-
Blog
- Afinal, o que são os ODS?
Afinal, o que são os ODS?
Nunca ouviu falar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU? Chegou a altura de os conhecer e implementá-los na sua instituição.

Se não tem vivido debaixo de uma rocha nos últimos anos, com certeza já ouviu alguém falar, em algum momento, nos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. No entanto, caso seja um dos muitos distraídos, calma que ainda vai a tempo!
Os ODS não são um monstro de 7 cabeças. São metas propostas a todos os países para promover o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária, justa e perseverante. Depois de entender os seus propósitos e o que representam, torna-se fácil implementar os ODS na sua instituição.
Contexto
Em 2015, os estados-Membros das Nações Unidas definiram 17 metas globais para impulsionar o desenvolvimento sustentável do planeta até ao ano de 2030. É uma espécie de lista de afazeres, com temas que devem ser tratados como prioridade no desenvolvimento das comunidades, onde é necessário mobilizar diferentes esforços e recursos de várias áreas.
“Eles são a nossa visão comum para a Humanidade e um contrato social entre os líderes mundiais e os povos. São uma lista das coisas a fazer em nome dos povos, do planeta e um plano para o sucesso”, destacou Ban Ki-moon, antigo Secretário-Geral das Nações Unidas durante a apresentação da campanha.
Contudo, a COVID-19 veio evidenciar as grandes falhas que existem na nossa sociedade, as profundas desigualdades e problemas dos nossos sistemas. Infelizmente, a pandemia não apenas causou um grande sofrimento à população, como também desestabilizou a economia global como um todo.
Tendo isto em consideração, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ressurgem como uma oportunidade não só de melhorar a qualidade do crescimento da população mundial, de forma sustentável e igualitária, mas também como um lembrete de que temos todas as capacidades para atingir o nosso potencial como sociedade.
É precisamente com esta mentalidade que uma das premissas da campanha dos ODS da ONU é o mote de “não deixar ninguém para trás”.
Definição
As áreas abrangidas pelos ODS têm um impacto direto na qualidade de vida de todos os cidadãos. Eles estão estruturados à volta de 5 Macro-Princípios:
- Planeta – Proteger os recursos naturais e o clima do nosso planeta para as gerações futuras;
- Pessoas – Erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras e garantir a dignidade e igualdade;
- Prosperidade – Garantir vidas prósperas e plenas, em harmonia com a natureza;
- Paz – Promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas;
- Parcerias – Implementar a agenda por intermédio de uma parceria global e sólida.
Os 17 ODS são latos em conceito, mas dentro de cada um deles há metas específicas a serem atingidas. Além disso, a ONU estabeleceu indicadores que têm como objetivo auxiliar a análise e monitorização do sucesso em cada objetivo.
Veja abaixo a lista de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E neste link, é possível ver em detalhe cada uma das metas e indicadores em cada categoria.
1 – Erradicar a Pobreza
Erradicar a pobreza em todas as suas formas existentes, reduzindo pelo menos em metade a proporção de homens, mulheres e crianças, independentemente da idade, que vivem na pobreza. Garantir direitos e acessos a serviços básicos, através de sistemas e medidas de proteção social.
2 – Erradicar a Fome
Erradicar a fome em todo o mundo, garantindo o acesso de todas as pessoas a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano. Implementar sistemas sustentáveis de produção de alimentos e práticas agrícolas resilientes que aumentem a produtividade sem danificar os ecossistemas.
3 – Saúde de Qualidade
Garantir saúde e bem-estar para todos, reduzindo a taxa de mortalidade em todo o planeta. Limitar as epidemias de HIV, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, mas ainda evidentes. Promover a saúde mental e o bem-estar.
4 – Educação de Qualidade
Garantir o acesso à educação inclusiva e de qualidade para todos, inclusivamente na primeira infância. Eliminar as disparidades de género na educação, assegurando a igualdade de acesso a todos os níveis de educação para os mais vulneráveis, incluindo pessoas com deficiência, povos indígenas e crianças em situação de vulnerabilidade.
5 – Igualdade de Gênero
Acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas do mundo. Eliminar toda e qualquer forma de violência contra as mulheres e meninas nas esferas pública e privada, incluindo tráfico, exploração sexual e outros tipos. Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades de liderança.
6 – Água Potável e Saneamento
Permitir o acesso à água potável segura para todos. Alcançar o acesso a saneamento básico e higiene adequada para todos. Melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição.
