Blog WireMaze

G crescoli 468248 unsplash 1 847 450
23 Outubro 2018

5 passos para gerar uma nuvem de ideias na sua autarquia

Promover a criatividade na comunidade é tornar a autarquia mais produtiva, eficiente e mais voltada para um melhor serviço aos cidadãos. Para o ajudar nesta tarefa e conhecer melhor os seus cidadãos desenvolvemos o IdeiaSocial.

De forma simples e acessível a todos, esta solução permite aos munícipes colocar comentários sobre os projetos/iniciativas da autarquia, sugerir ideias e revelar interesses.

Não sabe como questionar os seus munícipes? Tem dificuldades em gerir as propostas e ideias que chegam à autarquia? O IdeiaSocial vai dinamizar a sua cidade e vai contribuir ativamente para a divulgação dos projetos, ações e intervenções em curso. Tudo numa única plataforma digital, livre e aberta à discussão pública.

1. Tema

Seja para organizar um evento, recolher ideias sobre uma ação a realizar, verificar a viabilidade de projetos, o tema deverá estar bem definido.

Informe os munícipes sobre o motivo da recolha de ideias. Seja específico, se pretende organizar um evento crie uma discussão para a sugestão de artistas, por exemplo. Individualize o tópico para evitar dispersão na sugestão de ideias e, por consequente, facilitar a sua decisão final. A ideia mais votada pelos munícipes é a que deve ser realizada.

Ideias Evento Autarquia

2. Divulgação do processo de recolha de ideias

É importante que a mensagem alcance todos os seus munícipes. Se estes ainda não conhecem a plataforma, a participação será reduzida. Comunique esta possibilidade através dos meios que considera mais eficazes. Sendo uma alternativa digital elimina muitas barreiras burocráticas e facilita a comunicação.

ideiasocial

3. Valorize os cidadãos que participam

Cada utilizador tem um perfil onde consegue consultar todas as ideias que sugeriu, os comentários e os votos recebidos, sejam eles a favor ou contra. Quanto maior o nível de participação do utilizador, este recebe uma distinção (crachá) respetivo.

Se existir um estímulo por parte da autarquia pela participação, como recompensas (entradas gratuitas em eventos, descontos ou ofertas, p. ex.), o interesse pela sugestão de ideias é despertado mais facilmente. Valoriza assim os cidadãos proativos, interessados e envolvidos.

ideiasocial2

4. Guarde ideias para usar no futuro

Construa a sua reserva de ideias. Podem aparecer boas ideias que por um motivo ou outro não podem ser aproveitadas. Mas isso não quer dizer que não as possa usar numa outra oportunidade.

5. Estratégia a longo termo

Integrar o IdeiaSocial com o seu planeamento anual de atividades é uma mais valia. Poderá introduzir todos os eventos/projetos/iniciativas a serem organizadas e estipular prazos em que os munícipes poderão submeter ideias e votar nos mesmos. O planeamento é mais eficaz sendo que possui o total controlo dos prazos.