Blog WireMaze

Braganca 1 847 450
2022/03/02

Saiba como Bragança abriu as portas aos turistas, novamente!

Tal como prometido a nossa aventura continua, pelos caminhos de Portugal.

Saltamos, então, para o Município de Bragança, cidade do nordeste transmontano conhecida pelo forte turismo rural e monumentos históricos.

Em entrevista com o Dr. Miguel Abrunhosa, Vereador da Câmara Municipal de Bragança:

Qual a estratégia que utilizaram para que o turismo local volte a crescer?

Em abril de 2020, com o início da pandemia Covid 19, o Município de Bragança, prevendo as quebras no setor do turismo, elaborou um plano de ação para atrair turistas para este território.

O objetivo?

Posicionar Bragança como um destino “natural, seguro e autêntico”.

Desde o primeiro momento, os operadores turísticos locais foram envolvidos neste processo.

Integrado nesse plano foi lançada a campanha de marketing territorial denominada por “Bragança. Naturalmente!”, através de diferentes canais e suportes de comunicação.

Destaque para o lançamento do portal de turismo “Visit Bragança” e para a produção de vídeo promocional, que, em apenas dois meses, nas redes sociais, chegou a mais de um milhão de pessoas, das quais 27% oriundas da área metropolitana de Lisboa, 21.4% do Porto e 11% de Braga.

Números que se refletiram na esvolução poitiva do setor do turismo no concelho de Bragança, ao longo dos meses de verão.

O turismo rural chegou a registar um crescimento assinalável em 2020 e 2021, comparativamente ao ano de 2019, após o arranque da campanha “Bragança. Naturalmente!”, apesar das condicionantes impostas pela pandemia.

No alojamento rural verificaram-se, nos meses de verão, taxas de ocupação próximas dos 100 por cento.

O melhor ano de sempre!

Tendo-se registado um aumento significativo da estada média dos turistas (na sua maioria portugueses oriundos das áreas metropolitanas de Lisboa, do Porto e do Algarve), passando de uma média de uma/duas para cinco noites.

Já na cidade, as unidades hoteleiras, que sofreram quebras nas taxas de ocupação, conseguiram aumentar a estada média dos hóspedes (dos quais cerca de 90 por cento eram portugueses), que passou de uma para três noites, com impacto positivo na atividade económica local.

De referir que, no ART&TUR – XIV Festival Internacional de Cinema de Turismo, esse vídeo foi premiado em quatro categorias: Destinos Turísticos – Cidades/Locais (1.º Prémio), Impacto Emocional, Originalidade e Vídeo Promocional até 15’’ (Melhor Filme).

Em 2021, foi dada continuidade à campanha “Bragança. Naturalmente!” com o lançamento de novo vídeo promocional, cuja estratégia foi focada no turismo de experiências, seguro e autêntico.

Qual o público-alvo?

Os turistas nacionais, dadas as incertezas na evolução da pandemia, mais concretamente as famílias como grupo social de referência, com características sociodemográficas variadas.

Para o presente ano e na expetativa de reabertura do turismo internacional, a estratégia estará focada no mercado espanhol.

 

Quais as maiores dificuldades que sentiram neste processo de reabertura do turismo?

A pandemia obrigou a uma reformulação integral da estratégica de promoção do destino, num cenário de grande imprevisibilidade e de enormes dificuldades, em diferentes dimensões.

Toda a estratégia teve que ser reinventada, adaptada e implementada, em tempo recorde, tendo sido essa a maior dificuldade sentida. Tudo isto exige muita resiliência e dedicação por parte da equipa municipal responsável por este projeto.

 

Quais os 4 passos fundamentais para que, este processo de reabertura do turismo, seja bem-sucedido?

Inovação, envolvimento, capacitação e transição digital deverão ser os eixos estratégicos para a necessária e desejável reabertura do turismo.

 

Convidamo-lo a visitar Bragança e usufruir do melhor da gastronomia, da natureza, do património e das tradições. Até breve!

 

Contudo, a nossa viagem não termina aqui, há mais dois municípios que merecem o nosso destaque.

Descemos agora para o sul do país, algures no Alentejo, mas não vamos revelar tudo. Vamos dar-lhe a hipótese de descobrir, no próximo artigo do nosso blog.

Para ficar a par dos próximos artigos subscreva a nossa newsletter: https://wmcp.pt/1lzmzn.