Blog WireMaze

Pexels andrea piacquadio 845451 1 847 450
2022/01/10

Albergaria-a-Velha ao serviço do munícipe 24x7

Estamos numa era de constante desenvolvimento e evolução tecnológica, obrigando as autarquias a estar cada vez mais preparadas para o futuro e para o que este poderá trazer.

O governo tem emitido um conjunto de orientações para os serviços da administração pública, no sentido de adequar o seu funcionamento de forma digital para todos os cidadãos.

Foi neste sentido que a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, iniciou um projeto de modernização de serviços. Apostou num site interativo, responsivo e com a informação acessível por forma a aproximar a autarquia de todos os que a acompanham.

Verónica Gomes, Gabinete de comunicação e Imagem da autarquia, enfatizou a importância da renovação do site da autarquia, “a comunicação e partilha de informação é uma prioridade municipal. Por isso, a renovação do sítio institucional do Município de Albergaria-a-Velha abre um novo capítulo na comunicação, promovendo o livre acesso à informação autárquica e incentivando os cidadãos a participar nas mais diversas dinâmicas do Município.”

Reveja o artigo "Albergaria-a-Velha abre um novo capítulo na comunicação" na íntegra.

Esta viagem alcançou um novo patamar em março de 2021, com a disponibilização de um novo balcão de atendimento municipal digital.

Uma das principais funcionalidades é um canal de marcação e de atendimento, por acesso digital que permite um rápido contacto com os cidadãos, aproximando-os da instituição.

Este novo serviço para o munícipe nasceu da necessidade de adequação do funcionamento dos serviços de atendimento às limitações decorrentes da situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2.

A segurança de cidadãos e colaboradores é, e sempre foi, um aspeto de máxima importância para a autarquia.

Em menos de dois meses, Albergaria-a-Velha, garantiu mais de 1000 marcações, através de agendamento online pelo munícipe. Sempre no dia e hora à escolha pelo próprio munícipe.

Neste momento a autarquia apresenta 21 agendas criadas na plataforma, divididas entre atendimento online ou presencial, com diferentes tempos, dias de marcação, horários e pessoas alocadas.

Cada serviço, define os colaboradores afetos e entre eles é feita a gestão de atendimento das vagas preenchidas, presenciais ou online.

A criação das agendas, vagas, dias e horas é feita pelo administrador da plataforma.

Segundo Verónica Gomes “A prévia marcação permite uma melhor gestão interna de tempo e consequentemente espelha-se numa melhoria do atendimento”.

A aposta no atendimento digital passou ainda por dotar o site autárquico de um chatbot com a possibilidade de interação direta com o cidadão. O chatbot responder a questões simples colocadas em linguagem corrente, quer através de guiões pré-programados, quer aprendendo com a informação existente no site (ex.: notícias, eventos, procedimentos concursais).

“Através do Assistente Virtual, uma ferramenta que se encontra representada por um balão de fala, no canto inferior direito ao longo do site, é possível colocar questões que de uma forma automática são conduzidas para a navegação no site, procurando responder da forma mais aproximada ao pretendido.”

Esta viragem no atendimento é essencial, uma vez que permite ao cidadão ter canais alternativos de comunicação com a instituição, que por sua vez gera respostas eficazes em tempo útil.

“O sucesso da plataforma depende do envolvimento dos colaboradores”, de acordo com Verónica Gomes, “Por um lado, porque serão eles os dinamizadores da mesma em termos da sua melhor adaptação às necessidades do cidadão, colhendo da análise dos dados os resultados necessários para essa adequação e, por outro, porque serão os porta-vozes com a comunidade, sensibilizando e comunicando para a marcação online.”

Procura algumas dicas sobre atendimento? Não perca a oportunidade de ler: