Blog WireMaze

Pexels fauxels 3184416 1 847 450
2021/12/09

5 vantagens de estar mais próximo do seu munícipe

Os recursos digitais vieram simplificar muitas das atividades realizadas hoje em dia. É notório que a chegada de novas ferramentas tecnológicas ajuda, e muito!

A transição do papel para o online possibilitou uma nova visão sobre o atendimento ao cidadão, no sentido em que facilita e agiliza os processos. A necessidade crescente de canais de comunicação e serviço imprimida devido à pandemia já demonstrou o seu caráter duradouro.

É uma tendência sólida as autarquias apostarem cada vez mais num atendimento de e para o cidadão, oferecendo o máximo de qualidade e transparência nestes serviços.

Ferramentas como chatbot, atendimentos personalizados, formulários digitais simplificados, agendamentos, pagamentos online e videochamadas são implementadas tendo as necessidades do cidadão como foco.

O impacto é extremamente positivo!

As instituições públicas estreitam os seus laços com os cidadãos, fazendo crescer o sentimento de identificação, confiança e segurança na sua comunidade.

Ao desmaterializar os processos administrativos de forma eficaz e ao fornecer serviços de excelência, em formato digital ou presencial, algumas autarquias tornaram-se exemplos de boas práticas reconhecidas a nível nacional e internacional.

Quais? Vamos descobrir!

Câmara Municipal de Matosinhos

A Câmara Municipal de Matosinhos revolucionou a sua relação com o munícipe em várias vertentes.

O ponto de partida foi apostar na sua presença digital usando uma imagem mais moderna, além de implementar ferramentas de acessibilidade, como o avatar de língua gestual portuguesa e o leitor de conteúdos.

Estas ações proporcionaram um espaço de participação social para as pessoas surdas-mudas ou deficientes visuais, na comunidade.

Além disso, a autarquia disponibilizou um assistente virtual que possibilita um atendimento disponível 24h por dia, a todos.

Os agendamentos e a utilização de videochamadas deram aos cidadãos a possibilidade de criarem proximidade com o seu município, podendo, assim, resolver as suas questões mais urgentes de forma clara e objetiva.

Com a modernização externa, veio também a desmaterialização interna. Um grande exemplo foi a nova plataforma de recrutamento, que permitiu maior facilidade, rapidez e transparência nos procedimentos concursais.

 

Câmara Municipal de Guimarães

A Câmara Municipal de Guimarães modernizou a sua imagem e comunicação, ao apresentar um site orientado para o serviço ao cidadão e contendo ferramentas de acessibilidade, além de oferecer um atendimento de e para o cidadão, com a ajuda de um assistente virtual e operadores a realizar agendamentos online, sempre que necessário.

Outro ponto importante foi a criação de uma aplicação própria do município para melhorar o acesso aos serviços públicos disponíveis. Assim, foi possível organizar e agilizar processos ao mesmo tempo em que se facilitou a vida dos moradores.

O impacto destas implementações foi muito positivo, principalmente durante o período de confinamento na pandemia. As pessoas que antes se viam distantes dos centros de decisão, agora podem reportar e ver resolvidas as suas questões com apenas alguns cliques.

Em plena pandemia lançou uma plataforma que contém toda a programação cultural do município, sendo que disponibilizou muitos conteúdos vídeo online. Nas palavras do Presidente da Câmara, Domingos Bragança, a cultura serviu como um pilar fundamental para a recuperação moral e económica pós-pandemia.

Por fim, o mais recente passo de inovação que Guimarães deu foi o lançamento de um novo site de turismo. O canal visa a promoção nacional e internacional da região, enaltecendo a população local e os seus melhores atributos.

 

Câmara Municipal Vila Franca de Xira

Com clareza, agilidade e transparência na gestão do atendimento, o município de Vila Franca de Xira conseguiu estabelecer uma ligação forte com os seus cidadãos.

Além de implementar ferramentas que auxiliam as pessoas a resolverem os seus próprios problemas, o cidadão pode ainda falar diretamente com um funcionário que está ao dispor para poder ajudar.

Outro ponto adotado foi a implementação de formulários personalizados para cada serviço que o cidadão tem disponível na autarquia. Assim, foi possível digitalizar de forma ágil a recolha de informação, mantendo cumprimento do RGPD.

