Blog WireMaze

Acessibilidade wiremaze blog 847x450 1 847 450
2021/09/21

Acessibilidade: Oportunidades e Desafios é o 23.º workshop da wireAcademy

No próximo dia 29 de setembro, acontecerá o 23.º workshop da wireAcademy. Uma manhã dedicada a uma das temáticas mais importante nas instituições públicas – a comunicação inclusiva.

Acessibilidade: Oportunidades e Desafios será o foco deste workshop e conta com a participação de um conjunto de oradores especializados no desenvolvimento da comunicação inclusiva em instituições públicas.

Contámos com a participação dos seguintes oradores:

  • Engº António Alves, Chefe de Divisão de Tecnologias de Informática e Comunicações da Câmara Municipal de Murça;
  • Vítor Carvalho, Web Designer e Evangelista de Acessibilidade na Universidade do Porto;
  • Marisa Pinto, Designer da WireMaze.

O evento será moderado por César Silva, eGorvenment Evangelist da WireMaze que guiará os oradores e participantes numa conversa dinâmica.

António Alves, Chefe de Divisão de Tecnologias de Informática e Comunicações relembra que o Município de Murça alcançou o 2.º lugar do ranking geral do IPIC – Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC) de 2019. Junto, ficou classificado no top 20 dos 4 critérios de avaliação:

  1. Em 4.º lugar no critério 1: Conteúdos: tipo e atualização;
  2. Em 17.º lugar no critério 2: Acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização;
  3. Em 16.º lugar no critério 3: Serviços online;
  4. Em 8.º lugar no critério 4: Participação.

Vítor Carvalho é Mestre em Engenharia Mecânica, Mestre em Multimédia e estudante do Programa Doutoral em Media Digitais na Universidade do Porto.

Desenvolve a sua carreira profissional na Unidade de Desenvolvimento e Inovação da Universidade do Porto Digital - UPdigital.

É Assistente Convidado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, lecionando as aulas práticas de Engenharia da Reabilitação.

Faz parte do Laboratório de Processamento da Fala, Electroacústica, Sinais e Instrumentação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e integra a equipa do Projeto PLACES - Plataforma de Acessibilidade da Universidade do Porto.

Desde 2008, Marisa Pinto é responsável pela área de User Experience da WireMaze. A sua criatividade e atenção ao detalhe trouxe uma mais-valia para os sites institucionais e de turismo das autarquias portuguesas. O seu foco é ajudar as autarquias a tornar a comunicação de e para todos. Parte essencial do seu trabalho é reforçar e evangilizar a acessibilidade dos sites, tornando-os mais inclusivos.

Este evento é organizado pela WireMaze no âmbito do seu programa de disseminação de boas práticas wireAcademy, um espaço de partilha de experiências e conhecimento direcionado a técnicos e eleitos autárquicos e de entidades públicas.

Nos últimos 2 anos, a wireAcademy organizou dezenas de eventos, contando com a presença de centenas de participantes.

Sabemos que desenvolver a presença digital de uma instituição pública não é tarefa fácil. Neste evento vai ter a oportunidade de aprender com um conjunto de oradores que melhor o fazem na comunicação inclusiva.

Acessibilidade: Oportunidades e Desafios acontece no próximo dia 29 de setembro, via ZOOM das 10h às 12h, contámos consigo?

As inscrições são GRATUITAS e EXCLUSIVAS para técnicos eleitos autárquicos e de entidades públicas. Apenas aceitaremos inscrições com as instituições identificadas para as quais trabalham.

Registe-se aqui: https://wmcp.pt/e79qj4 

O prazo das inscrições é até dia 27 de setembro de 2021.

Não venha sozinho e partilhe com o seu colega de departamento!

Mais informações contacte: wireacademy@wiremaze.com