Blog WireMaze

Pexels tima miroshnichenko 5439139 1 847 450
2021/12/28

Recrutamento: Figueira da Foz mostra que já não é um quebra-cabeças!

O processo de recrutamento é um dos mais exigentes em termos processuais na administração pública, logo não pode ficar de fora da evolução digital.

Cada vez mais, assiste-se em todas as áreas de atuação administrativa, ao princípio “digital por omissão” – digital by default.

Foi neste pressuposto que o município da Figueira da Foz apostou, em termos de processos de recrutamento, na desmaterialização total do procedimento.

Uma das grandes apostas do Governo, no seu Plano de Ação para a Transição Digital em Portugal, é a capacitação e inclusão digital das pessoas assim como a formação e valorização dos seus trabalhadores, consequência da atual reforma da administração pública em curso.

O município da Figueira da Foz, ao incentivar e promover a comunicação digital, está a contribuir para a simplificação, rapidez e transparência dos processos de recrutamento, seguindo um plano que passa pela digitalização das plataformas que interagem entre cidadão e instituições públicas.

No âmbito específico dos procedimentos de recrutamento, a oferta de emprego, avaliação pelo júri e colocação de candidatos é regulada pela Portaria N.º 12-A/2021.

Concorrer a um emprego público exige uma série de passos e normas obrigatórias. Contudo, para o candidato o processo deve ser simples, rápido e transparente.

O processo de divulgação, avaliação, seleção, contratação e notificação, obedece assim a procedimentos que têm de ser cumpridos pelos recursos humanos e júris de todas as instituições.

O município da Figueira da Foz, agilizou e simplificou os seus processos de recrutamento, facilitando as fases de análise e seriação de candidatos, e tornando mais fácil a monitorização de todo o processo.

Se os processos antes podiam demorar vários dias ou até mesmo meses, devido ao grande número de candidatos, agora o seu tempo de conclusão foi encurtado de forma significativa.

Segundo a Dra. Inês Amado, técnica do departamento de recursos humanos do município, a adoção de uma plataforma de contratação eletrónica tornou o processo para os candidatos mais simples, esclarecido, cómodo e intuitivo.

Acrescenta ainda, que a possibilidade de se poderem candidatar de qualquer ponto geográfico, além de poderem ir acompanhando o estado do processo, revela-se uma mais-valia numa sociedade de informação que se pretende aberta a todos.

A digitalização dos processos de recrutamento, com uma solução totalmente informatizada, segura e em conformidade com o RGPD, contribuindo para tal a existência de diferentes níveis de acesso e segurança, representa o fim de um longo e exaustivo processo.

Pode saber mais em: “Procedimentos concursais: a área mais pesquisada nos sites autárquicos”.

Em 2021, a autarquia da Figueira da Foz, lançou 8 processos de recrutamento, tendo recebido 1460 candidaturas através da plataforma.

Sendo a digitalização da AP um caminho sem retorno, onde os procedimentos de recrutamento são fundamentais para o seu bom funcionamento, do que está à espera para se juntar a este caminho?