Blog WireMaze

Atendimento online blog 1 847 450
2022/01/24

20 mil marcações via atendimento online? Vila Franca de Xira mostra como

Modernizar a administração pública local é sinónimo de aproximar as autarquias dos seus munícipes, visando, em primeiro lugar, os próprios cidadãos.

O primeiro passo é oferecer um atendimento de qualidade aos munícipes. Como? Com clareza, agilidade e transparência. As novas tecnologias existem para auxiliar na modernização deste processo em que todos os envolvidos são essenciais (executivo, chefias, colaboradores e cidadãos).

A autarquia de Vila Franca de Xira é um excelente exemplo de como criar esta ligação com a sua comunidade local. Segundo o Eng.º Clemente Rocha, Chefe da Divisão de Modernização e Tecnologias da Informação e Comunicação do município, havia alguns problemas referentes à gestão de marcações dos atendimentos.

Apesar do grande volume de agendamentos, a organização dos pedidos de informações era um tanto confusa, e consumia demasiado tempo e energia dos técnicos autárquicos.

Com a obrigatoriedade de marcações prévias, devido à pandemia, a autarquia viu uma oportunidade de inovação.

“Os munícipes não têm criticado, o que significa que está a correr bem. Estamos a trabalhar há cerca de meio ano com esta nova ferramenta e ela está a ser muito utilizada. Ela ajudou muito nos processos internos e tem melhorado a forma de marcação por automação das mesmas”, assegurou Clemente Rocha.

Nos 12 meses desde o início da implementação em 2021, foram realizados mais de 22 mil agendamentos!

Sem o auxílio de uma plataforma na gestão destas marcações, a qualidade do atendimento poderia ser facilmente comprometida.

Clemente Rocha reconheceu que “o uso do backoffice para gerir as marcações fica mais centralizado. É mais prático. Tenho uma conta de e-mail onde recebo as confirmações dos agendamentos e vejo que os próprios munícipes utilizam muito a ferramenta. A adesão tem corrido muito bem”.

Ao promover a integração e inclusão dos munícipes nestes serviços públicos, gerou-se não só o sentimento de confiança e segurança, como, também, melhorou a qualidade de muitas das ações desenvolvidas pela autarquia.

“O wireCONNECT satisfaz as necessidades de uma autarquia, incluindo ter vários locais de atendimento físico e, também, a possibilidade do online. A ferramenta é bastante completa”, garantiu Eng.º Clemente Rocha.

Para um atendimento de e para o cidadão, é preciso colocar-se no seu lugar e perceber qual a melhor forma de facilitar a sua vida

Sendo o assunto um pouco mais complexo é possível no mesmo chat interagir diretamente com um colaborador da autarquia, garantindo a resolução da situação.

Nos casos em que o cidadão se sente mais à vontade com falar em detrimento de escrever, ou que sente a necessidade de interagir vendo o operador, é possível realizar video-chamadas.

Em todos os casos a autarquia disponibiliza a facilidade de o próprio cidadão escolher o horário em que quer ser atendido, mediante a disponibilidade de escala dos serviços.

Promover uma melhor gestão dos processos administrativos é garantir a eficácia na resolução de problemas. Com mais autonomia e transparência, os cidadãos têm acesso a um verdadeiro atendimento de excelência!

Prática, rápida e sempre online!

Quer melhorar a performance dos serviços prestados pela sua autarquia? Esclareça as suas questões connosco.