmo sempre com cuidado para não tocar nos olhos com qualquer dos produtos indicados.

Todos os cuidados são essenciais para evitar a propagação do vírus Covid-19.

Neste momento, separados é o novo juntos na promoção da cidadania.