-
Blog
- Como divulgar o seu Município?
Como divulgar o seu Município?

Oferecemos 6 táticas para começar e assim aprimorar a notoriedade do seu município para com os seus cidadãos.
São muitos os municípios que enfrentam dificuldades em promover-se. Não só como poder local, mas também dando a conhecer informações relevantes e notícias de interesse geral para a sua comunidade.
Como a própria palavra já sugere, a propaganda consiste em propagar ideias ou informações sobre algo específico – neste caso o município – tendo sempre em consideração o interesse do seu público ou colmatando uma necessidade.
Este é um dos maiores desafios que aflige as instituições públicas há muito tempo. Independentemente do seu tamanho ou do seu orçamento, o facto é que há técnicas de marketing que podem favorecer a promoção do município de um modo geral.
Estas boas práticas podem maximizar a exposição da autarquia, tanto aos olhos dos moradores locais como de outras regiões. Pode aumentar a notoriedade do seu poder local e ainda potenciar a confiança dos munícipes, com base numa comunicação direta e transparente.
Mas como atingir isto tudo? Vamos mostrar que é possível!
Para isso, delineamos um verdadeiro guião, com 6 táticas que podem auxiliar a planear estratégias de divulgação. Ao seguir estas dicas, as ações do seu município vão alcançar a todos os cidadãos, aumentando a sua notoriedade dentro e fora das suas fronteiras.
1.º Passo: trabalhar internamente
Antes de voltar os olhos para fora, é preciso analisar e organizar o que está dentro da autarquia.
Muitas vezes esquecemos a satisfação dos próprios colaboradores. Por isso, uma comunicação eficaz com a equipa interna da autarquia pode trazer muitos benefícios. Trabalhar esta harmonia interna é uma das chaves para promover as iniciativas do município.
Afinal, os próprios colaboradores podem ser considerados os grandes embaixadores da instituição – isto quando estão felizes e satisfeitos com o seu trabalho.
Tática 1: Intranet
Pode não parecer, mas uma intranet bem estruturada não serve apenas para impulsionar a produtividade dos departamentos.
Há a rentabilização do tempo e do esforço para exercer as suas funções e tarefas diárias e há um sistema de comunicação transparente e transversal a toda a instituição.
Contudo, esta gestão interna é só o primeiro passo. Quando falamos na satisfação dos colaboradores, pensamos em ajudá-los a atingir o seu melhor potencial. Oferecer boas condições de trabalho faz com que, mesmo inconscientemente, eles sejam os porta-vozes do município.
Nota: Obviamente, também é necessário associar a isto uma estratégia de comunicação interna, com comunicados e atividades, capaz de fazer com que todos se sintam incluídos, em sintonia e em prol da população.
Exemplos a conhecer:
- Saiba como CM Loulé rege a sua autarquia como uma orquestra.
- Como dinamizar uma intranet de sucesso para milhares de utilizadores?
2.º Passo: trabalhar externamente
Depois de arrumar a casa e perceber como refinar a comunicação interna, tornando os próprios colaboradores porta-vozes do município, chegou a hora do grande público-alvo: o cidadão!
Para isto, existem inúmeras formas, que podem ser concretizadas em autarquias de todos os tamanhos e mesmo com orçamentos baixos. Aqui, a grande dica é colocar-se no lugar dos munícipes e questionar-se “Como posso melhorar a sua experiência?”
Ao analisarmos sob esta perspetiva, é possível compreender algumas falhas e remediá-las rapidamente. Assim, o cidadão sentirá mais confiança no seu poder local e irá orgulhar-se de pertencer àquele conselho.
Inclusivamente, estes cidadãos tendem a ser mais participativos na sua comunidade. Quer melhor divulgação do município do que esta?
Tática 2: Site
Tudo começa aqui!
O site de uma Câmara Municipal tem certos pré-requisitos a seguir para que cumpra o seu papel de amparar os seus cidadãos. Informações do concelho, a história da autarquia, contactos úteis e relevantes a respeito dos serviços disponíveis são pontos básicos a serem destacados.
Porém, também é possível agregar valor ao adicionar informações sobre os departamentos de cultura, de desporto, de desenvolvimento social, de educação, de ambiente, e muitos outros departamentso e áreas que possam ser de interesse da comunidade. Também, não podemos deixar de lado as informações sobre as Juntas de Freguesia do concelho.
Um site precisa de cumprir critérios de acessibilidade e usabilidade que atraia todos os cidadãos. Com a pandemia, tornou-se ainda mais fulcral a atenção dada às plataformas digitais, para que fosse possível continuar a fornecer os serviços autárquicos no formato online.
