-
Blog
- Comunicar pode e deve ser para todos!
Comunicar pode e deve ser para todos!

Comunicar, o conceito primordial na base de uma sociedade. Este é o ato de relacionar-se com o outro, que implica a interpretação e compreensão da mensagem emitida. Esta definição está enraizada na essência de cada um, mas em pleno ano de 2020 ainda existem muitas barreiras na comunicação.
Em Portugal existe uma comunidade que continua a ser prejudicada no seu quotidiano, a comunidade dos surdos. Além de terem de lidar com a sua limitação estes enfrentam dificuldades em comunicar.
Sabia que 80% dos surdos têm uma educação insuficiente ou problemas de literacia, baixa capacidade oral e condições de vida caóticas? As principais dificuldades não decorrem da surdez em si, mas da falta de conhecimento da língua falada.
No caso de Portugal, os números não são específicos e diretos, mas a Federação Portuguesa das Associações de Surdos tem feito um trabalho árduo, juntamente com diversas Associações Portuguesas de Surdos espalhadas pelo território nacional no apoio à educação, justiça, emprego e acessibilidades.
De momento, nem todos os surdos são capazes de ler a língua portuguesa falada, pois é a segunda língua deles. No quotidiano, estes têm de lidar com dificuldades extremas na comunicação com os ouvintes.
O dever de uma autarquia local passa, também, por quebrar as barreiras de comunicação e fazer com que todos os fregueses se sintam incluídos nas atividades da mesma. Mas como é que isso é possível?
- Criar maior proximidade com as associações locais;
- Promover atividades de inclusão social;
- Disponibilizar ferramentas que quebrem barreiras de comunicação entre os surdos e ouvintes.
Atualmente, a acessibilidade nos meios digitais tem vindo a evoluir, mas ainda existe um longo percurso a percorrer, pois, nem todos os sites estão preparados a 100% para qualquer leitor.
A partir de agora, a sua autarquia poderá comunicar sem restrições usando o VirtualSign, a nova ferramenta que faz a tradução de texto para a língua gestual portuguesa. A sua presença digital passa a ser acessível a todas as pessoas com surdez.
As funcionalidades que pode encontrar no VirtualSign:
- Avatar de Língua Gestual Portuguesa;
- Integração nos canais digitais das autarquias, por exemplo: website e apps;
- Tradução em tempo real;
- Redução de barreiras linguísticas;
- Fácil usabilidade.
Torne-se numa autarquia exemplar e comunique para todos os seus munícipes! Fale connosco agora.
Conheça as nossas soluções para:
-
/o-que-fazemos/cidadania
Cidadania
Comunicação, transparência e participação na sua autarquia.
-
/o-que-fazemos/equipas
Equipas
Produtividade e transparência interna.
-
/o-que-fazemos/parceiros
Parceiros
Relação inovadora com os parceiros sociais e económicos.
-
/o-que-fazemos/turismo
Turismo
Promoção da cultura regional de forma atrativa e interativa.