-
Blog
- 5ª Edição do Orçamento Participativo Jovem de Santo Tirso
5ª Edição do Orçamento Participativo Jovem de Santo Tirso

Desde 2014 que a autarquia trabalha em prol da promoção do diálogo e da aproximação dos jovens ao poder político, numa visão cívica e de responsabilidade comunitária. Santo Tirso foi a primeira localidade do concelho a implementar o Orçamento Participativo Jovem.
A democracia está presente na vida de cerca de 1500 jovens com idade média de 16 anos que participaram na última edição de OPJ, recorde das edições anteriores. O projeto vencedor entre oito propostas selecionadas em 2017 incidiu na recuperação e preservação do património do Município, através de 11 lavadouros na freguesia de Monte Córdova.
A quinta edição irá se destacar pela componente digital presente em todo o processo, recorrendo à solução wmOP, plataforma de gestão de orçamentos participativos. A recolha de propostas, registo de participantes, votação e acompanhamento posterior poderá ser feito online, o que facilita a organização de todo o processo.A autenticação pode ser realizada com cartão de cidadão. As votações offline também poderão estar integradas com as votações online garantindo unicidade de voto. Ao permitir votos em papel, web, smartphone, tablet ou via SMS os jovens do município não têm como não participar!
Podem participar jovens entre 12 e 30 anos (inclusive), ser residente no Município de Santo Tirso, ter ideias e que a proposta não ultrapasse o montante anual definido pela Câmara Municipal, em 2017 o limite foram 120 mil euros.
Desde cedo os jovens começam a ter ideias e sugestões, a autarquia pretende dar a possibilidade de as implementar. Desta forma, é estimulado o desenvolvimento de competências de responsabilidade, liderança e dedicação.
O objetivo da autarquia passa por reunir opiniões e contributos da população jovem do concelho, permitindo adequar as políticas públicas municipais à realidade e necessidades dos mesmos.

Conheça as nossas soluções para:
-
/o-que-fazemos/cidadania
Cidadania
Comunicação, transparência e participação na sua autarquia.
-
/o-que-fazemos/equipas
Equipas
Produtividade e transparência interna.
-
/o-que-fazemos/parceiros
Parceiros
Relação inovadora com os parceiros sociais e económicos.
-
/o-que-fazemos/turismo
Turismo
Promoção da cultura regional de forma atrativa e interativa.