Um balcão virtual, com formulários simplificados, cumpre esta tarefa com mestria, assim como a disponibilização de um atendimento online 24h/dia, seja com um operador real ou com um chatbot. Estas ações fazem com que o cidadão não se sinta abandonado pela sua autarquia. E quanto mais rápida a solução do seu problema for feita, mais satisfeito ele ficará.
Nota: O desenvolvimento de um site moderno precisa considerar no seu layout não só o ponto de vista visual e no manual de imagem do município, mas também a sua acessibilidade. O cuidado com imagens e textos alternativos; o uso de uma linguagem capaz de ser compreendida por todos; o sistema de cores e hipertextos. Tudo isto contribui para um site harmonioso e eficaz.
Exemplos a conhecer:
- Site oficial da Câmara Municipal da Maia
- Site oficial da Câmara Municipal de Matosinhos
- Site oficial da Câmara Municipal da Bragança
Tática 3: Imagens e Vídeos
Sabe aquele ditado popular “Uma imagem vale mais do que mil palavras”? Esta afirmação é 100% verdadeira no que toca a divulgação. O cerne de uma boa estratégia de comunicação concentra-se muito na imagem, sendo ela um excelente aliado para atingir os objetivos.
As imagens podem ser consideradas meramente ilustrativas, mas não se engane! Elas são capazes de transmitir diversos sentimentos que podem auxiliar a complementar a mensagem que se deseja transmitir à população.
É preciso, antes de tudo, reforçar a imagem da autarquia, passando os seus valores e a sua visão para a comunidade da qual ela é responsável. Ao pensar por exemplo nas campanhas delineadas para os programas de apoio social, os incentivos ao consumo local e tantas outras iniciativas, é preciso conjugar todas com os objetivos de comunicação da autarquia.
Ao interligar estas narrativas, cria-se uma comunicação direta, transparente e coesa, que consequentemente impactará de maneira muito positiva a população. Dessa forma será possível fomentar a participação de toda a comunidade.
Pensar no design também é uma vantagem. Há muitas instituições que não se dedicam o suficiente neste aspeto e perdem muito em relação a conteúdos. Ao comunicar uma atividade ou uma nova iniciativa é preciso atingir todos os cidadãos, em todos os canais disponíveis: site, redes sociais, totems digitais, newsletters, jornais locais (sejam eles eletrónicos ou em papel).
Nota: Apostar em vídeos não só é uma tendência dos últimos tempos. Esta é uma excelente alternativa para tornar a mensagem mais interativa e eficaz, pois é mais fácil as informações serem absorvidas por todas as faixas da população. Quanto mais didático, melhor será para transmitir os conteúdos. Por ter um ótimo desempenho online, este ainda é um ótimo conteúdo para ser colocado nas redes sociais da instituição ou qualquer outro canal digital disponível.
Exemplos a conhecer:
Tática 4: Folhetos / Jornais
Não podemos deixar de pensar em como divulgar as ações do município para aqueles que não estão tão familiarizados com as tecnologias. Infelizmente, a taxa de info-excluídos, em algumas regiões do país, ainda é elevada e é preciso pensar em maneiras de chegar até estas pessoas.
Mesmo indo contra a modernização administrativa, o uso do papel é fundamental neste caso. Além disso, é possível replicar quase todas as táticas de comunicação delineadas para o online em formato analógico. A única diferença é que não será tão interativo.
Mesmo assim, o layout pode ainda ser dinâmico e apelativo para aqueles que recorrem ao papel. Folhetos informativos são sempre bem recebidos e podem ser distribuídos em todo o município, em estabelecimentos locais e até mesmo nas instituições públicas do concelho.
Os jornais também são uma alternativa eficaz para divulgar as ações do município. Neste espaço, ainda é possível pedir a colaboração dos moradores na construção dos conteúdos. Isto faz com que eles se sintam parte da comunidade.
Nota: Diferente dos folhetos, que são feitos para noticiar uma ação mais específica, os jornais são mais abrangentes. Portanto, aconselhamos delinear uma linha editorial que possa contemplar diversos assuntos relevantes para os moradores daquele concelho. Diversificar é essencial para fazer com que toda a comunidade se sinta incluída no processo.
Exemplos a conhecer:
Tática 5: Telemóvel, e-mail e newsletter
Voltando ao meio digital, não podemos deixar de citar outros meios que podem ser utilizados para promover as ações do município, além do site oficial das Câmaras Municipais e as suas redes sociais.
