Blog WireMaze

31149282807 671f1a8079 o 1 847 450
03 Dezembro 2018

Águeda e Valongo distinguidas internacionalmente

É com um grande orgulho que assistimos à entrega de prémios “Menção Honrosa” a duas cidades portuguesas, clientes da Wiremaze – Águeda e Valongo, selecionadas para o top 6 de mais de 60 candidaturas a nível mundial à distinção “Boas Práticas em Participação Cidadã” pelo Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP).

A distinção é atribuída anualmente na conferência internacional da organização que este ano se realizou em Barcelona de 25 a 27 de novembro, com o objetivo de reconhecer experiências inovadoras que melhor fomentem a participação e o envolvimento dos cidadãos na política local.

O Observatório Internacional da Democracia Participativa surge devido à necessidade de existir um espaço aberto para partilha de experiências e produção de conhecimento no que toca à democracia participativa a nível mundial. Tem como principal objetivo o reconhecimento de experiências inovadoras que melhor fomentem a participação e o envolvimento dos cidadãos na política local.

Neste evento anual reúnem-se cidades, entidades, organizações e centros de investigação que através da reflexão coletiva numa área concreta promovem a utilização de instrumentos e estratégias inovadoras que permitam aos governos locais fortalecer a democracia, estimular o debate e a tomada de decisões entre os cidadãos sobre políticas públicas.

A Wiremaze esteve presente na edição de 2018 que ocorreu em Barcelona. Foram 3 dias intensos de debate, reflexão e partilha de experiências sobre o ecossistema de democracia inclusiva entre 188 cidades de 57 países de 5 continentes.

oidp

Câmara Municipal de Águeda conquistou a distinção pelo projeto “Escolas Sustentáveis”. Câmara Municipal de Valongo conquistou pelo projeto “Comunidade mais esclarecida, comunidade mais participativa”.

premios-oidp-valongo-agueda

O projeto vencedor da “Melhor Prática em Participação Cidadã” é a cidade de Taoyuan em Taiwan. A vitória deve-se ao projeto “Orçamento Participativo para trabalhadores emigrantes”

OIDP portugal Russia DRC Taiwan

Parabéns ao vencedor pelo bom trabalho e a todos os premiados com a menção honrosa: Valongo - Portugal; Yakutia - Russia; Malaysia; Luhwinja - República Democrática do Congo; Águeda - Portugal.

Winners OIDP 2018