-
Blog
- A sua autarquia ainda não tem TikTok? Devia!
A sua autarquia ainda não tem TikTok? Devia!

E a sua autarquia ou entidade pública, já faz produção de vídeo?
Não? Mas devia!
O crescimento do consumo de conteúdo em vídeo deve-se ao facto de os consumidores passarem a ter a escolha de quando, onde e o tipo de conteúdo que querem ver.
Cada vez mais os utilizadores online têm a expectativa de receber conteúdo mais rápido.
Graças ao confinamento, certas plataformas, como o TikTok, viram o seu alcance disparar durante os primeiros 2 meses de 2020, sendo que o Tiktok teve um crescimento de 36% (500 mil novos utilizadores) só em Portugal.
Mas afinal o que é o TikTok?
O TikTok é uma rede social para criação e partilha de vídeos curtos, com duração de 15 segundos até 3 minutos. É sem dúvida a app preferida do público jovem. Em 2021 já tinha mil milhões de utilizadores.
Esta rede social apareceu em 2017 atingindo números muito importantes de downloads e utilizadores. Em 2019 teve 750 milhões de downloads.
O tiktok oferece diversos recursos de edição de vídeo. É possível incluir filtros, legendas, som, gifs, fazer cortes e usar a criatividade. É sem dúvida a app preferida do público jovem.
A quem se direciona?
Tal como referido anteriormente, é uma app mais direcionada para o público jovem. Sendo que 66% dos utilizadores têm menos de 30 anos. Entre os utilizadores ativos mensais, 60% têm entre os 16 e os 24 anos.
Deixamos aqui a questão: Faria sentido para a sua autarquia começar a produzir conteúdo de vídeo para conseguir cativar os cidadãos mais jovens a serem mais participativos?
Antes de nos dar uma resposta, vamos dar-lhe mais umas informações que o vão convencer.
Sabia que?
O tipo de conteúdo mais consumido em Portugal é: o vídeo! E este consumo tem vindo a crescer continuamente e de forma muito acentuada.
Segundo a Impacting Digital num estudo de 2017 sobre os: “Hábitos de consumo de informação online de C-Levels em Portugal”, cerca de 71% dos consumidores de conteúdos online preferem o vídeo.
A curta duração do vídeo é um dos fatores apontados como preponderantes neste tipo de conteúdo digital.
A segunda rede social mais utilizada em Portugal é o Instagram, com uma média global de utilização de 3,3 horas por semana, estando o terceiro lugar ocupado pelo TikTok, na qual a utilização média é de 2,3 horas por semana, sendo a última utilizada pelos mais jovens, uma vez que se trata de uma rede social que ganhou recentemente popularidade.
Assim sendo, tanto no TikTok como no Reels do Instagram, as instituições que pretendem alcançar um público mais jovem de maneira mais eficaz deveriam estar a produzir vídeos de curta duração agora mesmo!
Desde o Orçamento Participativo Jovem, às ações desenvolvidas para integração dos jovens na instituição e até às vantagens do cartão jovem. Tudo isto deveria estar explicado e publicitado em conteúdo de vídeo para cativar ainda mais os jovens.
Então, está à espera de quê?
Comece por aqui:
- Defina bem a sua estratégia, de modo a perceber para que lado tem que caminhar.
- Tente passar uma mensagem o mais clara e transparente possível, deve adaptar o seu discurso ao público em si.
- Veja as músicas e tipos de vídeos que estão nas altas tendências.
- Pegue no telemóvel e grave!
Sim, porque este tipo de conteúdo não exige um equipamento profissional. Se o tiver, óptimo! Se não, com a criatividade certa, a mensagem correta e uma estratégia assertiva, temos a certeza de que vai conseguir alcançar os cidadãos mais jovens.
Na WireMaze ainda só usamos o Instagram Reels porque é onde se encontra o nosso público, mas nunca sabemos o que o futuro nos reserva. Talvez um dia até nós, estejamos no TikTok. No entretanto veja os conteúdos vídeo que produzimos no Instagram.
Conheça as nossas soluções para:
-
/o-que-fazemos/cidadania
Cidadania
Comunicação, transparência e participação na sua autarquia.
-
/o-que-fazemos/equipas
Equipas
Produtividade e transparência interna.
-
/o-que-fazemos/parceiros
Parceiros
Relação inovadora com os parceiros sociais e económicos.
-
/o-que-fazemos/turismo
Turismo
Promoção da cultura regional de forma atrativa e interativa.