Desde que se respeite o RGPD, o telemóvel e o e-mail de um cidadão são a porta de entrada para o seu quotidiano. Ambos são diariamente utilizados pelos munícipes e é possível alcançá-los com as mensagens que desejamos transmitir.
As notificações push são uma ótima opção para informar sobre marcações, atualizações de serviços, ou início de alguma atividade programada pela autarquia. Em tempo real, o cidadão pode ser notificado e tomar uma atitude a respeito da informação que recebeu.
Já a newsletter é uma das ferramentas mais utilizadas em marketing – e isto é justificado por ter muitos benefícios. Este canal não só ajuda a criar um vínculo com o público (no caso, o cidadão local), como também fortalece esta relação com os conteúdos.
Esta é uma ferramenta muito versátil, uma vez que se pode enviar uma newsletter sobre qualquer tipo de assunto relacionado a autarquia e ainda gerar tráfego para o site ou qualquer outro link que adicionar – como, por exemplo, inscrições em iniciativas do poder local.
Nota: É preciso saber dosear a utilização de todos estes recursos. Se for pouco, talvez não tenha o efeito desejado e passe desapercebido. Se for em demasia, pode saturar e afetar negativamente a estratégia de comunicação. Portanto, recomendamos testar o volume de envio antes de estabelecer uma rotina. Assim, é possível ter a certeza de que está no caminho certo.
Exemplos a conhecer:
Tática 6: Apps
Esta lista não estaria completa se não mencionássemos as aplicações para telemóveis. A grande maioria dos portugueses possui um smartphone, e seria uma perda enorme as autarquias não tirarem proveito disso.
Além de ser uma tendência mundial, as aplicações oferecem praticidade e celeridade na palma da mão. Imagine atribuir estas duas características aos serviços da sua autarquia? Que impacto positivo isso teria nos seus cidadãos!
Uma aplicação delineada para os municípios é um complemento aos serviços oferecidos no próprio site da autarquia, com a vantagem de ter um acesso mais direto, rápido e simplificado. Além disso, outro grande benefício é a sua versatilidade.
É possível criar aplicações específicas para diferentes iniciativas. Seja para aumentar o turismo na região, ou fomentar o consumo e a economia local, ou gestão de ocorrências, ou uma agenda cultural do concelho, ou ainda uma plataforma específica para determinado projeto. As possibilidades são infinitas!
Nota: Antes de apostar no desenvolvimento de uma aplicação, é preciso fazer um estudo das necessidades e dos desafios que o município possui e de como esta ferramenta pode auxiliar. O tamanho e o formato da app vão depender exclusivamente destes fatores. A promoção desta ferramenta também deve passar por todos os canais, a fim de alcançar o maior número de utilizadores. Além disso, a divulgação de tutoriais de utilização também é uma prática recomendada, pelo menos nos primeiros meses de implementação.
Exemplos a conhecer:
- App da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira
- App da Câmara Municipal de Ponta Delgada
- App de turismo da Câmara Municipal de Montijo
Pronto para melhorar a comunicação da sua autarquia? Com estas táticas aplicas às suas iniciativas, vai ficar muito mais difícil passar desapercebido pelos munícipes. Conte connosco para ajudar neste processo.
Não deixe de nos acompanhar nas nossas páginas de Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter. Para estar a par de todas as nossas novidades, subscreva a nossa newsletter 👉 https://wmcp.pt/1lzmzn.
Sugestões de leitura
-
Orçamento anual 2024: passo a passoArtigo de Opinião
Orçamento anual 2024: passo a passo
16 Ago -
TOP 5 de apps de municípios que você precisa de conhecerClienteswireCITYappwireVISITapp
TOP 5 de apps de municípios que você precisa de conhecer
26 Jun -
Como divulgar a app da sua autarquiaArtigo de OpiniãowireCITYapp
Como divulgar a app da sua autarquia
31 Ago -
5 motivos para ter a sua autarquia na sua mãoArtigo de OpiniãowireCITYapp
5 motivos para ter a sua autarquia na sua mão
22 Ago
Conheça as nossas soluções para:
-
/o-que-fazemos/cidadania
Cidadania
Comunicação, transparência e participação na sua autarquia.
-
/o-que-fazemos/equipas
Equipas
Produtividade e transparência interna.
-
/o-que-fazemos/parceiros
Parceiros
Relação inovadora com os parceiros sociais e económicos.
-
/o-que-fazemos/turismo
Turismo
Promoção da cultura regional de forma atrativa e interativa.