Blog WireMaze

Diario de aveiro   foto de paulo ramos 1 847 450
03 Dezembro 2018

Aveiro dinamiza o seu posicionamento digital

Aveiro, a “Veneza portuguesa”, descrita por Saramago como um “corpo vivo que liga a terra ao mar como um enorme coração”. A Cidade dos Canais possui uma forte identidade cultural e económica.

Com o foco na inovação, investigação e desenvolvimento da cidade, tornou-se imperativo reforçar a presença digital da autarquia. Surgem assim, o novo Portal Autárquico http://www.cm-aveiro.pt/ e as aplicações móveis, App Aveiro e App Aveiro Tourism

O novo site da Câmara Municipal de Aveiro vem descomplicar a visualização das informações essenciais para os munícipes/empresas e despertar o interesse dos turistas/estudantes pela cidade.

Atualmente, o crescimento da autarquia é estimulado pelas áreas de educação, economia e turismo. Criou-se um ecossistema empreendedor que atrai novos talentos, empresas e investidores a contribuir para a evolução de Aveiro. Assim sendo, o conteúdo do novo site é segmentado em cinco áreas principais - Inovação, Investidores, Município, Visitantes e Serviços.

O destaque inicial está nas paisagens mais encantadoras da cidade: a vista aérea dos canais, o centro de congressos e os moliceiros, os barcos que circulam na Ria de Aveiro.

site-aveiro

A página inicial apresenta os destaques principais atualizados, acesso imediato às farmácias de serviço, meteorologia, mapas e horários da rede intermodal de transportes de Aveiro e os serviços online. À medida que o utilizador navega pela página inicial, depara-se com as principais atividades culturais, as últimas notícias e a agenda dos eventos.

aveiro2

Qualquer dispositivo móvel poderá ser utilizado para aceder ao novo site pois este é dinâmico, contrastante e responsivo. A navegação é simples, direta e intuitiva.

aveiro3

O rodapé inclui todas as formas de contacto com a Câmara Municipal. Desde a morada, email e telefone, ainda existe a possibilidade de recolher sugestões/reclamações/elogios por parte dos munícipes. Inclui ainda os links para as redes sociais e link para descarregar as Apps Municipais.

 

App Aveiro e App Aveiro Tourism

A App Aveiro, desenvolvida com a solução Cityfy, destina-se aos munícipes. Para além de se manterem a par das notícias e eventos no município, estes poderão registar ocorrências. Por exemplo, tirar fotografia a alguma anomalia que seja detetada na via publica que será comunicado imediatamente aos serviços competentes. Receberão também notificações e alertas emitidos pela CMA.

A APP Aveiro Tourism destina-se aos visitantes e turistas. São disponibilizados todos os monumentos disponíveis para visitar na cidade, informação sobre a estadia e alimentação, bem como a divulgação da possibilidade de aquisição do bilhete único de 5,00€ para visitar os Museus de Aveiro. A solução utilizada para o desenvolvimento desta App foi a Cityfy Tourism.

apps aveiro

As novas funcionalidades resultam de um esforço global da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro em nivelar a acessibilidade e a responsividade de todos os sites autárquicos da região, através da operação Região de Aveiro Digital, com o apoio do Centro2020.

Segundo o presidente da autarquia, Eng.º Ribau Esteves, este projeto de modernização administrativa, que estará terminado no final do próximo ano, inclui ainda a reforma do sistema de atendimento aos munícipes, que se encontra “na fase de testes”.

46813830_2267378696854038_6379291981033504768_n