Blog WireMaze

Blog wiremaze chave movel digital 1 847 450
2021/07/22

A necessidade de todo o ecossistema autárquico acompanhar a modernização administrativa

Os serviços online são não só uma realidade, mas uma necessidade no presente. Recordámos que por um período de tempo, o afastamento social foi imperativo e um grande esforço por parte das autarquias existiu para continuar a promover a proximidade e a cidadania a todos os cidadãos.

Neste sentido, os serviços online foram cruciais para todos os municípios. Seja nas áreas de urbanismo, de educação ou, até mesmo, dos serviços de biblioteca. Estes trouxeram uma desmaterialização importante para, hoje, podermos aceder aos serviços fundamentais, em apenas alguns cliques.

Contudo, numa era digital, onde alguns cliques nos separam da conclusão de operações que antes levavam horas, levantam-se também algumas questões.

Por um lado, temos a vertente da cyber segurança e a importância de garantir, em todos os processos, a seriedade e segurança que temos nos processos presenciais. Por outro lado, o avanço tecnológico apenas poderá cumprir o seu propósito se todo o ecossistema avançar no mesmo sentido.

No que respeita à garantia de segurança, um dos métodos mais utilizados e mais seguros, hoje em dia, é a autenticação via Chave Móvel Digital (CMD).

A CMD é uma ferramenta da autoria da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) que consiste num meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português. Tem como funcionalidade de permitir ao utilizador aceder a vários portais públicos ou privados, e assinar documentos digitais, com um único login.

A CMD associa um número de telemóvel ao número de identificação civil para um cidadão português, o número de passaporte ou título/cartão de residência para um cidadão estrangeiro.

Este é um sistema simples e fiável que pode ser incorporado em diversas plataformas, de forma a garantir a idoneidade e a segurança, não só do cidadão utilizador, mas também do município.

Tal como referido, é fundamental que o ecossistema envolvente de todo o município acompanhe os processos de modernização administrativa.

Os serviços online assumiram um papel fundamental no mantimento da proximidade ao munícipe e do correto funcionamento dos nossos serviços. Contudo, todo o ecossistema tem de acompanhar a evolução que se vai sentindo.

Podemos aqui falar de um caso específico: os pagamentos efetuados pelos munícipes à autarquia.

Os serviços online são realmente necessários e serão eficazes se o munícipe continuar a ter de efetuar o pagamento de taxas de urbanismo de forma presencial? Ou se o munícipe tiver que aguardar a emissão de uma referência e entidade que vai ter de depois ser confirmada pelos serviços da CM? Este é um claro exemplo de um caso em que o ecossistema envolvente não acompanhou a modernização digital da Câmara.

A solução para casos como o anterior, passa pela integração de uma gateway de pagamentos com as plataformas do município.

As gateways de pagamento permitem gerir os pagamentos online efetuados com todas as principais marcas de cartões, ou com o MB WAY e permitem ainda gerar referências multibanco automáticas. Assim, o munícipe efetua o pagamento todo o processo é automático, não existindo necessidade de verificação posterior por parte dos serviços do município.

As plataformas WireMaze estão preparadas para integrar, quer com a Chave Móvel Digital, quer com as Gateways de Pagamentos, de forma simples. Quer saber como? Contacte-nos!