- Blog
- "A transformação digital que vivemos é o equivalente à ultima revolução industrial"
'A transformação digital que vivemos é o equivalente à ultima revolução industrial'
Vereador da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Ricardo Costa, esclarece a estratégia do município que resultou numa destinção única em Portugal e apoio europeu para a transformação digital de Guimarães.
A única cidade portuguesa escolhida das 92 candidaturas perante o Desafio Cidades Digitais fundado pela Comissão Europeia. Trata-se de um programa personalizado de coaching cujo objetivo é apoiar 15 cidades europeias a desenvolver e implementar políticas digitais que irão transformar o dia-a-dia dos residentes, empresas, trabalhadores e empreendedores do município.
O foco da Comissão Europeia está especificamente nas organizações públicas locais que apresentem esforços para a implementação de estratégias ou programas na rota das cidades inteligentes, com uma sólida aposta na sustentabilidade, transformação digital e modernização industrial.
Qual foi a principal motivação para a realização da candidatura?
Dr. Ricardo Costa: Guimarães assume-se como um município inovador, não só apenas no ponto de vista das políticas públicas mas sobretudo na procura e criação de condições, serviços e soluções para os seus cidadãos.
Esta afirmação na dianteira da vanguarda tecnológica, levou a que o Município tenha desenvolvido inúmeras ações pioneiras no sentido da implementação de soluções inovadoras em áreas como economia, cidades inteligentes, inovação, empreendedorismo e transformação digital.
Foi esta afirmação como município replicável, o principal motor motivacional para a realização desta candidatura, uma afirmação não só na transformação digital focada no cidadão e na cidade, mas envolta na participação do tecido empresarial como potenciador da investigação e inovação, alterando de forma disruptiva a economia vimaranense, posicionando-a no caminho da quarta revolução industrial.
Sendo a única cidade portuguesa a conseguir o apoio europeu, que mensagem gostaria de passar aos restantes municípios?
DRC: Em todos os processos a implementação de soluções decorre do estudo e perceção dos problemas e desta forma procurar as ferramentas existentes ou mesmo desenvolver para que sejam colocadas ao dispor dos cidadãos. A importância da partilha de experiências nas diferentes redes de parceiros ao nível internacional é em si um dos fatores mais críticos para o sucesso de qualquer iniciativa.
Conhecer a realidade, conhecer as soluções e perceber se as mesmas se adequam ao território só é possível pela participação e partilha em diversos fóruns e redes internacionais. Esta participação é potenciada pela existência deste tipo de prémios e reconhecimento articulado com vários parceiros.
Em que modo iniciativas como o Orçamento Participativo contribuíram para o alcance deste reconhecimento?
DRC: O OP é mais uma das iniciativas que promove a participação quer pela sua capacidade de envolver os cidadãos e apelar ao valores de participação e responsabilidade, quer também pela iniciativa em si comportar a utilização de todo o tipo de ferramentas digitais. Desde a plataforma de apresentação de propostas, a discussão das mesmas até ao processo final de votação em que o digital é a base a utilizar.
Qual será o impacto deste desafio na transformação digital de Guimarães?
DRC: A transformação digital que vivemos é o equivalente à última revolução industrial, a grande diferença é o tempo da mudança, pois se a revolução industrial demorou mais de 100 anos, a mudança da transformação digital irá acontecer em menos de 10 anos. A janela de oportunidade para abordar este desafio de uma forma coerente e global é agora, é agora que estas mudanças revelam a implementação de novas tecnologias como a Internet das Coisas (IoT) e o avanço da utilização generalizada da Inteligência Artificial. Como tal quem não acompanhar esta mudança, estará literalmente de fora!
Como vê o relacionamento entre cidadãos e autarquias em 2030?
DRC: O relacionamento terá sempre por base a integração plena dos cidadãos. Eles são o centro de toda esta iniciativa. As ferramentas tecnológicas e todo o tipo de iniciativas digitais serão fatores de sucesso na exata medida da sua apropriação e completa integração na vida diária de quem habita e usufrui do território.
Vereador Dr. Ricardo Costa
Guimarães já conquistou diversos prémios que revelam o esforço na transformação digital, estes são alguns exemplos:
- ACEPI Navegantes XXI – Melhor Município Digital 2015
- ECOXXI 2017 sendo considerado o município mais sustentável do país
- Cidade Perfeita na categoria Conetividade, iniciativa da revista Visão e da Siemens para dar a conhecer as melhores iniciativas e boas práticas das cidades portuguesas ao nível da governação, sustentabilidade, inclusão, inovação e conectividade
Conheça as nossas soluções para:
-
/o-que-fazemos/cidadania
Cidadania
Comunicação, transparência e participação na sua autarquia.
-
/o-que-fazemos/equipas
Equipas
Produtividade e transparência interna.
-
/o-que-fazemos/parceiros
Parceiros
Relação inovadora com os parceiros sociais e económicos.
-
/o-que-fazemos/turismo
Turismo
Promoção da cultura regional de forma atrativa e interativa.