Blog WireMaze

Wireforms associativismo vfxira 1 847 900
2020/02/17

Comunicar já não é o que era, veja em quê que Vila Franca de Xira apostou para falar com os seus munícipes.

Um dos maiores desafios das autarquias é tornar a sua comunicação mais direta com os seus munícipes quebrando os monólogos de autarquia para a comunidade e criando um diálogo entre ambos.

Esta comunicação na maior parte das vezes é acompanhada por processos bastante burocráticos, o que leva à desistência por parte do cidadão. Temos o exemplo da dificuldade que os municípios encontram em manter a informação atualizada das associações locais.

As associações são a base de uma comunidade, sem estas a maior parte das iniciativas de lazer e cultural não existiam. Não esquecendo que estas são, também, um ponto crucial no âmbito social.

Vamos partilhar consigo, o exemplo que o Município de Vila Franca de Xira tem sido na comunicação com as associações locais. Hoje em dia, as associações comunicam com a autarquia de forma eficaz e simples.

O método que Vila Franca de Xira apostou foi na implementação de formulários personalizados para cada objetivo de comunicação e gerir os dados todos num só lugar, no backoffice do seu site autárquico.

Questionámos Ricardo Gomes, especialista de informática da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira sobre a plataforma que adotaram no quotidiano da sua autarquia:

WireMaze: Usam o wireFORMS em muitas iniciativas na área do associativismo. A comunidade tem reagido bem a esta nova forma de relacionamento?

Ricardo Gomes: A criação de formulários passou a ser um procedimento simples, com uma interface intuitiva e opções completas, otimizando o tempo despendido não só na criação como na leitura dos dados recolhidos disponibilizados automaticamente. Por outro lado, contribui positivamente para a desmaterialização dos processos administrativos.

WM: A construção de formulários para tantas iniciativas corresponde a mais um peso para o dia-a-dia?

RG: A construção de formulários é feita de forma intuitiva deixando assim de ser um peso para o trabalho diário desenvolvido pelos diversos Departamentos. Desta forma, torna-se possível para iniciativas diferentes, criar-se formulários completos, melhorando a experiência do utilizador.

WM: Qual o impacto que obtiveram na implementação deste tipo de comunicação com as associações do município?

RG: Por parte das entidades associativas a aceitação foi positiva com uma adesão bastante grande, obtendo assim um impacto igualmente positivo, e acesso a uma ferramenta que permite o desenvolvimento de formulários com um grau elevado de detalhe.

Podemos concluir que este município beneficiou de:

  • Centralização da gestão dos formulários e suas respostas;
  • Redução de tempo de criação e implementação dos formulários;
  • Maior participação dos munícipes na comunicação com a autarquia.

O wireFORMS é uma plataforma desenvolvida pela WireMaze que possibilita a comunicação e tratamento de dados de forma segura e compatível com o RGPD.

Para mais informações entre em contacto connosco.