Blog WireMaze

Peniche novo site 1 847 450
2020/12/29

Comunicação autárquica será mesmo importante? Peniche acha que sim!

Ao longo deste ano, o tema “comunicação autárquica” tem sido abordado aqui no nosso blog. Ano esse que tem sido uma caixinha de surpresas. Sim, é importante as autarquias pararem e refletirem na sua comunicação com a comunidade e redefinir os seus objetivos.

Após uma temporada de trabalho a definir a sua linha de comunicação, autarquia de Peniche lançou o seu novo portal autárquico. Um site com uma presença bem caraterística da sua cultura regional.

Contudo, nem tudo se trata da imagem. A autarquia quis disponibilizar aos seus cidadãos, todos os conteúdos atualizados com fácil acesso e uma navegação intuitiva, a partir de qualquer dispositivo móvel.

As equipas que trabalham diretamente com a plataforma, viram nesta ferramenta uma nova forma de conseguirem dialogar com os munícipes e estarem sempre a par das necessidades dos mesmos.

Depois do lançamento do site institucional, entrevistámos Ana Rita Petinga, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Peniche, sobre o resultado da nova presença online da autarquia.

Quais as razões que levaram a Câmara Municipal de Peniche a investir numa nova imagem no site institucional?

O Município de Peniche vinha sentindo a necessidade de atualizar o modo de comunicar com o seu público, munícipes, visitantes, investidores.

Desenvolveu uma nova imagem, mais atrativa, procurando integrar tradição com novos conceitos de comunicação gráfica, que foi apresentada publicamente em 2018.

Definido o conceito e a marca de identidade, reformulou-se a apresentação física nos documentos oficiais e nas redes sociais onde o impacto da mudança era menos oneroso, sem perder de vista que a evolução teria necessariamente de passar pela reformulação do site.

É neste particular que surge a WireMaze, a quem o Município de Peniche veio a adquirir a atual plataforma considerando também, para o efeito, a sua experiência no desenvolvimento destas ferramentas junto de autarquias.

Qual a importância do trabalho desenvolvido pelas equipas da autarquia com a utilização do wireSTUDIO?

O wireSTUDIO apresenta-se como uma ferramenta de backoffice muito prática e intuitiva, com múltiplas funcionalidades que possibilitam a disponibilização da informação de forma simples e esquematizada. Destacamos a versatilidade destas funcionalidades por permitem a adaptação face ao tipo de conteúdos que pretendermos comunicar, a segurança e a acessibilidade.

Que benefícios trouxe a implementação desta plataforma no dia-a-dia da autarquia?

Ainda que a nossa utilização da plataforma seja recente, uma vez que foi implementada há apenas 2 meses, a avaliação que fazemos é positiva. A possibilidade de vários utilizadores com permissões e acessos específicos possibilitou a distribuição do trabalho. Perspetiva-se a possibilidade de integração com outras plataformas por forma a simplificar um conjunto de procedimentos administrativos.

Que parâmetros diferenciadores encontrou nesta plataforma?

Destacamos a facilidade no carregamento de documentos, a possibilidade de integração de listagens de documentos, notícias, anúncios e outras funcionalidades em páginas, a rapidez no carregamento e pesquisa de conteúdos (site e backoffice) e a categorização de conteúdos enquanto elemento facilitador na organização/disponibilização da informação.

Gostaríamos ainda de destacar a disponibilidade mostrada pelos colaboradores da Wiremaze.

Qual o impacto que do site institucional repercutiu na comunicação com os cidadãos?

Quanto à repercussão junto dos munícipes, considera-se que o tempo de implementação do site é ainda reduzido – cerca de dois meses –sendo assim o período de tempo demasiado curto, suscetível de induzir em conclusões pouco consolidadas. A utilização de ferramentas – a que agora se vai dar início (formulários) - no seio da plataforma virão possibilitar melhor consistência na avaliação e conclusões.

Este é um tempo novo, com comportamentos novos e também com novas ferramentas, com as quais estamos a aprender a relacionarmo-nos, a fim de melhor servir os cidadãos.

Ainda assim, e de modo não mensurado, o retorno que temos tido é-nos muito favorável.


Atualmente, a presença online é das ferramentas mais fortes no âmbito da comunicação. Uma autarquia deve investir num diálogo com a sua comunidade. Quer dar esse passo connosco?