Blog WireMaze

Agueda 2018 1 1 847 450
2022/06/01

Águeda rentabiliza o seu tempo!

Conheça a estratégia adotada para gestão de ocorrências.

“Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo” por José Saramago.

Ter o poder de ganhar tempo é o desejo de qualquer autarca.

Será possível? Claro que sim!

Muitas são as horas despendidas no dia a dia administrativo com processos intermédios, por exemplo: deslocações, pesquisa de dados, entre outros.

Indo ao encontro desta necessidade de parar de “perder tempo”, Águeda explica-nos a sua estratégia, motivações e ações no tratamento de ocorrências.

De acordo com Hugo Teixeira da CM Águeda, a aplicação wireINBOX entrou em funcionamento no Município de Águeda no último trimestre de 2021.

Após a sua implementação foi comunicado aos munícipes a existência desta nova plataforma. Foi, também, prestada formação interna aos recursos humanos que iriam efetuar a gestão das ocorrências.

“Possibilita a qualquer cidadão um contacto direto com a Autarquia que possibilita o reporte de situações relacionadas com a via pública e o espaço público”, afirma Hugo Teixeira.

Antes da plataforma ser lançada os munícipes tinham de se deslocar ao edifício dos Paços do Concelho ou enviar um email. Email esse que, internamente, teria de ser tramitado para o serviço responsável.

Segundo o Chefe de Divisão de Tecnologias de Informação da CM de Águeda, "por vezes, o processo levaria alguns dias a efetuar!".

Deste modo, Hugo Teixeira esclarece que “o munícipe economizou tempo e dinheiro, pois não tem necessidade de se deslocar para o que quer que seja. Para a autarquia, o tratamento deste tipo de situações tornou-se muito mais célere”.

A inovação prendeu-se ainda com a disponibilização interna de uma app que permite que quando o técnico vai ao terreno resolver o problema pode de imediato comunicar ao cidadão a sua resolução, ou encetar uma comunicação de forma a tirar dúvidas.

Para o executivo de realçar a possibilidade de consulta dos problemas existentes nas imediações. Informação relevante na atividade diária de contato com o munícipe.
O acesso à informação atempada permite tomar melhores decisões operacionais e de gestão.

“Os cidadãos aderiram bem ao novo sistema, temos recebido reportes de ocorrências que têm sido feitos de forma autónoma pelas pessoas. Até ao momento não recebemos qualquer queixa sobre o funcionamento da aplicação ou forma de submissão das ocorrências que evidenciem alguma dificuldade por parte dos utilizadores”, esclarece Hugo Teixeira.

Águeda recebe todos os dias novas ocorrências, o que demonstra que as pessoas estão atentas, sabem como o sistema funciona e querem ser cidadãos ativos e interessados em participar na gestão do espaço público.

Para Hugo Teixeira, as autarquias que pretendem arrancar com este canal de comunicação e participação, devem prestar especial atenção a “efetuarem a implementação e a divulgação da plataforma o mais abrangente possível. Isto é, junto dos cidadãos, como também, nos próprios serviços municipais.”

Para Águeda, foi evidente que este tipo de ferramenta aproxima os munícipes dos serviços municipais, sendo uma forma da Autarquia estar atenta a todas as situações da região e, ao mesmo tempo, aliar os munícipes nesse zelo e cuidado com o património local, que é de todos!

 

Simplificar, desmaterializar e aproximar.

São estes alguns dos motivos que nos dão combustível para continuar a disseminar boas práticas de cidadania.

Porque só juntos, promovemos cidadania!

Se surgiu alguma dúvida ou questão sobre este artigo não hesite, entre em contacto connosco: marketing@wiremaze.com