Blog WireMaze

Torres vedras simplifica o recrutamento 1 847 450
2021/12/15

Agilidade e transparência? Torres Vedras simplifica o recrutamento

“A organização no ambiente digital é uma mais-valia. Prateleiras com inúmeras pastas? Isto acabou! Temos no máximo uma pasta com o essencial para o arquivo, o restante é online”. Este é o testemunho da Dra. Joana Barradas, do município de Torres Vedras.

Não há como negar que os processos concursais exigem demasiado tempo e energia para a sua gestão. Com inúmeros candidatos à porta e milhares de documentos a organizar, esta pode tornar-se uma tarefa quase impossível de realizar.

A entrada em vigor da Portaria n.º12-A/2021 de 11 de janeiro de 2021 trouxe a necessidade de modernizar o sistema de recrutamento, de modo a agilizar todo o processo. Apostar na rapidez e na transparências são os pontos essenciais para a atualização dos procedimentos administrativos.

Durante o 21.º Workshop — Procedimentos Concursais 4.0, realizado em junho de 2021 pela wireACADEMY, a Dra. Joana Barradas assegurou que os processos físicos eram extremamente volumosos.

A capacidade de organização era um dos maiores desafios enfrentados pelo departamento de Recursos Humanos da autarquia, chegando ao ponto de haver dificuldade em caminhar pelo setor, com tantos dossiês empilhados nas secretárias.

Já se deparou com esta situação?

Num processo concursal, o fato de existir mais de 300 candidatos, onde cada um deles entrega um conjunto de documentos e de formulários, introduzir esta imensidão de informação é trabalho administrativo para meses.

E sempre há a probabilidade de erro no registo, mesmo que a verificação passe por outros colegas. A má introdução de dados pode acontecer, somos todos humanos e não máquinas!

Coube à autarquia resolver estes problemas com o auxílio de novas tecnologias. “A adesão da ferramenta wireRECRUIT tem corrido muito bem”, relatou Dra. Joana Barradas.

Em apenas seis meses, 29 processos concursais foram abertos, tendo sido reunidos mais de 1580 candidaturas.

Cada candidato submeteu os seus dados diminuindo, drasticamente, a margem de erros nas inscrições. Com isso, foram meses de trabalho de introdução de dados que a autarquia de Torres Vedras poupou.

Ao agilizar estes processos concursais, além de oferecer mais clareza aos candidatos, foi possível facilitar a gestão de tempo. A modernização destes recursos permite que a autarquia direcione os seus esforços para outras questões, do que apenas arquivar papéis.

“Hoje, as pessoas estão mais habituadas aos processos online. Deixamos de fazer as coisas manualmente, pois o candidato já faz o seu preenchimento na plataforma. Assim, não há erros e a avaliação tanto por nós quanto pelo júri é mais assertiva! Para o notificar, basta carregar num botão.”, considerou a Dra. Joana Barradas.

Simples, rápido e eficaz.

A gestão dos processos concursais é agilizada ao permitir uma extração intuitiva de resultados para serem analisados com exatidão e transparência num período mais curto de tempo. O score final dos candidatos é calculado com base nos dados introduzidos. Junto, é possível a verificação e a exclusão de candidaturas por incumprimento dos requisitos.

Dúvidas? Esclareça as suas questões connosco e comece o quanto antes a otimizar os seus processos de recrutamento tal como Torres Vedras o fez.