Blog WireMaze

Vali sachadonig sjzxle x4 g unsplash 1 847 450
2020/07/23

A sua Junta de Freguesia já se adaptou à "nova normalidade"?

O mundo está cada vez mais global e centralizado. Quando ouvimos falar sobre uma empresa ou uma instituição não está na internet, duvidamos da sua existência.

Há uma "nova normalidade" no quotidiano das pessoas. Contudo, dado o stress e as rotinas do dia-a-dia,  é cada vez mais importante as juntas de freguesia demonstrarem aptas e interessadas em manter essa proximidade com os seus fregueses.

Com a evolução do tempo, as pessoas criaram o hábito de aceder aos seus smartphones sempre que necessitam da mais singela informação.

O mesmo acontece quando um cidadão precisa de algo da sua junta de freguesia. A questão da proximidade e a sensação de vizinhança estão muito proeminentes nesta ligação.

Para tal, é crucial as juntas de freguesia se afigurarem na internet com um site bem estruturado e seguro, com todas as funcionalidades criadas na secretaria da mesma.

A ajuda de uma plataforma de atendimento online, contribui imenso para um diálogo direto, integrada num site institucional cujo mote principal é o freguês, conseguir aceder à informação e resolver problemas a partir de qualquer lugar, sem ter de se deslocar à sede da junta de freguesia.

Até mesmo as várias declarações complexas, podem ser desmaterializadas num formulário online simples de preencher, que pode chegar diretamente aos membros do executivo da Junta da Freguesia.

Exemplo disso é a oportunidade, durante um estado de emergência ou calamidade, ser possível solicitar um apoio social para a família através de uma plataforma ou formulário no site da junta de freguesia. A Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira conseguiu num curto espaço de tempo colocar um formulário na sua app móvel para que os fregueses indicassem pessoas que pudessem estar a precisar de ajudas, reveja o nosso artigo.

O importante é continuar a fortalecer a ligação entre o freguês e a junta de freguesia, usando a envolvência e a sensação de proximidade. Disponibilizar a informação certa de uma forma transparente e possuir ferramentas para recolher dados de um modo seguro é decisivo.

Se é influente a junta de freguesia se posicionar de uma forma fidedigna e atual na internet? Sim cada vez mais. É simples. Basta ter as ferramentas certas e o parceiro certo com o know-how apropriado.