7 – Energias Renováveis e Acessíveis
Garantir o acesso universal a energia renovável. Aumentar a parcela de participação das energias renováveis na rede global de energia. Reforçar a cooperação internacional para facilitar a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a produção de energia limpa. Expandir infraestruturas e atualizar a tecnologia para fornecer serviços de energia modernos e sustentáveis para todos, nos países em desenvolvimento.
8 – Trabalho digno e crescimento económico
Garantir o desenvolvimento económico inclusivo e sustentável, aumentando os níveis de produtividade através da diversificação de recursos, atualizações tecnológicas e inovação. Melhorar o acesso ao emprego pleno para jovens e pessoas com deficiência. Garantir igualdade salarial para trabalhos de igual valor.
9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas
Garantir a inovação e infraestruturas sustentáveis na área da indústria. Desenvolver sistemas confiáveis, sustentáveis e resilientes que apoiem o desenvolvimento económico e o bem-estar humano. Promover a industrialização inclusiva e apoiar a adoção de tecnologias renováveis nos processos.
10 – Reduzir desigualdades
Capacitar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente de idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião ou condição económica ou outra. Garantir a igualdade de oportunidades e eliminar leis, políticas e práticas discriminatórias.
11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
Construir cidades e sociedades sustentáveis em todo o mundo. Garantir o acesso a uma habitação adequada, segura e acessível. Reduzir o impacto ambiental das cidades, prestando atenção especial à qualidade do ar e à gestão de resíduos.
12 – Produção e Consumo Sustentável
Reduzir o desperdício de alimentos, tanto na produção como no seu consumo. Desenvolver uma gestão ambientalmente saudável de produtos químicos ao longo do seu ciclo de vida. Reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
13 – Ação Climática
Assegurar medidas urgentes no combate às mudanças climáticas, preservando os seus impactos. Reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação aos perigos e desastres naturais relacionados com o clima. Desenvolver e integrar soluções nas políticas, estratégias e planeamento nacionais.
14 – Proteger a Vida Marinha
Conservar e utilizar, de forma sustentável, os oceanos, mares e recursos marinhos. Atuar na prevenção e diminuição da poluição marinha. Proteger os ecossistemas marinhos e costeiros para evitar impactos adversos significativos. Acabar com a sobrepesca, práticas de pesca ilegais, não declaradas e destrutivas.
15 – Proteger a Vida Terrestre
Prevenir ameaças à biodiversidade, garantindo a conservação, restauro e uso sustentável dos ecossistemas terrestres e de água doce, incluindo florestas, pântanos, montanhas e terras secas. Deter as ações de desmatamento e combater a desertificação.
16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Assegurar sociedades mais justas, pacíficas e inclusivas, reduzindo significativamente todas as formas de violência. Erradicar o abuso, a exploração e o tráfico de crianças. Promover o estado de direito nos níveis nacional e internacional, garantindo a igualdade de acesso à justiça para todos.
17 – Parcerias Para a Implementação dos Objetivos
Apoiar a criação de fortes parcerias ODS para atingir as metas ambiciosas da Agenda 2030. Maximizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, com o auxílio de governos nacionais, a comunidade internacional, a sociedade civil, o setor privado e outros atores.
É válido relembrar que estes objetivos não são especificamente direcionados para o setor público ou privado. Na realidade, a intenção é que haja uma sinergia entre estas duas esferas e que ambas trabalhem os seus recursos em conjunto em prol das pessoas.
A ONU monitoriza o progresso dos países ao nível dos ODS através do SDG Index & Monitoring. Cada nação possui uma pontuação referente ao progresso no processo de implementação destes objetivos.
Neste momento, o país mais próximo da pontuação máxima é a Finlândia, com 86.76 pontos. Portugal encontra-se na posição 18.º, com uma pontuação de 80.2.
A WireMaze orgulha em fazer parte da mudança. Sabemos que atingir estes objetivos não será fácil, mas nós podemos ajudar a construir uma sociedade melhor.
Subscreva a nossa newsletter e fica a par de todas as novidades.
Sugestões de leitura
-
Descubra como é que o seu município pode tornar-se mais sustentável!Artigo de Opinião
Descubra como é que o seu município pode tornar-se mais sustentável!
26 Jul
Conheça as nossas soluções para:
-
/o-que-fazemos/cidadania
Cidadania
Comunicação, transparência e participação na sua autarquia.
-
/o-que-fazemos/equipas
Equipas
Produtividade e transparência interna.
-
/o-que-fazemos/parceiros
Parceiros
Relação inovadora com os parceiros sociais e económicos.
-
/o-que-fazemos/turismo
Turismo
Promoção da cultura regional de forma atrativa e interativa.