Promover a integração e inclusão dos munícipes nestes serviços públicos aumentou o sentimento de confiança no município, e por conseguinte melhorou a qualidade e aceitação de muitas das ações desenvolvidas pela autarquia.

 

União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão (UFMMA) 

Para alcançar os seus fregueses e manter aberto um canal de comunicação claro, a União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão abraçou as plataformas digitais.

Em tempos de confinamento, a aposta na desmaterialização dos processos internos, e no ambiente online, criou a oportunidade de aplicar novas formas de trabalho que permitiram manter os fregueses informados de modo inequívoco.

O atendimento automático e a simplificação de formulários permitiram a redução em 100% do uso de papel, além de evitar a deslocação propositada e a perda de tempo e energia, tanto por parte do cidadão como por parte dos técnicos da freguesia.

Estar presente, para a UFMMA, foi sinónimo de uma comunicação mais transparente no site, nas redes sociais, nos telefonemas e e-mails. Com plataformas e ferramentas intuitivas, os cidadãos puderam ter acessos aos serviços mesmo com as portas da instituição fechada.

 

Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE)

A Junta de Freguesia de Ermesinde decidiu lançar um novo site, mais moderno, responsivo e, assim, oferecer um auxílio imediato aos seus mais de 45 mil fregueses.

Com uma comunicação online objetiva, aliada ao apoio das redes sociais, a junta conseguiu fazer com que os seus cidadãos acedessem a todos os serviços com a mesma qualidade que teriam presencialmente – e isto muito antes da pandemia estar entre nós!

O facto é que a JFE também apostou na desmaterialização dos seus processos por forma também a facilitar a vida dos seus técnicos, para que estes pudessem focar as suas energias no cidadão, e não em burocracias.

O atendimento sofreu atualizações, passando a ser personalizado para cada situação e departamento, além de oferecer ajuda ao cidadão pelo telemóvel diretamente.

 

E como bónus acrescentamos dois outros casos de estudo.

Câmara Municipal de Murça

A Câmara Municipal de Murça apostou na modernização administrativa e elevou a fasquia empenhando-se no cumprimento dos critérios do Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC).

Os requisitos de avaliação focam-se na análise dos conteúdos, da acessibilidade, dos serviços online e, por fim, da participação. A mais recente conquista foi ter sido o primeiro município do país a alcançar o Selo Prata no IPIC.

Apesar de ser uma autarquia de pequena dimensão, a dedicação dos técnicos resultou num destaque nacional, como exemplo de boas práticas de acessibilidade e de proximidade com a sua população.

Contudo, os trabalhos não param por aqui. A aposta de Murça também passa pelas aplicações móveis, serviços online e comunicação interna.

 

Câmara Municipal de Valongo

A Câmara Municipal de Valongo é referência internacional no uso das tecnologias para estar mais presente na vida dos seus cidadãos. Com uma grande aposta na transparência e na participação ativa dos munícipes, a autarquia construiu uma comunidade mais esclarecida no seu papel na democracia.

Em termos de participação pública, o município é considerado um grande exemplo na aplicação de Orçamentos Participativos, seja com o “Eu Conto” - para os próprios técnicos e colaboradores; seja com o OPJovem - voltado para os jovens da comunidade.

De facto, o município conseguiu fazer com que a comunidade percebesse que ter voz ativa nas decisões traz inúmeros benefícios. Com uma comunicação próxima e eficaz, os autarcas sabem que fazem a diferença na vida dos seus cidadãos.

Quando as autarquias e seus cidadãos seguem no mesmo caminho, rumo à prosperidade, todos saem a ganhar.

 

Juntos vamos mais longe!

Em suma, o elo comum entre estas instituições é a necessidade de estar mais próximos e presentes na vida dos seus cidadãos.

De modo a puderem ajudar nas questões mais urgentes, é necessário perceber os obstáculos, as frustrações e optar pela melhor maneira de agir.

Ao fazer isso, o cidadão acaba por ser porta-voz dos bons serviços, fortalecendo o desenvolvimento da comunidade e alimentando confiança nas autarquias.

A experiência de 20 anos da WireMaze no mercado autárquico permite aproveitar estas e outras experiências em termos de benchmark.

Juntos, promovemos cidadania.

Entre em contacto connosco.