Blog WireMaze

Vila real forms 1 847 450
2020/12/17

Apoios sociais no âmbito escolar ainda são em papel? Veja como Vila Real faz!

Os tempos continuam de alerta sobre a segurança e saúde pública. Diminuir as visitas às instalações oficiais das autarquias deve ser uma prioridade para as mesmas, de modo a garantir a segurança de todos.

A autarquia de Vila Real, de forma simples e rápida, apostou na disponibilização de formulários online para os apoios sociais na área da Educação para que os seus munícipes não tivessem de se deslocarem às instalações da mesma.

Após o confinamento, ainda se sente muita insegurança por parte das pessoas, principalmente no que diz respeito à adaptação da nova normalidade. Os casos positivos continuam a crescer e o medo começa a aumentar no quotidiano dos cidadãos.

Os benefícios não se sentiram apenas do lado do cidadão, mas também, por parte dos colaborares que ganharam mais tempo para a organização da informação e realização de tarefas adicionais.

Uma plataforma que se diferencia pela versatilidade e adaptabilidade em qualquer âmbito autárquico, traz a todas as pessoas a oportunidade de fazer pedidos e resolver processos de forma mais eficiente e eficaz.

A autarquia com 5 formulários online conseguiu:

  • Diminuir o tempo gasto com idas aos departamentos;
  • Reduzir o número de papel utilizado em formulários impressos;
  • Garantir a segurança dos dados pessoais de acordo com o RGDP;
  • Maior acesso a todos os processos a decorrer com perfis de segurança;
  • Uma gestão centralizada de todos os pedidos num só portal.

Conversamos com Paula Magalhães, Especialista de Informática na Divisão de Modernização e Tecnologias da Câmara Municipal de Vila Real, sobre o impacto do wireFORMS na autarquia e sua comunidade.

Que benefícios trouxe a implementação desta plataforma no dia-a-dia da autarquia?

A introdução dos formulários online permitiu diminuir o nº de atendimento presencial de munícipes no balcão de atendimento, libertando assim os funcionários para outras tarefas.

Qual a importância do trabalho desenvolvido pelas equipas da sua autarquia com a utilização do wireFORMS?

O tratamento e registo dos pedidos através dos formulários não trouxe alterações ao modo de funcionamento do BackOffice em relação ao já realizado pela receção via email, não havendo, portanto, necessidade de alterações ao procedimento administrativo.

Qual o impacto que o wireFORMS repercutiu na comunicação com os munícipes?

Os formulários disponibilizados online tornaram mais célere e simples o processo de inscrição nos diversos serviços de educação, trazendo um conforto aos munícipes quer evitando as deslocações como tempo e despesa gasto nas mesmas.


A sua autarquia já deu este passo na modernização administrativa? Se quer uma relação win-win com os seus munícipes, fale connosco.